No entanto, a queda em bloco das ações do setor de siderurgia se somou ao à continuidade do mal estar do mercado diante das incertezas do cenário domésticos. Analistas afirmam que há pelo menos duas preocupações no front.
Em curto prazo, pesa a chance de desidratação da PEC Emergencial, aprovada na semana passada no Senado e que agora será apreciada na Câmara. Com o presidente Jair Bolsonaro discutindo mudanças no texto, a percepção é de que “o jogo ainda está aberto”, disse Alvaro Bandeira, economista do ModalMais.
O outro fator de preocupação diz respeito à elegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com potencial para acirrar a polarização e o populismo nas eleições de 2022. Às 10h31, o Ibovespa marcava 110.263,68 pontos, em queda de 0,31%.
As perdas são lideradas pelas ações de mineração e siderurgia, em sintonia com a queda de 5,70% do minério de ferro no mercado à vista chinês, em meio às restrições de produção no polo siderúrgico de Tangshan.