Publicidade

Educação Financeira

Como saber se meu nome está no SPC?

Informação pode ser consultada no site ou aplicativo do birô de crédito

Como saber se meu nome está no SPC?
Serasa registra aumento de 80% nas renegociações de dívidas (Foto: Envato Elements)

Em meio ao lançamento do Desenrola Brasil, programa do governo federal para renegociação de dívidas, muitos brasileiros podem se questionar se estão com o “nome sujo”.

A expressão se refere ao CPF negativado, que impõe dificuldades para conseguir empréstimo, realizar financiamento de imóvel e até fazer um crediário.

Para verificar se tem alguma dívida inscrita no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), um dos birôs de crédito mais importantes do País, o cidadão pode consultar o site ou o aplicativo da plataforma. Além de saber se o nome está “sujo”, é possível identificar detalhadamente quais dívidas estão pendentes e qual empresa inscreveu o débito. Confira ainda nesta matéria como checar essa informação em outras plataformas.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No site do SPC, o usuário deve criar um perfil, informando o seu CPF, nome e sobrenome, data de nascimento, nome da mãe, e-mail e senha. Com o cadastro concluído e os processos de validação realizados, o próximo passo é acessar o “Portal do Consumidor” e ir em “Consulte seu CPF” para conferir se há registros de inadimplência em seu nome.

Na primeira página do portal, o usuário também consegue conferir o seu score de crédito – uma pontuação do consumidor relacionada ao pagamento de compromissos. Quem paga tudo em dia tende a ter uma nota mais alta, conseguindo mais facilidade em obter crédito. Na plataforma, o cidadão pode ainda verificar com quais empresas consegue negociar sua dívida.

Também é possível conferir se o nome está “sujo” pelo aplicativo “SPC Consumidor”, disponível no Google Play e na App Store. Por lá, o usuário deve realizar o cadastro e entrar na conta. Logo na primeira página, ele recebe uma mensagem dizendo se há ou não alguma dívida inscrita, além de conseguir conferir seu score de crédito.

O SPC ainda disponibiliza a opção “SPC Avisa”, que garante maior segurança ao nome do consumidor e indica qualquer alteração feita no CPF, enviando um e-mail ou SMS sobre toda movimentação ou consulta realizada em seu documento.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
Cursos, passagens aéreas e cashback: confira as promoções da Black Friday do mercado financeiro
Como usar o Tesouro IPCA + 7% para aumentar a sua aposentadoria
Antecipação do 13º salário vale a pena?
Até 100% de desconto: carro elétrico tem isenção de IPVA no DF e em mais 5 Estados; saiba como pedir
Salário baixou? Conheça 5 países que reduziram jornada de trabalho
O retorno de Trump pode afetar as suas futuras viagens e investimentos?
Quanto você pode receber de cashback das contas de água, internet e luz?
A rua mais cara do mundo fica no Brasil? Descubra
13º salário: quem não tem direito ao pagamento?
Estas moedas de 50 centavos podem valer R$ 5 mil; veja se você tem em casa
Como Warren Buffett ganhou US$ 282 milhões com o Nubank?
Nem aquecedor, nem ar-condicionado: estes truques vão aquecer a casa sem pesar a conta de luz
>