- Mercado está otimista para a renda variável em 2024.
- Traders querem rentabilidade e apetite por risco deve aumentar.
- Valorização de ativos e proventos generosos estão no radar dos investidores.
Com a perspectiva positiva para o mercado de ações no próximo ano, principalmente por conta do corte da Selic no Brasil por parte da autoridade monetária, bem como pela expectativa de queda de juros Estados Unidos pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano), os investidores brasileiros estão à procura dos ativos mais promissores para 2024. Segundo os analistas da Money Wise Research, diante desses movimentos de juros que deixam o mercado de capitais mais atrativo, investir em renda variável é a escolha mais vantajosa para aumentar a rentabilidade no próximo ano.
Leia também
Cleide Rodrigues, analista chefe de investimentos da Money Wise Research, explica que mesmo em um ambiente favorável para o Ibovespa as ações de setores perenes e essenciais para a sociedade têm o potencial de se destacar não apenas pela valorização, mas também pelos generosos pagamentos de dividendos.
Nesse contexto, Rodrigues recomenda investir nas ações da Sanepar (SAPR4), uma empresa de saneamento do Estado do Paraná e de alguns municípios de Santa Catarina. “A companhia acumulou um impressionante ganho de 37% em pouco mais de um ano, superando o desempenho do Ibovespa”, disse. Ele acrescenta que a companhia tem contratos de longo prazo garantindo uma caixa operacional de 75% até 2033 e recentemente estendeu acordos até 2048, eventos que reforçam a recomendação de investimento para o próximo ano.
Publicidade
Segundo ela, a Sanepar já alcançou 100% de cobertura em água tratada nas regiões onde opera e 80% na coleta e tratamento de esgoto. Com um indicador dívida líquida em relação ao lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (dívida líquida/Ebitda) saudável de 1,6x, a empresa apresenta projeções animadoras para o futuro, com um preço-alvo estimado pela Money Wise Research em R$ 6,74 até o final de 2024.
Fundos Imobiliários
Para aqueles que buscam estabilidade nos rendimentos no universo dos fundos de investimento imobiliários (FIIs), Ivan Eugênio, analista da Money Wise Research, destaca o Guardian Logística (GALG11). Esse produto concentra seus investimentos em galpões logísticos, com contratos atípicos de longo prazo, proporcionando estabilidade e previsibilidade nos fluxos de caixa.
O GALG11 viu um aumento significativo no número de cotistas o que, conforme Eugênio, indica confiança do mercado em sua capacidade de proporcionar uma distribuição estável de rendimentos ao longo do tempo.
O último anúncio do fundo revelou distribuição de R$ 0,084 por cota, resultando em um dividend yield (rendimento de dividendos) mensal de 0,85%. Ivan destaca que esse número não apenas demonstra a consistência do fundo em gerar retornos, mas também sua competitividade em um mercado em que os investidores buscam oportunidades atraentes.