A Black Friday 2025 será em 28 de novembro, mas grandes marcas como Samsung, Granado, Renner, Amazon e Shopee já iniciaram descontos de até 70%. (Imagem: Adobe Stock)
Consumidores já se preparam para economizar com ofertas na Black Friday, que ocorre no dia 28 de novembro, a última sexta-feira do mês. Contudo, o varejo já traz descontos em alusão à data, apostando no movimento sólido no último trimestre do ano. Entre as varejistas, há descontos antecipados em faixas que vão de 30 a 70%.
O estudo “Panorama de Consumo”, realizado pelo Mercado Pago, mostra que o ticket médio que o consumidor brasileiro pretende gastar na data é elevado, sendo que 24% pretendem gastar acima de R$ 2.000; 28% entre R$ 1.000 e R$ 2.000; 26% entre R$ 500 e R$ 1.000 e o restante (22%) até R$ 500, consolidando uma faixa média superior a R$ 1.500. A pesquisa ouviu 42 mil pessoas entre 14 e 20 de outubro.
Para se preparar, no entanto, é preciso estar atento a falsas promoções e golpes. Boas práticas como verificar o histórico de preços dos produtos desejados, evitar compras por impulso e definir um orçamento do quanto se está disposto a gastar podem ser caminhos para evitar gastos desnecessários.
O professor Luiz Carlos Mota, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Cruzeiro do Sul Virtual, alerta para os cuidados dos consumidores na data.
“A famosa ‘metade do dobro’ ainda é uma realidade. Compare preços em diferentes lojas e utilize comparadores online antes da data oficial. Priorize itens que já estavam na sua lista de necessidades, e não apenas porque estão com um suposto desconto”, comenta.
Pensando em quem deseja acompanhar o esquenta e aproveitar ofertas antecipadas, o E-Investidor selecionou algumas das marcas com descontos antecipados por segmento. Confira:
Esquenta Black Friday 2025: descontos em iPhone, televisões e mais eletrônicos
Uma das principais empresas de tecnologia do mundo, a Samsung está oferecendo o Galaxy S25+ com um desconto de até 49%. O principal modelo flagship — produto de ponta da linha — é um de vários sendo oferecidos no programa da Black Shop da marca sul-coreana. Entre os produtos em oferta também estão televisões, ares-condicionados, relógios smart e outros acessórios.
Já quem prefere os modelos de iPhone pode apostar nos descontos oferecidos por operadoras de telefonia móvel, como a TIM. A operadora escalou o ator Cauã Raymond para divulgar sua promoção, que vai vender o recém-lançado iPhone 16e por R$ 1.999.
Perfumaria e cosméticos têm descontos de até 70% na Black Friday 2025
A Granado é responsável por algumas das fragrâncias mais tradicionais do Brasil, como Phebo e sabonetes de glicerina. Para a Black Friday, a marca centenária preparou uma sessão de seu site com descontos de 30%, 50% ou 70% em produtos selecionados. Sabonetes, cremes e perfumes estão entre as ofertas para a data.
Enquanto quem gosta de maquiagens e produtos capilares pode começar a consultar os descontos da Sephora, que vão de 30 a 70%, a depender do produto. A “Sephora Friday” oferece ainda uma necessaire para compras online que ultrapassarem o valor de R$ 349.
Roupa nova para o ano novo? Lojas de vestuário entram no clima de Black Friday
A Black Friday pode ser uma oportunidade para garantir sua roupa nova para as festas de fim de ano, e empresas de vestuário como Riachuelo, Renner e C&Ajá entraram no clima da data.
No aquecimento, a Renner traz três frentes de desconto: um desconto progressivo, com 2 peças a 15% off e três peças com abatimento de 30% do preço; cortes de até 60% na linha Ashua, de modelos plus size; e até 50% de desconto em alguns modelos de relógio.
A Riachuelo faz um esquenta com até 70% de descontos em vários itens, como peças esportivas, infantis, calçados, setor de perfumaria e social. As ofertas nos itens são válidas enquanto durarem os estoques, então mesmo que um item volte ao catálogo após o período, pode não ter o mesmo desconto.
Já a C&A entrou no mês de novembro com o cupom vemblack, que concede um abatimento de 30% no valor de vários itens do catálogo da varejista. Outra sessão do site reúne todas as ofertas do esquenta, que tem descontos em perfumes, roupas e acessórios.
Novembro tem descontos em cursos livres e de pós-graduação
A Black Friday não vem só para quem deseja poupar com roupas, eletrônicos e cosméticos, mas também pode ser uma oportunidade para fortalecer o currículo. Por isso, instituições oferecem cursos livres e programas de pós-graduação com oportunidades temporárias.
No caso dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os interessados podem aproveitar até 70% de desconto para formações do Futuro Digital. Há oportunidades na modalidade EAD para capacitação em educação financeira, análise de dados, machine learning e mais.
Enquanto quem se prepara para concursos pode avaliar oportunidades como a Black Friday do Estratégia Concursos. A plataforma de preparação para certames disponibilizou condições de pagamento para assinaturas de 1 ou 2 anos.
Esquenta Black da Amazon, Shopee, Mercado Livre e Magazine Luiza
Para quem deseja diversidade no carrinho de compras, uma aposta que pode valer a pena são as promoções de Black Friday de sites varejistas, como Amazon, Shopee, Magalu ou Mercado Livre.
Na Black da Amazon, os descontos vão até 70% em produtos selecionados. A campanha, que tem como rosto a apresentadora Tatá Werneck, vai distribuir até R$ 50 milhões em cupons em diferentes mídias. No dia 5 de novembro, foi lançada a campanha com a humorista.
Já o e-commerce do Mercado Livre vai ofertar até R$ 100 milhões em cupons, trazendo embaixadores como Marcos Mion, Susana Vieira, Nicole Bahls, Ana Castela e Neymar Jr. Clientes do Mercado Pago terão condições exclusivas, como parcelamento em até 21 vezes no cartão de crédito.
A brasileira Magazine Luiza, tanto no e-commerce quanto no marketplace, faz um investimento de mais de R$ 150 milhões em descontos de preço e frete grátis. Os descontos no catálogo vão até 70% do valor, além de apostar em ofertas “Agora ou Nunca”, com promoções relâmpago para o cliente.
Por fim, na Shopee, os maiores descontos foram divididos em duas datas: o 11 de novembro, data da “A Maior Liquida do Ano”, e a própria Black Friday. No dia 11, foram distibuídos R$ 20 milhões em cupons de desconto e produtos com o “melhor preço do ano”, selo que garante o menor valor já registrado no app. Já no dia 28, os usuários terão R$ 16 milhões em cupons de desconto, incluindo cupons de R$ 200 OFF em Lojas Oficiais.