Publicidade

Comportamento

E-Investidor: primeiro ano cheio de emoções nos investimentos

Projeto multiplataforma ampliou a cobertura do Estadão sobre finanças pessoais e investimentos no momento mais desafiador para o investidor pessoa física

E-Investidor: primeiro ano cheio de emoções nos investimentos
Portal E-Investidor completa um ano no dia 23 de março de 2021
  • Naquele 23 de março, o Ibovespa encerrou o pregão em baixa de 5,22%, tocando no seu piso de 63.570 pontos
  • Nesses 12 meses, o E-Investidor conseguiu se consolidar como autoridade e referência para os leitores compreenderem o dia a dia do mercado financeiro, da renda fixa à renda variável

O E-Investidor completou o seu primeiro ano de existência em 23 de março. O projeto multiplataforma do Estadão, com patrocínio da Ágora Investimentos, foi ao ar no auge da crise provocada pela pandemia do coronavírus na bolsa de valores.

No dia do lançamento, em 2020, o mercado financeiro estava em ebulição tanto no Brasil como no mundo. Naquele 23 de março, o Ibovespa encerrou o pregão em baixa de 5,22%, tocando no seu piso de 63.570 pontos. A baixa acumulada do principal índice da B3 era de 45% no ano, até aquele momento. O S&P 500, principal indicador da bolsa de valores dos Estados Unidos, recuava quase 3%.

No mesmo dia, duas entrevistas foram marcantes para o leitor entender o objetivo do E-Investidor ao concentrar a cobertura de finanças pessoais e investimentos do Estadão, com foco em pessoa física, em um ambiente multiplataforma e totalmente gratuito: linguagem simples e direta para ajudar todos os investidores, do novato ao mais experiente. Leandro Miranda, diretor-executivo e de relações com investidores do Bradesco e responsável pela Ágora, falou sobre o melhor momento para ajudar o investidor , enquanto Henrique Bredda, sócio-fundador da Alaska Asset Management, alertava sobre a necessidade de paciência para enfrentar a crise.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesses 12 meses, o E-Investidor conseguiu se consolidar como autoridade e referência para os leitores compreenderem o dia a dia do mercado financeiro, da renda fixa à renda variável Somado ao Broadcast , o sistema de informação em tempo real da Agência Estado, e à editoria de economia do Estadão , o E-Investidor completa as três marcas fortes do Grupo Estado essenciais para os leitores com o melhor conteúdo produzido com a credibilidade jornalística construída em 146 anos de história.

Ao longo de um dia de negócios, as reportagens analíticas ajudam o leitor a navegar no agitado mundo dos investimentos. Com a queda da taxa Selic para o piso histórico de 2% ao ano, por exemplo, alertamos que o dinheiro na poupança estava perdendo poder de compra; mostramos as consequências com a ideia de uma nova tributação na B3 pela governo; e também como a discussão entre o conflito de interesse e a taxa de rebate mexia no bolso do investidor.

É interessante notar que o leitor do E-Investidor não está interessado apenas no sobe e desce diário da bolsa de valores: ele pensa em toda a sua jornada financeira, como mostram as reportagens sobre o Caso Nubank e a segurança de deixar dinheiro em contas digitais, sobre a ideia de Henrique Meirelles de imprimir dinheiro e sobre o Pix , o serviço de transferência instantânea de dinheiro criado pelo Banco Central .

Aproximar o leitor de histórias da vida real também ajudou a desmistificar o universo financeiro. Enquanto alguns influenciadores tentavam vender nas redes sociais a falsa ideia de ganho fácil com o day trade, o E-Investidor mostrou a história do Alex Martins , que perdeu R$ 1 milhão com esse tipo de operação. Também foi aqui que o leitor entendeu tudo o que os usuários do fórum Wallstreetbets , no Reddit, pretendiam com a negociação das ações envolvendo a rede varejista americana GameStop .

Os nomes que mexem com o mercado financeiro estão presentes diariamente no E-Investidor, desde Luiz Barsi , o maior investidor pessoa física da bolsa brasileira, passando por Nathalia Arcuri , do Me Poupe, o maior canal de educação financeira do YouTube, até Felipe Miranda , o sócio-fundador da casa de análise Empiricus.

Publicidade

Essa pluralidade também está presente no eclético time de colunistas , que ajudam o leitor a formar a sua opinião sobre os mais diversos assuntos do mercado. Essa régua começa na educação financeira básica, com Carol Sandler, passa pela bolsa de valores, com Fabrizio Gueratto e Louise Barsi, e chega nos ativos mais complexos, com Carol Paiffer e Fábio Póvoa. Nesse caminho tem muito mais, como o comportamento dos investidores estrangeiros (Thiago de Aragão) e locais (Rafael Paschoarelli), e os investimentos alternativos, com Eduardo Mira e Fernanda Camargo.

Para fechar um dia intenso, a newsletter É Noite no Condado — primeiro na caixa de entrada dos assinantes — apresenta um resumo com os principais acontecimentos que marcaram os investimentos com os comentários ácidos e bem-humorados do FariaLimaElevator< , o perfil mais irreverente e sincero do Twitter. Além desse serviço gratuito exclusivo no e-mail, completam a lista de newsletters: Start to Invest , às quintas-feiras; Mais lidas da semana , aos sábados; e o melhor dos Colunistas da semana , aos domingos.

O E-Investidor não se resume aos conteúdos em texto no site. O projeto é multiplataforma porque alcança um número maior de usuários em outras plataformas. Para os ouvintes, o Minuto E-Investidor está presente duas vezes por dia na programação da rádio Eldorado . Os espectadores podem se inscrever no canal do YouTube para ficar por dentro de toda a produção de vídeos. Os leitores do jornal impresso recebem, às segundas-feiras, duas páginas com o melhor do E-Investidor. E, claro, os seguidores das nossas demais redes sociais – Instagram, Twitter, Facebook e Flipboard – ficam por dentro de tudo o que acontece no nosso universo.

Em um dos períodos mais desafiadores da história da humanidade, o E-Investidor esteve ao seu lado para ajudá-lo a cuidar das suas finanças. Foram pouco mais de 6.000 tipos de conteúdo publicados. Foi só o começo da formação dessa nossa relação porque, assim como a sua carteira de investimentos, nosso compromisso é com o longo prazo.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos