Publicidade

Educação Financeira

O que é CDB? Entenda como ele funciona

Os títulos estão entre os preferidos dos investidores por sua segurança e rentabilidade. Veja

O que é CDB? Entenda como ele funciona
CDB: o que é e como investir. Foto: Adobe Stock

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa negociado sob condições distintas a depender da instituição financeira. Esse investimento é ideal para iniciantes por sua segurança e rentabilidade, além de ser encontrado facilmente em bancos e corretoras.

O CDB é usado por bancos para arrecadar fundos e financiar suas atividades. Em troca, o capital alocado pelo investidor em um contrato de CDB terá sua remuneração a juros – geralmente atrelados ao Certificados de Depósitos Interbancários (CDI).

A segurança desses investimentos advém do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), uma entidade privada que protege os investidores contra possíveis perdas. Como explicamos nesta reportagem, o FGC garante o risco de até R$ 250 mil por CPF. Por isso, esses investimentos são considerados seguros até esse limite.

No entanto, mesmo com a garantia do FGC, é preciso ter em mente alguns critérios antes de escolher um CDB. Bancos menores costumam pagar mais, mas são mais arriscados, enquanto instituições maiores têm menor risco de quebrar e, por isso, pagam menos pela emissão de seus títulos. Veja todas as dicas cruciais na hora de escolher um CDB aqui.

Os diferentes tipos de CDB

Entre as opções de CDBs existentes no mercado, é possível encontrá-los em três formatos: prefixado, pós-fixado e híbrido. Confira as diferenças entre cada um deles:

  • Prefixado: a taxa de rendimento é fixa desde o momento da aplicação, oferecendo ao investidor uma previsibilidade sobre os retornos ao longo do período de investimento;
  • Pós-Fixado: o rendimento do CDB pós-fixado está vinculado a um índice de referência, como o CDI ou a taxa Selic. Isso significa que os retornos podem variar conforme as condições do mercado financeiro;
  • Híbrido: esta modalidade combina características do prefixado e do pós-fixado. Parte do rendimento é determinada por uma taxa fixa, enquanto outra parte está atrelada a um índice de referência.

Como investir em CDB

Investir em CDB é simples. O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores ou em um banco. As corretoras oferecem uma variedade maior de opções, enquanto os bancos costumam oferecer seus próprios certificados – saiba mais nesta reportagem.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em seguida, é importante descobrir qual é o seu perfil de investidor e entender suas necessidades financeiras. Isso ajudará na escolha do investimento mais adequado para você e os seus objetivos.