• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Gamificação: como aplicar a técnica em investimentos e nos negócios

Veja como investir com a proposta de aprendizagem com jogos

Por E-Investidor

07/08/2020 | 19:00 Atualização: 13/08/2020 | 13:30

Imagem ilustrativa (Pixabay)
Imagem ilustrativa (Pixabay)

(Murilo Basso/Especial para o E-Investidor) – Utilizar técnicas de design de jogos em atividades que não visam o puro e simples entretenimento. De forma resumida, é nisso que consiste a gamificação – também chamada de “ludificação” -, metodologia que pode ser utilizada em diversas áreas, inclusive nas finanças pessoais, nos investimentos e nos negócios, como quando empresas querem engajar seus funcionários, por exemplo.

Leia mais:
  • Como cuidar das finanças pessoais usando o ‘método Marie Kondo’
  • Como conseguir um bom negócio com um carro novo
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A gamificação tem como proposta a aprendizagem com jogos, a partir de um entendimento de toda a “química” que existe nessa indústria e da tentativa de extrair algum proveito de atividades que não são divertidas por excelência. Trata-se de um meio para o sujeito se sentir estimulado a chegar a um objetivo – assim como um jogador que anseia avançar de fase no Candy Crush, gerando uma sensação de dever cumprido altamente estimulante para o cérebro.

“Existem alguns passos importantes para usar a gamificação de forma mais efetiva. O primeiro é definir o problema a ser resolvido, pois a gamificação é um meio; você busca resolver um problema utilizando técnicas de jogos para atacá-lo. Outro passo importante é conhecer bem qual é o seu público-alvo para entender seu comportamento, a fim de encontrar atividades que possam ser realizadas de maneira mais prazerosa”, explica Guilherme Camargo, professor da Pós-Graduação em Gamificação Aplicada às Plataformas Digitais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Há várias formas de aplicar a gamificação, seja com um storytelling mais imersivo, deixando claro quais são as regras, quando ganha-se pontos ou quando a pontuação pode ser reduzida, como o jogador evolui na atividade, etc.

Um “extra” pode ser uma bonificação, um prêmio final. O que se visa, porém, é que a atividade em si seja tão prazerosa que a premiação fique em segundo plano por quem está envolvido no processo.

E conhecer o público-alvo é importante, justamente, para que os objetivos almejados possam ser atingidos de forma mais eficaz. Ainda que haja uma comunicação maior com as gerações Y e Z, que cresceram em um mundo mais gamificado e, portanto, têm mais facilidade com as técnicas de jogos, pessoas de todas as idades e níveis de formação podem ser incluídas. Isso porque a jornada pode ser personalizada e adaptada às necessidades de cada um.

“Na gamificação o usuário não fica em nenhum momento desamparado, porque, normalmente, podemos guiá-lo para chegar ao objetivo desejado. É uma evolução contínua. O jogador não precisa parar para ver um vídeo, por exemplo, e daí colocar determinado conhecimento ou habilidade em prática, pois a aprendizagem é simultânea à prática. E a cada passo dado ele recebe uma prévia da próxima etapa, o que faz com que ele não seja pego de surpresa, sendo, de fato, conduzido”, conta Monique Barreto, designer de produto da Easynvest, plataforma de investimentos.

Gamificando investimentos

O grande trunfo da gamificação, afirma Guilherme Seabra, head de produto e design da Easyvest, é o fato de que ela possibilita tornar mais acessíveis temas difíceis e áridos. Para muitos, o mundo dos investimentos é complexo. Uma experiência de investimentos gamificada, porém, pode fazer com que o indivíduo nem se dê conta de eventuais dificuldades.

Publicidade

“Uma das primeiras dificuldades ao tratar de finanças pessoais dos brasileiros é, justamente, ter o dinheiro. Depois disso, vem o desafio de ter a disciplina para poupar. A gamificação se conecta muito ao associar investimentos ou guardar dinheiro como algo prazeroso. Gera uma satisfação parecida com a de comprar um objeto de desejo. Criar gatilhos que ajudem as pessoas a guardar dinheiro, de forma prazerosa, é um dos ganhos potenciais da gamificação. É uma forma de resolver os problemas das pessoas de forma mais tangível”, afirma Seabra.

A Easynvest está, inclusive, desenvolvendo um projeto piloto chamado “Monstro dos Investimentos”, representado num jogo com sete cabeças, uma para cada barreira psicológica para investir. Segundo a empresa, foi realizado um teste com 10 mil clientes, com simulações de dois dos principais entraves quando o assunto é investir: a cabeça viciada na poupança e a cabeça com aversão ao risco.

A partir de um avatar personalizado, em um cenário colorido, o investidor/jogador destrava conteúdos relacionados a cada medo. Para a cabeça “poupanceira”, por exemplo, é apresentado o Tesouro Direto, e para a “cabeça medrosa”, aparecem conteúdos relacionados à Bolsa de Valores.

“A plataforma deve ser lançada ainda este ano, será on-line e totalmente gratuita, oferecida a clientes e não clientes da Easynvest. Uma das inspirações foi o aplicativo de línguas norte-americano Duolingo, já que os desafios de aprender línguas são muito parecidos com os da educação financeira. Existe o mito de ‘nunca vou aprender’ e também o de ‘nunca vou conseguir viajar ou investir’. Pensamos no projeto como uma forma original de tratar de finanças. Diferentemente de uma avalanche de conteúdos em vídeos, o aprendizado gamificado ocorre de forma mais imersiva”, conta Jefferson Pereira, coordenador de marketing da Easynvest.

Publicidade

No campo dos investimentos, a gamificação acaba ajudando o usuário a se tornar mais autônomo e autossuficiente, pois ele consegue atingir objetivos que antes pensava só serem possíveis com o auxílio ou orientação de um especialista, como um gerente de banco ou assessor da área.

Outro ponto interessante da gamificação que merece destaque no campo das finanças pessoais é que o processo não precisa ser uma caminhada solitária, tendo o potencial de promover um sentimento de comunidade.

O usuário pode, inclusive, desafiar outras pessoas, como amigos e familiares, a poupar em conjunto, gerando um círculo “do bem”, em que todos são estimulados a atingir seus objetivos.

Engajamento por meio da gamificação

Guilherme Camargo, da ESPM, afirma que também é possível que empresas, de um modo geral, lancem mão da gamificação para engajar as equipes quanto a um objetivo – o cumprimento de metas, por exemplo. Mas o processo também pode ser usado em treinamentos. O professor cita como exemplo o treinamento de uma equipe de telemarketing de uma telefônica que ele acompanhou.

“Começou há quatro anos como um projeto menor, para 3 mil colaboradores, e encerrou para 15 mil. Como você treina pessoas que vão atuar com telemarketing, setor que tem a alta rotatividade como uma das principais características? Ainda, quase ninguém liga para o telemarketing para elogiar a empresa. É sempre para reclamar, até para descontar alguma raiva”, diz.

Publicidade

“No primeiro ano, criamos um storytelling no qual o operador era o ator principal da relação com o consumidor. Fizemos toda uma preparação em forma de teatro, de um jeito bastante lúdico. Em quatro anos conseguimos aprimorar esse processo, melhorando a forma como ele engajava nosso público-alvo, os operadores de telemarketing. Terminamos essa ação no ano passado, com quase 15 mil colaboradores atingidos e mais de 100 mil interações na plataforma gamificada, que criamos para a postagem de conteúdos interessantes que os participantes tivessem aprendido”, completa.

A gamificação também pode ser utilizada para engajar clientes. Muitas vezes, a “magia” do processo é tão forte que o usuário sequer percebe que está participando de uma jornada gamificada.

Um case de fácil visualização é o do Waze, o aplicativo de cálculo de rotas e monitoramento do trânsito. Conforme o usuário vai contribuindo com a plataforma, ele “cresce” dentro dela por meio das classificações, que mudam a forma com que o seu avatar é visto pelos outros usuários: Bebê, Crescidinho, Guerreiro, Cavaleiro e Realeza.

Outro exemplo é o já citado Duolingo, que transformou o ensino da língua estrangeira, passando sempre pistas e feedbacks aos usuários sobre como eles podem melhorar.

Publicidade

“Temos também o Nike Plus, um aplicativo de corrida. Correr não necessariamente é uma coisa divertida, mas o fato de você ter um monitoramento de circuito e performance e um comparativo seu com os seus amigos transforma uma atividade não tão divertida numa coisa mais prazerosa. Há, ainda, um aplicativo bem legal para tempos atuais, que é o Forest, voltado à concentração. Conforme você vai deixando de utilizar o seu celular, ele cria uma arvorezinha virtual. E quando você acumula árvores por deixar o celular mais tempo de lado, o aplicativo, por meio de parcerias firmadas com ONGs do mundo todo, planta árvores de verdade”, finaliza.

Nossos editores indicam este conteúdo para você investir cada vez melhor:
Como cuidar das finanças pessoais usando o ‘método Marie Kondo’

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Finanças
Cotações
22/10/2025 11h16 (delay 15min)
Câmbio
22/10/2025 11h16 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Vale (VALE3) deve ter alta na produção de minério no 3T25; veja o que esperar dos dividendos

  • 2

    Ouro dispara 59,5% em 2025: por que o metal bate recordes e como montar hoje posição com 5% a 10% da carteira

  • 3

    WEG (WEGE3): Tarifas de Trump pressionam resultados, mas lucro deve permanecer estável no 3T25

  • 4

    “Maior risco para 2026 é Lula romper com o arcabouço fiscal e aumentar benefícios”, diz gestor da Kinea Investimentos

  • 5

    Distribuidora de Valores Vórtx acusa empresário Nelson Tanure de esvaziar caixa da Emae depois da privatização

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o BPC: qual o prazo para resolver pendências sobre o benefício?
Logo E-Investidor
BPC: qual o prazo para resolver pendências sobre o benefício?
Imagem principal sobre o Lotofácil: saiba como fazer um bolão e ter mais chances de levar o prêmio
Logo E-Investidor
Lotofácil: saiba como fazer um bolão e ter mais chances de levar o prêmio
Imagem principal sobre o Passo a passo para fazer prova de vida pelo app “Meu gov.br”
Logo E-Investidor
Passo a passo para fazer prova de vida pelo app “Meu gov.br”
Imagem principal sobre o Loteria Federal: quais são as chances de ganhar na “Quartou”?
Logo E-Investidor
Loteria Federal: quais são as chances de ganhar na “Quartou”?
Imagem principal sobre o 3 requisitos para você conseguir o auxílio-doença
Logo E-Investidor
3 requisitos para você conseguir o auxílio-doença
Imagem principal sobre o Passo a passo para fazer prova de vida pelo app Meu INSS
Logo E-Investidor
Passo a passo para fazer prova de vida pelo app Meu INSS
Imagem principal sobre o INSS: programa que reduz filas de espera irá voltar?
Logo E-Investidor
INSS: programa que reduz filas de espera irá voltar?
Imagem principal sobre o Saque do FGTS no exterior: o que é o benefício?
Logo E-Investidor
Saque do FGTS no exterior: o que é o benefício?
Últimas:
Mercados globais operam sem direção definida em meio ao tombo da Netflix (NFLX34)
CONTEÚDO PATROCINADO

Mercados globais operam sem direção definida em meio ao tombo da Netflix (NFLX34)

Patrocinado por
Ágora Investimentos
FGTS: como sacar o benefício fora do Brasil? Veja passo a passo simples
Radar da Imprensa
FGTS: como sacar o benefício fora do Brasil? Veja passo a passo simples

Todo procedimento do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é feito por meio digital, inclusive no exterior

22/10/2025 | 09h48 | Por Jéssica Anjos
É seguro comprar imóvel em leilão? Veja como aproveitar oportunidades sem dor de cabeça
Investimentos
É seguro comprar imóvel em leilão? Veja como aproveitar oportunidades sem dor de cabeça

Mercado de leilões imobiliários cresce, mas exige estratégia, assessoria e atenção a dívidas, ocupação e documentos antes de dar um lance

22/10/2025 | 09h47 | Por Murilo Melo
Dólar cai com mercado à espera de reunião entre Lula e Trump
Mercado
Dólar cai com mercado à espera de reunião entre Lula e Trump

Há ainda a expectativa de reunião entre Donald Trump e o líder chinês Xi Jinping

22/10/2025 | 09h33 | Por Bruno Andrade

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador