Publicidade

Educação Financeira

Milhas qualificáveis: entenda as vantagens e como elas funcionam

Os pontos são diferentes dos resgatáveis e não podem ser usados nas compras de produtos e serviços

Milhas qualificáveis: entenda as vantagens e como elas funcionam
Foto: Envato Elements

Quem está começando a se aventurar pelo universo das milhas aéreas, pode se deparar com uma categoria específica: as milhas qualificáveis. Como o próprio nome sugere, esses pontos  qualificam os consumidores para diferentes níveis dentro de um programa de fidelidade. Ao contrário das milhas resgatáveis, as qualificáveis não podem ser usadas para compras de produtos ou serviços.

Esses pontos são usados, portanto, pelas próprias companhias para decidir em qual categoria do programa o viajante deve ficar. A quantidade de pontos para mudar de status varia conforme as regras das empresas. Por exemplo, o Smiles, da Gol (GOLL4), exige que o consumidor acumule 6 mil milhas para passar do nível básico ao Prata. A mesma condição vale para o Azul Fidelidade, da Azul (AZUL4).

Geralmente, as milhas qualificáveis são computadas de 1° de janeiro até 31 de dezembro de cada ano. Para acumular, a forma mais tradicional é voar pelas companhias aéreas ou participar do clube de pontos de cada uma. Esses planos têm uma assinatura mensal e oferecem benefícios exclusivos aos participantes, como upgrades em voos e pontos promocionais.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além das milhas qualificáveis, existem também os trechos qualificáveis, que representam outra forma de mudar de categoria em um programa de fidelidade. Esses trechos são contabilizados a cada viagem realizada pelo cliente com a companhia aérea e suas parceiras. Retomando o exemplo do Smiles, um usuário para passar do nível Básico ao Prata deve ter 6 trechos qualificáveis.

Nessa hora, uma dúvida pode surgir: quais são as vantagens de mudar de categoria? De forma geral, quanto mais alto é o nível do programa, mais benefícios ele proporciona ao viajante. As vantagens vão desde acesso às salas VIPs de aeroportos até embarque prioritário. Descontos em passagens aéreas, despacho gratuito de bagagem e cancelamento de voos sem custo também são algumas das regalias das categorias mais elevadas.