• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

‘Hora de entrar é agora’, dizem gestores sobre uma classe de fundos

Fundos imobiliários com shoppings e escritórios no portifólio são destaques do setor, dizem analistas

Por Circe Bonatelli, Estadão Conteúdo

02/06/2023 | 13:14 Atualização: 02/06/2023 | 13:14

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Os fundos de investimentos imobiliários (FIIs) de tijolo, que aplicam seus recursos em imóveis comerciais e residenciais, são a bola da vez no setor, tendo em vista a perspectiva de redução da taxa básica de juros e de melhora da economia nacional, de acordo com avaliação de gestores.

Leia mais:
  • Nova regra promete barrar insider trading em fundos imobiliários; veja como
  • Como identificar uma empresa boa pagadora de dividendos?
  • ‘As pessoas têm que parar de correr atrás do maior yield do mercado’, diz Habitat
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O gestor de fundos imobiliários da XP Investimentos, Pedro Carraz, disse que está mais animado com o setor de shoppings, cuja recuperação pós-pandemia foi mais rápida do que o originalmente esperado. “Os shoppings têm menos visitantes do que antes da pandemia, mas as vendas já estão maiores. As pessoas vão aos shoppings destinadas a comprar”, observou.

O efeito disso foi que o XP Malls, fundo da XP dedicado ao setor com participação em 16 empreendimentos, já realizou uma distribuição de dividendos cerca de 30% acima do previsto em 2022. “Não esperávamos uma recuperação tão boa”, afirmou Carraz, acrescentando que vê um bom nível de atividade no segmento nos próximos meses. “O setor é promissor no curto prazo”, acrescenta.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O sócio e fundador da VBI Real Estate, Rodrigo Abbud, também concordou que os fundos de tijolo estão em um ciclo de expansão. “Quando se vê o ponto de inflexão com a expectativa de redução da taxa de juros, a primeira resposta é de uma previsão de melhora em todos os setores imobiliários”, destacou.

Fundos de investimento de prédios comerciais

Além de shoppings, Abbud disse ver grande potencial de valorização em fundos de escritórios. Ele lembrou que esse mercado cresceu muito nos anos anteriores à pandemia e que ainda enfrenta consideráveis níveis de vacância e pressão contra altas dos aluguéis.

Há, entretanto, um movimento de volta aos prédios corporativos e readequação dos escritórios. “Vemos uma retomada de atividades do setor de escritórios como um todo, mas ainda no começo e sem reflexo direto no valor de aluguel. A exceção está nas regiões mais demandadas. No todo, vemos espaço para retomada, maior ocupação, ganho de aluguéis e distribuição de dividendos”, afirmou.

O fundador da Trinus, Diego Siqueira, também disse que os fundos de tijolo estão em um momento interessante dada a expectativa de recuperação da atividade econômica. A Trinus tem como foco o desenvolvimento de empreendimentos residenciais no interior do País, onde há poucos incorporadores, bons projetos e demanda resiliente, na sua avaliação. “Vemos grande oportunidade de explorar o interior do Brasil”, disse.

Os executivos participaram na última quarta-feira (31) do XP Talks, evento focado em fundos imobiliários. Outro ponto discutido durante o painel é que os fundos de tijolo estão baratos, isto é, com valor de mercado bem abaixo do valor patrimonial, o que representa um bom ponto de entrada para investidores.

Publicidade

Carraz, da XP, disse que o corte da Selic é iminente, o que elevará o valor das cotas dos fundos em breve. Na sua avaliação, faz sentido que os investidores comprem os ativos neste momento para surfarem a onda e não correrem o risco de se posicionar só após a valorização das cotas. “Daqui seis meses, nove meses, talvez seja o final da festa”, alertou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Aluguel de ação
  • Conteúdo E-Investidor
  • Dividendos
  • Fundos imobiliários
  • Imóveis
  • Juros
  • Selic
  • XP
Cotações
01/11/2025 8h55 (delay 15min)
Câmbio
01/11/2025 8h55 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Vale vai pagar dividendos extraordinários em 2025? Lucro forte e dívida em queda no 3T25 animam investidor

  • 2

    Investiu o FGTS na Eletrobras? Fundos sobem 53% em 12 meses, mas ações ainda vencem; vale mudar para ELET6?

  • 3

    Como a reforma tributária vai atrapalhar a venda do seu imóvel?

  • 4

    Ações do Bradesco (BBDC4) caem forte na Bolsa após resultados do 3T25 e presidente do banco diz: “Não é retrato do balanço”; veja a explicação

  • 5

    Auren (AURE3) completa 1 ano da compra da AES; MP do setor elétrico muda expectativas para dividendos?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: como funciona o sorteio especial?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: como funciona o sorteio especial?
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do falso boleto
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do falso boleto
Imagem principal sobre o 4 casas que não podem fazer parte do programa Reforma Casa Brasil
Logo E-Investidor
4 casas que não podem fazer parte do programa Reforma Casa Brasil
Imagem principal sobre o Prova de vida: veja documentos que aposentados devem apresentar ao realizar procedimento
Logo E-Investidor
Prova de vida: veja documentos que aposentados devem apresentar ao realizar procedimento
Imagem principal sobre o O que fazer se a restituição do IR não cair na conta?
Logo E-Investidor
O que fazer se a restituição do IR não cair na conta?
Imagem principal sobre o Bancos podem começar a encerrar várias contas; entenda o motivo
Logo E-Investidor
Bancos podem começar a encerrar várias contas; entenda o motivo
Imagem principal sobre o Como sacar o benefício com o cartão do INSS em agências e correspondentes
Logo E-Investidor
Como sacar o benefício com o cartão do INSS em agências e correspondentes
Imagem principal sobre o Como vai funcionar o novo modelo de rateio da Mega da Virada?
Logo E-Investidor
Como vai funcionar o novo modelo de rateio da Mega da Virada?
Últimas: Investimentos
Ibovespa reage e fecha outubro nas máximas do ano. Veja as melhores ações e as perspectivas para novembro
Investimentos
Ibovespa reage e fecha outubro nas máximas do ano. Veja as melhores ações e as perspectivas para novembro

Índice teve duas fases no mês. Queda na primeira quinzena e recuperação na segunda

31/10/2025 | 18h20 | Por Leo Guimarães
Dólar fecha outubro com ganhos de 1,08% e chega a novembro sob impacto de juros dos EUA e contas do governo Lula; veja o que esperar
Investimentos
Dólar fecha outubro com ganhos de 1,08% e chega a novembro sob impacto de juros dos EUA e contas do governo Lula; veja o que esperar

Investidores estarão atentos aos dados de inflação e emprego neste novo mês, que definem o rumo dos juros no Brasil e nos EUA

31/10/2025 | 17h51 | Por Leo Guimarães
“Rebranding” dos BDRs de ETF e novas medidas buscam aproximar fundos de investidores
Investimentos
“Rebranding” dos BDRs de ETF e novas medidas buscam aproximar fundos de investidores

O mercado tem buscado tornar os ETFs mais acessíveis, com mudanças de nomenclatura e ações educativas

30/10/2025 | 20h25 | Por Beatriz Rocha
Novo ETF estreia na B3 com ações globais e dividendos no estilo dos FIIs; conheça estratégia
Investimentos
Novo ETF estreia na B3 com ações globais e dividendos no estilo dos FIIs; conheça estratégia

Com aplicação mínima de R$ 100, o GDIV11 investe em mais de 2,6 mil ações globais e busca gerar um DY anual de até 9%

30/10/2025 | 09h24 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador