

Você já deve ter ouvido que o segredo para enriquecer é trabalhar duro. Mas, segundo Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo, isso não é o suficiente.
Publicidade
Você já deve ter ouvido que o segredo para enriquecer é trabalhar duro. Mas, segundo Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo, isso não é o suficiente.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Warren Buffett é um dos investidores mais bem-sucedidos e admirados do mundo. À frente da Berkshire Hathaway, conglomerado que comanda grandes empresas como a Coca-Cola, Apple e American Express, o bilionário norte-americano construiu uma fortuna estimada em mais de 100 bilhões de dólares.
Conhecido por seu estilo de vida simples e suas lições diretas sobre finanças, Buffett é visto como um verdadeiro “oráculo” do mercado — alguém cuja visão sobre dinheiro, investimentos e sucesso pessoal é seguida por milhões ao redor do mundo.
Em entrevista à CBS News, o bilionário americano afirmou que o verdadeiro diferencial para alcançar o sucesso financeiro está nas pessoas com quem você escolhe se cercar.
Publicidade
A visão de Warren Buffett lembra pensadores como Rousseau e Vygotsky, que defendiam que o ambiente social — especialmente as relações interpessoais — exerce influência direta sobre o desenvolvimento e as escolhas do indivíduo.
Buffett, que fez seu primeiro milhão aos 32 anos, o equivalente a cerca de US$ 10 milhões hoje, começou cedo, vendendo garrafas de Coca-Cola de porta em porta. Mas, para ele, o que realmente mudou sua trajetória, foram as parcerias certas, a disposição para errar e a capacidade de investir em si mesmo.
“Descubra quais são os seus pontos fortes, escolha bem as pessoas ao seu redor e não tenha medo de cometer erros”, aconselha Buffett.
O conselho de Buffett ganha ainda mais peso diante dos desafios enfrentados pela Geração Z. Muitos jovens iniciaram suas carreiras em meio à pandemia e à instabilidade econômica. Para eles, a mensagem é clara: falhar faz parte do processo, e a chave está em levantar, aprender e seguir em frente.
Ao longo de sua carreira, o investidor sempre destacou três qualidades que ele busca em um parceiro de negócios: inteligência, energia e integridade.
Conforme a Fortune, o Warren Buffett é categórico: essas características precisam estar presentes desde o início. Caso não estejam tentar mudá-las depois é “perda de tempo”.
Publicidade
Colaboração: Renata Duque.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador