O índice Ibovespa futuro abriu nesta quarta-feira (18) em queda de 0,31%, chegando aos 115.375 pontos. O recuo se dá à espera de dados das vendas no varejo, no Brasil, e, mais tarde, pela divulgação do Livro Bege, nos Estados Unidos, e dos balanços de empresas como Netflix e Morgan Stanley.
Mais cedo, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro desacelerou para 4,3% em setembro, ante 5,2% em agosto, sugerindo pausa no ciclo de aumentos na taxa de juros pelo Banco Central Europeu (BCE).
Nos EUA, a holding financeira Morgan Stanley informou há pouco que registrou lucro líquido de US$ 2,4 bilhões no terceiro trimestre de 2023. Pouco antes das 9h, as ações da empresa caíam 2,3% em Nova York, após o balanço.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traz nesta manhã os dados do varejo restrito e ampliado de agosto, no Brasil, que devem direcionar as escolhas no mercado interno.
Dois eventos com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ainda ficam no radar dos investidores nesta quarta-feira: um deles do Grupo Bandeirantes e outro do banco Credit Suisse.