Últimas notícias

Precisamos manter aumento de 50 p. b. nos juros, diz Simkus, do BCE

Segundo ele, em junho, o BC europeu sinalizou elevação de 25 pontos-base no mês que vem

Precisamos manter aumento de 50 p. b. nos juros, diz Simkus, do BCE
Sede do BCE em Frankfurt 21/01/2015. REUTERS/Kai Pfaffenbach

Por André Marinho – Integrante do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), Gediminas Simkus defendeu hoje que, se houver deterioração nos dados de inflação, a autoridade monetária deve considerar um aumento de 50 pontos-base nos juros em julho.

Durante entrevista à Bloomberg TV, o dirigente – que é presidente do Banco da Lituânia – argumentou que o BCE deve avançar “decisivamente” na normalização de seus instrumentos para conter a recente escalada inflacionária.

Segundo ele, em junho, o BC europeu sinalizou elevação de 25 pontos-base no mês que vem. “Se os dados mudarem e virmos aceleração da inflação em comparação com o início de junho, é claro que precisaremos pensar em decisões mais poderosas para reduzir a inflação”, disse.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Simkus expressou preocupação com o risco de fragmentação, isto é, o aumento da divergência nos custos de empréstimos entre os países da zona do euro. Na visão dele, a decisão do BCE de acelerar os trabalhos pela criação de um instrumento contra esse problema é importante. “O risco de fragmentação seria apenas um risco, não um fato”, ressaltou.