Educação Financeira

Cinco aplicativos para ajudar a declarar ações no Imposto de Renda

Todas as operações na Bolsa precisam ser declaradas, mesmo com rendimentos não tributáveis

Cinco aplicativos para ajudar a declarar ações no Imposto de Renda
E-Investidor organizou uma lista com cinco aplicativos que podem auxiliar na declaração do Imposto de Renda. Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
  • Começou nesta semana o período de declaração do Imposto de Renda (IR) 2021, ano-base 2020, com prazo até 30 de abril
  • Para ajudar na prestação de contas ao Leão, o E-Investidor preparou uma lista com cinco apps que oferecem suporte a quem tem dúvidas na declaração de investimentos

(Guilherme Bianchini, especial para o E-Investidor) – Começou nesta semana o período de declaração do Imposto de Renda (IR) 2021, ano-base 2020, com prazo até 30 de abril. Investidores devem ficar atentos, já que todas as operações na Bolsa precisam ser declaradas, mesmo com rendimentos não tributáveis.

Em 2020, houve um salto de 92% em CPFs cadastrados na B3, que chegaram à marca de 3,2 milhões em dezembro. Para ajudar na prestação de contas ao Leão, o E-Investidor preparou uma lista com cinco apps que oferecem suporte a quem tem dúvidas na declaração de investimentos. Confira:

1. Grana Capital

O Grana IR, da fintech Grana Capital, automatiza a gestão do Imposto de Renda para investidores da Bolsa. Ao sincronizar a conta com a B3, o usuário já fornece todas as informações necessárias para o app importar os dados. Na sequência, o Grana IR faz os cálculos, computa os pagamentos mensais e fornece um relatório explicando todo o preenchimento para a declaração.

2. Fliper

Aplicativo que ajuda o investidor a reunir todos os investimentos em um único lugar, o Fliper oferece a ferramenta Consolidador IR. Nela, o usuário recebe os informes de rendimentos de suas contas cadastradas no app.

Após atualização das contas, basta clicar na opção “Receber Informes” e selecionar as instituições das quais deseja receber os relatórios. No mesmo momento, eles são enviados ao e-mail cadastrado.

3. mycapital

Além de oferecer uma consolidação dos investimentos em renda variável e ajudar na gerência dos DARFs, o mycapital simplifica a declaração anual de IR. O app organiza as informações nos mesmos moldes do programa da Receita Federal. Basta acessar o relatório específico disponibilizado na ferramenta e copiar as informações para o programa de declaração.

4. Bússola do Investidor

O site não possui app em lojas de aplicativos, mas oferece uma interface amigável para quem utiliza o navegador do smartphone. Após criar uma conta de forma gratuita, o usuário permite monitorar os impostos, calculá-los automaticamente, gerar DARFs e fornecer o Relatório Auxiliar da Declaração Anual.

5. myProfit

O aplicativo oferece ao investidor calcular os impostos que incidem sobre as operações na Bolsa, bem como emitir DARFs referentes às negociações. Além disso, o myProfit também fornece o relatório para a Declaração Anual do IR. O download do app é gratuito, mas é preciso assinar o serviço premium para ter acesso às ferramentas do IR.

Saiba como declarar investimentos no Imposto de Renda

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos