O cálculo do 13º considera o valor integral do benefício. (Foto: Adobe Stock)
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou, no último dia 01 de dezembro de 2025 a etapa final da liberação do 13º salário para o grupo de segurados que ganha acima de um salário mínimo. Com isso, os beneficiários devem ficar atentos ao cronograma, pois os pagamentos estão previstos para encerrar em breve.
Esse lote contempla apenas aqueles que não estavam recebendo benefício na época da antecipação, realizada entre abril e maio de 2025.
Quem vai receber?
Segundo o INSS, o pagamento atual é direcionado aos segurados que passaram a ter o benefício concedido após abril deste ano. Como não estavam ativos no período da antecipação, não receberam a primeira parcela nem o repasse integral antecipado do abono.
Já os segurados que estavam com o benefício ativo em abril receberam todo o 13º de forma antecipada e, portanto, não fazem parte deste ciclo de repasses.
Calendário para valores acima de um salário mínimo
Para quem recebe mais de um salário mínimo, o INSS segue a programação já conhecida, baseada no dígito final do cartão de benefício. Os pagamentos referentes ao 13º salário e à folha de dezembro ocorrem entre os dias 01 e 05 de dezembro. Os repasses seguem assim:
Final 1 e 6
01/Dezembro
Final 2 e 7
02/Dezembro
Final 3 e 8
03/Dezembro
Final 4 e 9
04/Dezembro
Final 5 e 0
05/Dezembro
De acordo com a programação, nesta quinta-feira (04) serão contemplados os segurados com dígito final 4 e 9. No entanto, os repasses encerram na sexta-feira (05), em que serão contemplados os segurados que possuem o cartão com final 5 e 0.
A seção “Extrato de Pagamento” apresenta todas as informações sobre valores brutos, descontos aplicados, mês de competência e datas de liberação, facilitando o acompanhamento do benefício.
Cálculo do salário com a calculadora do E-Investidor
O cálculo do 13º salário considera o valor integral do benefício e pode incluir descontos obrigatórios, como Imposto de Renda, dependendo da faixa de rendimento do segurado.
Para quem deseja prever o montante líquido, diversas calculadoras financeiras auxiliam na simulação, como a do E-Investidor.