

O Ibovespa hoje inverteu o sinal positivo ao longo do pregão e fechou em queda, em linha com as Bolsas de NY, em dia de agenda esvaziada. Nesta terça-feira (15), a principal referência da B3 recuou 0,16%, aos 129.245,39 pontos.
“Não há nada muito impressionante na agenda de hoje, então temos um dia mais morno. Sem dados econômicos que impactem o mercado e sem expectativa de discurso de Donald Trump, temos um dia de menor volatilidade”, afirma Pedro Moreira, sócio da One Investimentos.
De acordo com Moreira, a expectativa é de que os Estados Unidos entrem agora em fase de negociação de tarifas com os países, o que trará à cena um Trump mais conservador. Assim, há espaço para recomposição de preços nos mercados acionários, especialmente no Brasil entre os emergentes, mas com um investidor mais cauteloso. Em Wall Street, o Nasdaq recuou 0,05%, enquanto o S&P 500 e o Dow Jones cederam 0,38% e 0,05%, respectivamente.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A expectativa de que o republicano anunciasse alguma redução nas taxas no setor automotivo também esteve no radar. O presidente sugeriu que poderia alterar a alíquota de 25% sobre veículos e autopeças, alimentando a expectativa de investidores globais de que novos recuos possam ocorrer em breve. Na sexta-feira (11), a Casa Branca já havia anunciado uma lista de isenções nas tarifas recíprocas para a importação de alguns produtos eletrônicos, como smartphones e computadores pessoais.
A determinação da China para que as companhias aéreas do país não aceitem mais entregas de aviões da Boeing, em mais um passo na guerra comercial com os Estados Unidos, deu fôlego às ações da Embraer (EMBR3), que subiram 3,06% na Bolsa brasileira. Quem liderou as altas do índice, contudo, foram os papéis da Marcopolo (POMO4), que saltaram 7,04%.
Na ponta oposta, os ativos do GPA (PCAR3) derreteram 6,82% e registram uma das maiores baixas do Ibovespa hoje, em movimento de realização de lucros recentes. Apesar da queda de hoje, a ação acumula ganhos superiores a 53,75% no período de 30 dias. Ações da Vale (VALE3) também sofreram no pregão e caíram 1,01%, em dia de divulgação dos dados operacionais da mineradora.
A Genial acredita que os números do primeiro trimestre de 2025 da empresa sejam marcados por um ambiente desafiador, com destaque para o impacto das chuvas intensas nas operações do Sistema Norte, o que afetou negativamente os volumes de produção, especialmente no minério de ferro e pelotas – veja detalhes nesta matéria.
Publicidade
No mercado de câmbio doméstico, o dólar hoje fechou em alta de 0,66% a R$ 5,8900, depois de abrir em valorização de 0,16%, a R$ 5,860.
*Com informações do Broadcast