“O novo modelo, conhecido como VWAP (Volume Weighted Average Price) acaba com o leilão eletrônico de fechamento, antes realizado às 16h10″, afirma a B3.
Com isso, será descontinuado o procedimento de call eletrônico de fechamento para apuração dos preços de ajuste. As negociações do DI futuro passarão, então, a ser feitas de forma contínua entre 9h e 18h.
A sessão regular tinha, até a semana passada, início às 9h e encerramento às 16h, com possibilidade de cancelamento de ofertas entre 16h07 e 16h10. O call eletrônico par definição dos ajustes começava às 16h10, feito por blocos de vencimentos, com possibilidade de cancelamento de ofertas entre 16h42 e 16h45. Às 16h50, tinha início a sessão estendida, com encerramento às 18h.
“A mudança atende a um pedido do mercado, que entende que há mais alinhamento de preços ao longo da curva de juros quando se considera a média de negociação de todos os vencimentos ao mesmo tempo”, afirma Luís Kondic, diretor de Produtos Listados e Dados da B3. Além disso, o novo modelo não exige mais a presença diária dos operadores de mesa durante o leilão, o que traz mais eficiência para o dia a dia dos profissionais de mercado.