A XP divulgou relatório no qual informa que o segmento de Indústria deve impulsionar o crescimento do Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da 3Tentos (TTEN3) no segundo trimestre deste ano, “com base em volumes robustos e melhor margem”.
Leia também
“Do lado negativo, estimamos que a receita de insumos diminuirá em comparação com igual período do ano passado, enquanto a recuperação da margem ainda está atrasada”, disseram no relatório os analistas do banco de investimentos Leonardo Alencar, Pedro Fonseca e Samuel Isaak. “De modo geral, acreditamos que os resultados do segundo trimestre serão positivos e reiteramos nossa recomendação de compra, antecipando que o segundo semestre de 2024 provavelmente marcará um ponto de inflexão para a empresa”, destacaram.
A XP projeta que a receita líquida aumente 89% em relação ao ano passado para R$ 1,6 bilhão, no segmento de Indústria, “impulsionada por maiores volumes com todas as plantas operando a plena capacidade, enquanto o aumento sequencial nos preços do biodiesel deve mais do que compensar os preços mais baixos do farelo”. “Também prevemos que a margem bruta aumente sequencialmente, refletindo uma melhor margem de esmagamento e a evolução das vendas dos agricultores, com preços de soja mais baratos fluindo para os lucros da empresa”, acrescentaram.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No segmento de insumos, “revemos receita de R$ 275 milhões por causa de preços e volumes mais baixos em todos segmentos de negócios, particularmente impulsionados pela safra de trigo menor e atrasada no Rio Grande do Sul”. “Projetamos uma margem bruta praticamente estável em relação ao ano passado, por causa da participação dos fertilizantes no mix de receitas, enquanto acreditamos que a recuperação da margem de proteção de culturas está ocorrendo em um ritmo lento em virtude de estoques ainda elevados no setor”, ponderou a XP.
Já o setor de grãos da 3Tentos deve ser impulsionado particularmente “por safras abundantes que aumentaram os volumes e mais do que compensaram os preços mais baixos”. “Projetamos que a receita líquida e o lucro bruto aumentem respectivamente 39% e 38% em comparação com igual período de 2023”.
A 3Tentos divulgará os resultados do segundo trimestre de 2024 no dia 12 de agosto.