Publicidade

Mercado

Veja 5 ações para enfrentar um cenário desafiador para a Bolsa, segundo o Itaú BBA

Analistas reforçam tom pessimista e dizem quais ações podem se salvar desse cenário catastrófico

Veja 5 ações para enfrentar um cenário desafiador para a Bolsa, segundo o Itaú BBA
Veja quais são as ações para comprar agora (Foto: Envato Elements)

Os gestores do Itaú BBA divulgaram sua carta mensal de janeiro com tom pessimista para o mercado de ações em 2025 em meio ao ciclo de alta de juros. Os especialistas satirizam a abertura da carta com o título “Que venha 2026”. No texto eles comentam não haver nenhum erro com o título, visto que o leitor pode pensar que o título correto seria “Que venha 2025”.

“Não, nós não erramos no título. O ano de 2024 foi desafiador quando o assunto é investimento em ações, e o prognóstico para 2025 — precisamos ser transparentes — não nos traz indicações de que será muito diferente”, afirmam Victor Natal e Mathias Dabdab, que assinam a carta do gestor do Itaú BBA. Em 2024, o principal índice da Bolsa recuou 10,36%, e esse pode ser o mesmo caminho a ser seguido pelo Ibovespa em 2025.

Eles comentam que diante da expectativa de um juro médio no maior patamar das últimas duas décadas, do real desvalorizado e das incertezas sobre o cenário fiscal do País, o ano que se inicia vai demandar uma habilidade ainda maior para o investidor de renda variável. Ou seja, será necessário a escolha de boas empresas para investir e conseguir bons lucros em 2025.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na visão dos especialistas, o humor do mercado deve seguir pesado neste 2025, com os investidores à espera de respostas para uma série de perguntas. Eles questionam em que patamar os juros americanos irão se estabilizar? A economia chinesa vai finalmente reagir aos pacotes de estímulo do governo local? No Brasil, haverá compromisso com o fiscal e controle da trajetória da dívida pública? Quais serão as consequências para a economia brasileira inserida no governo Trump mais protecionista? Até onde irá a Selic? Com juros altos, as empresas conseguirão entregar crescimento de lucros aos acionistas?

“Diante de tanta incerteza pela frente, resta ao investidor optar pela racionalidade e pragmatismo. Respeito ao perfil de risco, diversificação e seleção criteriosa de ativos devem ser os mantras para atravessar um ambiente macroeconômico que, potencialmente, deve melhorar apenas em 2026”, dizem Natal e Dabdab.

Quais ações investir em janeiro de 2025?

Para os investidores que se sentem confortáveis em correr esse risco ir para a renda variável, os analistas recomendam 5 ações para janeiro, as quais ainda podem escapar ou se beneficiar da tormenta que pode ser 2025. Na carteira recomendada, os especialistas fizeram apenas uma mudança. Eles retiraram as ações do Santander (SANB11) para a entrada das ações da Suzano (SUZB3).

“A Suzano é a nossa ação preferida no setor de Papel e Celulose, com uma relação risco-retorno melhor do que Klabin e Irani, dados os múltiplos mais atrativos e melhores perspectivas de geração de caixa nos próximos anos. Adicionalmente, destacamos que a empresa iniciou a produção em Ribas do Rio Pardo, o que pode propiciar maiores volumes e menores custos de celulose à frente”, apontam.

Os especialistas mantiveram as ações da PRIO (PRIO3), Caixa Seguridade (CXSE3), Equatorial (EQTL3) e Direcional (DIRR3) em suas recomendações para janeiro. A maior alta estimada para esses ativos em 2025 é para a Equatorial, os analistas estimam que o ativo pode disparar 82,8% no acumulado de 2025. Já a empresa que mais pode pagar dividendos de toda a lista é Direcional, os especialistas estima que os rendimentos em dividendos da construtora deve ficar em 12,7% em 2025.

Publicidade

Em dezembro, a Top 5 apresentou desvalorização de 5,0%, próxima à queda de 4,3% do Ibovespa, fechando o ano com retorno negativo 3,3%, melhor do que o índice da Bolsa por 7,1%. Por isso, os analistas lembram que o investidor deve saber se possui um apetite ao risco aceitável para investir em ações em 2025. Os lucros podem ser grandiosos, mas as chances de perdas em um cenário desafiador também existem.

Web Stories

Ver tudo
<
Aposentados e pensionistas têm isenção do IPTU 2025?
CadÚnico terá novas regras em 2025; veja o que muda
Quem é obrigado a pagar o IPVA 2025?
IPVA 2025: em até quantas vezes é possível parcelar o imposto?
4 dicas práticas para finalmente sair do vermelho em 2025
5 passos para pagar o IPTU 2025 com Pix
Estes são os 10 bancos que aceitam pagamento de IPVA, licenciamento e multas de trânsito
Comprei um carro direto do proprietário: sou obrigado a pagar o IPVA?
Diga adeus às dívidas! 3 ferramentas gratuitas para controlar suas finanças em 2025
Bitcoin (BTC) no vermelho: por que a cripto entrou em ritmo de queda?
IR 2025: quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2025?
Meu veículo foi furtado, sou obrigado a pagar o IPVA 2025?
>