Este texto foi enviado primeiro para assinantes da newsletter “Start to Invest”, disparada todas as quintas-feiras. Para receber na sua caixa de e-mail, cadastre-se gratuitamente.
Essa é uma semana especial para o Estadão Investidor: na terça-feira (23), completamos um ano de vida! Em comemoração, preparamos um texto contando um pouco sobre os grandes nomes que passaram pelas reportagens dos últimos 12 meses e algumas matérias que te ajudaram a navegar no agitado mundo dos investimentos. Espera que tem mais! Também separamos as 10 dicas de educação financeira que vocês mais engajaram nesse primeiro ano e servem como um checklist poderoso para encarar as finanças. Vamos lá?
Destaque da semana para não ser noob:
E-Investidor: primeiro ano cheio de emoções nos investimentos
O Estadão Investidor completou o seu primeiro ano de existência nesta semana. Você sabia que o projeto foi ao ar no auge da crise provocada pela pandemia do coronavírus na bolsa de valores? No dia do lançamento, o mercado financeiro estava em ebulição tanto no Brasil como no mundo. Só para você ter uma ideia, a baixa acumulada do Ibovespa naquele momento era de 45% no ano. De lá para cá, foram pouco mais de 6.000 tipos de conteúdo publicados. E esse é só o começo! Nosso compromisso com vocês é de longo prazo 😉
Deu o que falar:
Planejar férias não é mais um exercício ilusório
Você já se pegou sondando preços de passagens aéreas e hotéis incríveis durante a pandemia, mas sem reservar nada? O confinamento gerou esse efeito para algumas pessoas. Uma pesquisa feita pelo banco UBS, no entanto, mostrou que agora há um grupo maior planejando viagens para daqui a seis meses.O que será que mudou?
Publicidade
Dicas de educação financeira que bombaram no 1º ano do E-Investidor
Uma pesquisa do Instituto Locomotiva mostrou que 39% dos brasileiros têm pavor de encarar suas finanças. Nesses 365 dias de E-Investidor, reunimos diversas dicas com o intuito de te ajudar a tomar decisões melhores e deixar esse medo de lado. Analisar os gastos, economizar no supermercado, começar devagar e estudar mais são algumas delas. Veja o top 10!
COLUNA: O que muda nos investimentos com a alta na Taxa Selic
Na semana passada, o Banco Central elevou a taxa básica de juros da economia, a Selic, para 2,75%. Do ponto de vista dos investimentos, pouca coisa muda com a decisão. O nosso colunista Dan Kawa explica, com detalhes, a relação entre a Selic, a inflação e o seu portfólio. Nessas horas, a dica é ficar atento às oportunidades que estão sendo criadas.
Um pause para grandes aprendizados:
Marilia Fontes: como fazer um planejamento para investir bem?
Uma das principais especialistas em renda fixa do País fala como você pode fazer um bom planejamento financeiro para conseguir alocar seus investimentos da melhor forma possível. A reserva de emergência e o seu perfil de risco fazem parte dessa análise. Checa só!
Qual é o termômetro do medo na Bolsa?
Publicidade
Existe um índice que ajuda a medir o nível de medo da bolsa de valores e que pode ser um ótimo aliado. O ‘volatility index’, também conhecido como VIX, monitora em tempo real as oscilações dos ativos nos próximos 30 dias. Na prática, ele mostra se o investidor está mais otimista ou pessimista. Se você está se perguntando como, há três pontuações que explicam essa dinâmica. Vem ver!
Gostou? Cadastre-se e receba “Start to Invest” na sua caixa de entrada