“O dólar deve subir e ir até R$ 5,50 ou 5,60. Isso tudo deve acontecer neste primeiro pregão após o 2° turno”, afirma Conde. “Essa reação é por conta da indefinição de qual vai ser o Lula de 2023.”
Vale lembrar que até o momento o presidente eleito não anunciou os integrantes da sua equipe ou quem será o próximo ministro da Economia. A incerteza deve pesar sobre o Ibovespa, com os investidores temendo que o líder do PT siga uma cartilha parecida com a da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Isto é, com forte intervenção nas estatais.
“Existe essa indefinição, e por isso a Bolsa deve cair. Não é porque as pessoas não querem o Lula. O mercado financeiro não tem, na minha opinião, preferência. O que o mercado financeiro tem é reação a fatos”, afirma Conde.
De acordo com o analista da Levante, o pior cenário a partir de agora é haver uma “baita contestação” do resultado por parte do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). “Se formos por esse caminho, viveremos em um mini caos até o fim de 2022”, explica o especialista.