Para evitar que tenham o pagamento cancelado, os beneficiários do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem ficar atentos e tomar uma medida urgente.
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A interrupção do benefíciodisponibilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ocorre devido à falta de inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico). Conforme previsto na lei, para aqueles que já são beneficiários do BPC, a atualização dos seus dados devem ser feitos a cada dois anos.
Segundo matéria do E-Investidor, cerca de 505 mil beneficiários precisam se inscrever ou atualizar suas informações, já que não mantêm seus dados atualizados há mais de 48 meses. Vale citar que têm direito ao benefício em questão idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência e que se enquadram nos critérios de renda.
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Para atualizar os seus dados, as pessoas inscritas no programa não precisam ir ao INSS para realizar o procedimento. Em vez disso, basta comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo.
Conforme nota oficial, o procedimento, agora facilitado, permite que o beneficiário se dirija diretamente ao Cras, responsável pelo cadastro e atualização de dados necessários para o desbloqueio do benefício.
Vale destacar que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) residentes em municípios do Rio Grande do Sul, onde foi decretada calamidade pública, estão temporariamente dispensados do processo de inscrição ou atualização do CadÚnico.
Colaborou: Renata Duque.
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