• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Como os carros elétricos estão mudando o universo automotivo nos EUA

Montadoras e governos estão determinando metas para a participação no futuro mercado de veículos elétricos

Por E-Investidor

06/11/2021 | 5:00 Atualização: 05/11/2021 | 22:29

Carro elétrico da Tesla. Foto: REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Carro elétrico da Tesla. Foto: REUTERS/Kim Kyung-Hoon

(Conor Sen, WP Bloomberg) – Uma das maiores disputas econômicas em décadas está começando a tomar forma. Uma enxurrada de decisões de investimentos de vários bilhões de dólares das principais montadoras junto com o crescimento nas vendas de bens de consumo faz com que 2021 pareça o ponto de inflexão para a adoção de veículos elétricos.

Leia mais:
  • Tesla planeja fabricar veículo elétrico sem volante
  • Alta nas ações da Tesla torna Musk o mais rico do mundo
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E enquanto as montadoras de automóveis e governos estão determinando metas para a participação no futuro mercado de veículos elétricos – até 50% de todos os veículos novos vendidos nos Estados Unidos em 2030 – o lugar onde todos eles serão produzidos permanece uma questão em aberto. Para os estados do sudeste e do sudoeste, trata-se de uma oportunidade de tirar o controle da indústria automobilística de sua histórica casa no Meio-Oeste.

À medida que os veículos elétricos conseguiram alguns por cento de participação de mercado, o modelo da Tesla Inc. definiu o rumo: modernizar uma antiga fábrica de automóveis (a fábrica da Tesla em Fremont, Califórnia, pertencia originalmente a General Motors Co.) e se concentrar em aperfeiçoar um punhado de produtos inovadores até se ter algo que os consumidores queiram comprar. A Rivian Automotive Inc., que está produzindo caminhões elétricos em uma antiga unidade da Mitsubishi Corp. em Normal, Illinois, adotou uma estratégia semelhante.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No entanto, há uma diferença entre produzir e vender algumas centenas de milhares de unidades por ano e produzir e vender até 10 milhões de unidades por ano, que é a meta para 2030.

Esta é a próxima fase de expansão que está em curso agora. E o que estamos vendo é que os novos planos anunciados parecem diferentes dos que surgiram antes. A Tesla abriu caminho com sua Gigafactory, produtora de baterias, perto de Reno, Nevada, e sua unidade de produção que está sendo construída perto de Austin, Texas. Mais uma vez, seus concorrentes parecem estar seguindo o mesmo caminho.

O grande anúncio recente que está causando burburinho pelo setor é a parceria entre a Ford Motor Co. e a SK Innovation Inc., da Coréia do Sul, para construir fábricas de montagem de baterias e veículos no Kentucky e no Tennesse no valor de US $ 11,4 bilhões, o maior investimento na história da Ford. Se as montadoras de automóveis esperam atender à demanda prevista de veículos elétricos em 2025 ou 2026, elas precisam agir agora para terem tempo de construir a capacidade de que precisarão no futuro. Essas decisões basicamente prendem as montadoras em um futuro eletrizante; como disse meu colega da Bloomberg, Nathaniel Bullard, as despesas de capital são o destino.

Para as cidades e estados que esperam ganhar esses anúncios de instalações, um conjunto de características para o sucesso está começando a se formar.

Publicidade

Primeiro, ofereça um local industrial enorme e pronto para escavações perto das principais rodovias – as duas instalações da Tesla em Nevada e no Texas têm entre 1000 e 1214 hectares, ou quase um quinto do tamanho de Manhattan. Já as planejadas para a Ford, nos arredores de Memphis, serão ainda maiores, com quase 1500 hectares.

Depois, aumente o número de incentivos financeiros. O Tennessee ofereceu incríveis US$ 500 milhões em isenções fiscais para atrair a Ford e a SK – o valor final vai ser baseado no número de empregos criados. O estado americano é um estudo de caso particularmente interessante devido à presença da concessionária de energia elétrica Tennessee Valley Authority, que ofereceu incentivos e melhorias no fornecimento de energia por conta própria. As fábricas de baterias usam cinco vezes mais eletricidade do que as fábricas de montagem comuns, tornando a capacidade de oferecer energia barata e confiável para usuários industriais uma vantagem competitiva.

Parte do pensamento das lideranças estaduais a respeito dos incentivos é que se trata de uma chance única para o estado se tornar para os veículos elétricos o que Michigan foi para aqueles movidos a gasolina: um centro de produção que cria dezenas de milhares de empregos para a classe média, o que leva a uma onda secundária de crescimento à medida que cadeias de suprimentos são construídas nas proximidades.

As grandes montadoras estão na vantagem e são capazes de colocar estados como Nevada, Arizona, Texas, Kentucky, Tennessee, Geórgia e Carolina do Sul uns contra os outros para aumentar os benefícios.

Publicidade

Outro fator na disputa é se os estados têm sindicatos ou não. No passado, as montadoras se instalaram em estados que não exigiam sindicalizações, como o Alabama e a Carolina do Sul, para evitar ter de lidar com sindicatos.

O que é singular na transição para o veículo elétrico é a oportunidade de transferir a grande maioria da produção de estados com sindicatos para não aqueles que não exigem a sindicalização em um curto período de tempo. E isso levanta a questão de se a visão econômica do presidente Joe Biden – um renascimento da economia verde no Meio-oeste impulsionado por trabalhadores sindicalizados – irá se chocar com a dura realidade de que os estados do sul podem oferecer incentivos que os do Meio-oeste não conseguem.

Grandes lotes de terra prontos para escavações e perto de rodovias, eletricidade barata e confiável, centenas de milhões de dólares em incentivos fiscais e, talvez, mão de obra não sindicalizada; os estados capazes de oferecer todos esses itens parecem ter pinta de vencedores em um mundo de veículos elétricos. Aqueles que não podem, devem se perguntar o que isso significa para o futuro deles.

– – –

Publicidade

Conor Sen é colunista da Bloomberg Opinion e fundador da Peachtree Creek Investments. Ele escreveu para o Atlantic e Business Insider e vive em Atlanta.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Energia
  • Ford Motor Co.
  • General Motors
  • Tesla (TSLA34)
Cotações
20/05/2025 15h08 (delay 15min)
Câmbio
20/05/2025 15h08 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como aprender inglês de graça? Confira 5 canais no YouTube que podem te ajudar
Logo E-Investidor
Como aprender inglês de graça? Confira 5 canais no YouTube que podem te ajudar
Imagem principal sobre o Aprenda a investir sem gastar nada: 5 cursos gratuitos para iniciantes
Logo E-Investidor
Aprenda a investir sem gastar nada: 5 cursos gratuitos para iniciantes
Imagem principal sobre o Optei por receber a restituição via Pix, tenho prioridade?
Logo E-Investidor
Optei por receber a restituição via Pix, tenho prioridade?
Imagem principal sobre o O que é bear market e bull market? Entenda os termos do mercado financeiro
Logo E-Investidor
O que é bear market e bull market? Entenda os termos do mercado financeiro
Imagem principal sobre o Como comprar passagens aéreas mais baratas? Especialista revela 3 truques
Logo E-Investidor
Como comprar passagens aéreas mais baratas? Especialista revela 3 truques
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Crunchyroll em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Crunchyroll em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Tenho 60 anos, vou receber a restituição no 1º lote?
Logo E-Investidor
Tenho 60 anos, vou receber a restituição no 1º lote?
Imagem principal sobre o Sou professor, vou receber a restituição no 1° lote?
Logo E-Investidor
Sou professor, vou receber a restituição no 1° lote?
Últimas: Comportamento
Governo barra EaD na Medicina; veja quanto custa a mensalidade das melhores faculdades em 2025
Comportamento
Governo barra EaD na Medicina; veja quanto custa a mensalidade das melhores faculdades em 2025

Veja quais são os cursos de Medicina mais bem avaliados pelo MEC e compare as mensalidades das principais faculdades do país em 2025

19/05/2025 | 17h08 | Por Manuela Miniguini
Americanas (AMER3): 105 investidores já ingressaram em ação que pede ressarcimento por fraude bilionária
Comportamento
Americanas (AMER3): 105 investidores já ingressaram em ação que pede ressarcimento por fraude bilionária

ACP é coordenada pelo IBRACI e prazo para se juntar ao processo termina no dia 21 de abril; entenda

19/05/2025 | 16h41 | Por Jenne Andrade
Herança: novo projeto pode permitir um tipo diferente de testamento no Brasil
Comportamento
Herança: novo projeto pode permitir um tipo diferente de testamento no Brasil

Caso a proposta avance, as pessoas casadas terão a possibilidade de fazer um único testamento juntas

17/05/2025 | 07h00 | Por Beatriz Rocha
Veja o que pode mudar nas regras de herança com o novo Código Civil
Comportamento
Veja o que pode mudar nas regras de herança com o novo Código Civil

Entre as alterações mais controversas está a exclusão do cônjuge da categoria de herdeiro necessário

17/05/2025 | 07h00 | Por Beatriz Rocha
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador