

O Patria Investimentos lançou o fundo Patria Previdenciário XP Seg, produto de previdência de gestão ativa com exposição à estratégia de crédito estruturado da gestora. Voltado para o investidor qualificado, segue a mesma filosofia do Patria Crédito Estrutura 365, de varejo, com cerca de 85% da carteira focada em operações de securitização e uma parte menor em crédito corporativo.
A intenção do novo fundo do Patria é entregar retorno líquido alvo de CDI + 1% com baixa volatilidade, somado aos benefícios fiscais do Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) – como isenção de come-cotas, tabela regressiva de IR e possibilidade de dedução de até 12% da renda tributável na declaração anual.
A estratégia para evitar as oscilações de rentabilidade está na exposição a operações de securitização de dívidas de empresas com bom histórico financeiro. O Patria foca em companhias de setores menos cíclicos, como saneamento, infraestrutura e serviços recorrentes a exemplo de saúde.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Muitas dessas operações são originadas e estruturadas por nós, com os bancos atuando como distribuidores”, aponta, como diferencial do produto, Alexandre Coutinho, sócio e head de Crédito da gestora. “Ao estarmos na estruturação desde o início, conseguimos acessar mais informações, negociar cláusulas e modelar a operação com mais segurança. A diligência é mais robusta e o risco, menor.”
Preparado para o pânico
A maioria dos papéis tem prazo de 2 a 5 anos, com carência de 1 ano e pagamentos trimestrais. “Não buscamos operações com prazos excessivamente longos, como 15 ou 20 anos, típicos de projetos de infraestrutura – nosso foco está no médio prazo, com retornos consistentes e monitoramento próximo”, diz o gestor.
A carteira do fundo do Patria também possui 25% de alocação em ativos “extremamente líquidos” como títulos públicos. A ideia é garantir tranquilidade no caso de resgates em momentos de pânico de mercado, como o evento das Americanas que afetou todo o mercado de crédito privado. Apesar de ser um fundo de previdência, com horizonte de longo prazo, a regra de resgate é de 90 dias úteis. “É prudente manter essa reserva de liquidez.”
Mesmo sendo voltado a investidores qualificados, o fundo do Patria Investimentos tem aplicação mínima de R$ 500. Segundo Coutinho, isso foi pensado para permitir que a pessoa física diversifique a carteira de previdência. Com um tíquete menor, o investidor pode testar, acompanhar o desempenho, e ir aumentando conforme seu nível de conforto, avalia. O produto já está disponível na plataforma da XP.