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Educação Financeira

Veja como pedir estorno de tarifas bancárias

Banco Central obriga instituições a oferecerem contas com pacote essencial gratuito

Veja como pedir estorno de tarifas bancárias
Correntistas podem ter direito a estorno caso banco não tenha alertado sobre possibilidade de conta gratuita. (Foto: Envato Elements)
O que este conteúdo fez por você?
  • Tema veio à tona após Nath Finanças explicar a seus seguidores como conseguir acessar o serviço gratuito e exigir estorno, caso tenham direito
  • Esse estorno pode ser feito nos casos em que a instituição financeira não ofereceu o pacote gratuito ao cliente; serviços essenciais disponíveis são determinados pelo Banco Central

A especialista em finanças Nathália Rodrigues, mais conhecida como Nath Finanças, fez uma publicação em seu Twitter na última quinta-feira (1) explicando aos seus seguidores como fazer a alteração de contas com tarifas para opções gratuitas e exigir estorno caso o banco não tenha oferecido a opção sem custos anteriormente.

A postagem teve mais de 8 mil retweets, 2 mil comentários e 54 mil curtidas até o momento. Nas respostas, usuários de diversos bancos alegaram ter conseguido receber valores pagos indevidamente em tarifas porque não foram alertados sobre a possibilidade de abrir uma conta com o pacote gratuito.

Os bancos devem oferecer a seus correntistas uma opção de conta com serviços gratuitos obrigatórios. Esse é um direito assegurado pelo Banco Central (Bacen) por meio da Resolução nº 3.919 e garante acesso sem custos a serviços considerados essenciais de conta-corrente ou conta-poupança.

Se a instituição não informa sobre a existência desse pacote aos clientes e estes contratam uma opção com cobrança de tarifas, os correntistas tem direito a pedir pelo reembolso dos valores pagos.

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“Caso o cliente seja cobrado em tarifas sem que tenha havido alguma comunicação prévia desse banco (sobre os serviços essenciais), ele pode entrar em contato com a instituição e pedir sim pelo estorno das taxas pagas. Porém, muita gente não tem o conhecimento disso e acaba pagando pelas taxas mês a mês”, aponta Fabio Louzada, economista fundador da Eu Me Banco.

Louzada explica que a informação sobre a possibilidade dos serviços gratuitos deve ser disponibilizada pelo banco em local e formato visíveis ao publico, além de constar no site da instituição.

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Clientes que optaram por uma conta com tarifas e, posteriormente, desejarem fazer uma alteração para o pacote de serviços essenciais, podem fazer isso de forma gratuita. Alguns bancos permitem a alteração de pacotes por meio de seus aplicativos, mas também é possível pedir a alteração pelos canais de atendimento tradicionais como telefone e SAC.

Quais são os serviços gratuitos?

Segundo o Bacen, os serviços gratuitos que devem ser oferecidos pelos bancos para contas-corrente são:

  • Um cartão de débito e o fornecimento de 2ª via (a 2ª via poderá ser cobrada quando a solicitação for por motivo de perda, roubo, furto, dano ao cartão ou outros motivos que não sejam de responsabilidade da instituição).
  • Quatro saques gratuitos por mês, inclusive por meio de cheque ou cheque avulso.
  • Duas transferências de valor gratuitas por mês entre contas da mesma instituição.
  • Dois extratos gratuitos por mês, com a movimentação dos últimos 30 dias.
  • Consultas pela internet.
  • Compensação de cheques.
  • Dez folhas de cheque gratuitas por mês, desde que o cliente cumpra os requisitos necessários à utilização de cheques.
  • Um extrato com informações discriminadas, mês a mês, dos valores das tarifas e encargos de operações de crédito cobradas no ano anterior, fornecido até o dia 28 de fevereiro.
  • Qualquer serviço realizado por meio eletrônico, no caso de conta que só pode ser movimentada por meio eletrônico (terminais de autoatendimento, internet, atendimento telefônico automatizado, etc).

Já para as contas-poupança, o pacote com gratuidade inclui os seguintes serviços.

  • Um cartão com função de movimentação e o fornecimento de 2ª via (a 2ª via poderá ser cobrada quando a solicitação for por motivo de perda, roubo, furto, dano ao cartão ou outros motivos que não sejam de responsabilidade da instituição).
  • Dois saques gratuitos por mês em guichê de caixa ou terminal de autoatendimento.
  • Duas transferências gratuitas para conta-corrente da mesma titularidade.
  • Dois extratos gratuitos  por mês, com a movimentação dos últimos 30 dias.
  • Consultas pela internet.
  • Fornecimento anual de extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos às tarifas, juros, encargos moratórios, multas e demais despesas incidentes sobre operações de crédito e de arrendamento mercantil.
  • Qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.

Vale destacar que o uso avulso de produtos fora desses limites pode acarretar em tarifa cobrada pelo banco.

O que dizem os bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), diz que “as instituições financeiras, no momento de abertura da conta corrente, cumprem com a regulamentação do Banco Central, apresentando as opções de serviços bancários atrelados a uma conta corrente e seus respectivos custos, incluindo os serviços essenciais, sendo do consumidor a escolha pelo pacote que melhor atenda às suas necessidades”.

Consultado, o Santander informou que sempre oferece o pacote de serviços essenciais gratuitos para pessoa física, como estabelece a resolução 3.919, mas que aconselha os clientes a escolherem opções que façam mais sentido para atender às suas necessidades no dia a dia. A adesão ou a migração para o pacote de serviços essenciais gratuitos pode ser feita pelos canais digitais, agências ou pela Central de Atendimento do Banco.

O Banco do Brasil disse “que oferece as melhores soluções para os clientes, com a melhor relação custo/benefício”. A instituição afirma cumprir as legislações vigentes e todas as regulamentações do Banco Central sobre o assunto. O BB diz que a contratação de pacotes de tarifas e/ou sua alteração é realizada apenas mediante aceite e conhecimento do cliente e a opção por serviços tarifados traz uma série de benefícios, para além dos serviços essenciais.

Já o Bradesco afirma “prezar sempre pela transparência e pela adequação de seus procedimentos às normas vigentes”. “Os serviços essenciais gratuitos, conforme estabelecido pela regulamentação vigente, estão à disposição de todos os clientes do Bradesco que podem optar por eles em qualquer momento por meio de diversos canais”.

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Ao E-Investidor, o Itaú respondeu que oferece diversas opções de pacotes de tarifas de conta corrente, desenhados para atender às variadas necessidades e perfis de uso de nossos clientes, além dos serviços essenciais gratuitos, em alinhamento às regras do Banco Central. “O Itaú reforça seu compromisso com a transparência e em oferecer a melhor relação custo-benefício para seus clientes. Por isso, ressaltamos que os clientes são informados sobre todas as opções de pacotes e serviços, incluindo os essenciais gratuitos, no momento da abertura da conta e a opção será refletida no contrato com aceite expresso dos clientes”, diz o banco em posicionamento.

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