Publicidade

Radar da Imprensa

Pé-de-Meia Licenciatura e Pé-de-Meia para Universitários são a mesma coisa?

As inscrições ao programa iniciam na próxima sexta-feira (17)

Pé-de-Meia Licenciatura e Pé-de-Meia para Universitários são a mesma coisa?
Pé-de-Meia Licenciatura e Pé-de-Meia para Universitários. Foto: Adobe Stock

O Ministério da Educação (MEC) anunciou em outubro de 2024, durante a Reunião Mundial sobre Educação (Global Education Meeting – GEM), a expansão do programa Pé-de-Meia. A nova fase, chamada Pé-de-Meia Licenciatura, busca incentivar jovens a seguirem a carreira docente, oferecendo bolsas mensais de mais de R$ 500 para estudantes de cursos de licenciatura.

Pé-de-Meia Licenciatura e Pé-de-Meia para Universitários são a mesma coisa?

Apesar dos nomes diferentes, Pé-de-Meia Licenciatura e Pé-de-Meia para Universitários são o mesmo programa. Essa nova etapa mantém a essência do programa original, que já beneficia estudantes do ensino médio público com o objetivo de garantir a permanência escolar e a conclusão dos estudos.

A principal mudança é o direcionamento do auxílio para estudantes de graduação, com o intuito de atrair mais jovens para suprir a demanda por professores qualificados em áreas como matemática, física, química e biologia.

Quem pode participar do Pé-de-Meia Licenciatura?

As inscrições para o Pé-de-Meia Licenciatura começam na próxima sexta-feira (17), e seguem até 21 de janeiro. Os interessados devem acessar o sistema disponibilizado pelo MEC e preencher o formulário online, informando dados pessoais, a instituição de ensino e o curso de licenciatura escolhido.

Para participar, é necessário atender a alguns critérios de elegibilidade, como estar matriculado em uma universidade reconhecida pelo MEC e comprovar a inscrição em um curso de licenciatura.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Com a implementação do Pé-de-Meia Licenciatura, o governo espera enfrentar um dos maiores desafios da educação brasileira: a escassez de professores qualificados. A expectativa é que o programa contribua significativamente para a melhoria da qualidade da educação no Brasil, ao mesmo tempo, em que oferece aos jovens uma oportunidade de construir um futuro sólido na área docente.

Colaborou: Renata Duque.