A rede varejista Marisa (AMAR3) anunciou na manhã desta segunda-feira (18) que irá reformular seu negócio de crédito e cartões.
Leia também
De acordo com fato relevante protocolado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia firmou um Memorando de Entendimentos vinculante (MOU) com a Credsystem Instituição de Pagamento.
Desta forma, a Credsystem passará a atuar como parceira comercial e estratégica da Marisa na exploração de produtos de crédito, notadamente nas modalidades de empréstimo pessoal e de cartões (private label e co-branded) na plataforma de lojas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“A Marisa espera que os documentos e termos definitivos da nova parceria sejam finalizados nos próximos 30 dias e deverão estabelecer, dentre outras condições, prazo de 15 anos e mecanismo de profit sharing de 50% para cada parte”, detalhou no documento.
E acrescentou que o plano de negócios inicial concebido para o prazo de duração da nova parceria prevê volume de receita total potencial superior a R$ 7 bilhões e lucro antes de impostos potencial para a Marisa da ordem de R$ 1 bilhão.
Vale lembrar que a companhia está passando por um processo de reestruturação e, por conta disso, tem visto suas ações oscilarem no mercado de capitais. Os papéis têm sido pressionados devido à crise no varejo brasileiro, com os grupos tradicionais enfrentando a concorrência de empresas que operam no ambiente digital.
Neste cenário, a ação AMAR3 reporta queda de 72,18% nos últimos 12 meses. Na última sexta-feira o papel fechou cotado a R$ 0,69.
Marisa (AMAR3): Credsystem
Ainda de acordo com o anúncio referente à Credsystem, a Marisa estima que com a reformulação do negócio de crédito e cartões por meio da nova parceria poderá capturar valor presente líquido de aproximadamente R$ 400 milhões, incluindo pagamentos a serem feitos pela Credsystem à Marisa nos próximos 12 meses e o recebimento de valores vinculados ao profit sharing.
Publicidade
“A nova parceria com a Credsystem contribuirá também para que possamos focar na otimização e rentabilização da nossa atividade principal no varejo de moda. Viabilizaremos, portanto, uma redução significativa do risco operacional, regulatório e do esforço de funding vinculados à atividade financeira (de-risking)”, declarou.
A Credsystem está no mercado há 27 anos e se posiciona como a maior empresa especializada em oferecer ao varejo soluções de cartões de crédito e outros serviços financeiros para os consumidores das classes econômicas emergentes. A empresa tem alcance nacional.
De acordo com a Marisa, a BR Partners atuou como assessor financeiro exclusivo da companhia nesta operação.