Publicidade

Mercado

Ranking: ações ligadas a commodities lideram altas em novembro

As ações ligadas ao minério de ferro lideraram o ranking deste mês. Veja o motivo

Ranking: ações ligadas a commodities lideram altas em novembro
O Ibovespa encerrou o mês de novembro com uma queda de 3,06% aos 112.486,01. (Foto: Envato Elements)
  • Com o relaxamento das restrições contra a covid-19, o preço do minério de ferro subiu com as expectativas de retomada da economia na China
  • A sinalização trouxe otimismo para as ações de empresas brasileiras ligadas à commodity e também ao mercado chinês
  • Os papéis da Gerdau (GGBR4) e da CSN Mineração (CMIN3) com ganhos de 31,7% e de 30,7%, respectivamente, no acumulado mensal

As ações mais rentáveis do Ibovespa ao longo de novembro foram impulsionadas pelo alta do preço das commodities minerais no mercado internacional. Segundo dados da Ágora Investimentos, a cotação do minério de ferro subiu 24,7% no acumulado mensal, impulsionados pela  sinalização de um relaxamento das restrições contra a Covid-19 na China ao longo do mês.

A possibilidade trouxe ânimo para o mercado que valorizou os papéis de empresas expostas ao mercado chinês diante das expectativas para a retomada das atividades econômicas e incentivos para setores estratégicos.

As ações da Gerdau (GGBR4) foram as que mais se destacaram no Ibovespa nos últimos 30 dias. De acordo com os dados da Ágora Investimentos, os ganhos das ações da companhia foram de 31,6% no acumulado mensal. A valorização também ajudou no desempenho do papel da Metalúrgica Gerdau S.A (GOAU4), holding controladora da siderúrgica. Durante o mesmo período, as ações GOUA4 cresceram 26,5%, sendo a quinta maior alta do Ibovespa de novembro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesta reportagem, também mostramos as cinco ações menos rentáveis de novembro.

“O preço do aço é impactado pela alta do preço do minério de ferro. Então, se há uma alta do preço do minério de ferro, cria-se uma expectativa de alta do preço do aço também”, afirma Fernando Ferrer, analista da Empiricus. Como o aço é produzido a partir do minério de ferro, a tendência das empresas é repassar o aumento de custo aos seus clientes para manter suas margens. “Não é um movimento que acontece de uma hora para outra, mas o mercado já precifica em suas premissas que isso irá acontecer. Com isso, os papéis costumam reagir mais rápido”, acrescenta.

A CSN Mineração (CMIN3), Vale (VALE3) e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3) conseguiram se destacar também em virtude da alta do preço do minério de ferro e com a possibilidade de reaquecimento da atividade econômica da China com a flexibilização das restrições contra a Covid-19.

Publicidade

Os ganhos das três companhias foram de 30,7%, de 28,4% e de 27,7 %, respectivamente, no acumulado mensal. “ Além da componente cambial exercendo sua função, podemos atribuir a alta à expectativa crescente de que a China vai rever sua política de covid-zero e, com isso, reaquecer a economia através do consumo e investimentos”, informou a Ágora em relatório enviado ao E-investidor.

Web Stories

Ver tudo
<
Cursos, passagens aéreas e cashback: confira as promoções da Black Friday do mercado financeiro
Como usar o Tesouro IPCA + 7% para aumentar a sua aposentadoria
Antecipação do 13º salário vale a pena?
Até 100% de desconto: carro elétrico tem isenção de IPVA no DF e em mais 5 Estados; saiba como pedir
Salário baixou? Conheça 5 países que reduziram jornada de trabalho
O retorno de Trump pode afetar as suas futuras viagens e investimentos?
Quanto você pode receber de cashback das contas de água, internet e luz?
A rua mais cara do mundo fica no Brasil? Descubra
13º salário: quem não tem direito ao pagamento?
Estas moedas de 50 centavos podem valer R$ 5 mil; veja se você tem em casa
Como Warren Buffett ganhou US$ 282 milhões com o Nubank?
Nem aquecedor, nem ar-condicionado: estes truques vão aquecer a casa sem pesar a conta de luz
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos