Publicidade

Comportamento

Pix aumenta satisfação dos clientes com os bancos, diz pesquisa

Para chegar ao resultado, o levantamento da Bain & Company ouviu 250 mil pessoas

Pix aumenta satisfação dos clientes com os bancos, diz pesquisa
Banco Central tem novas estratégias para o Pix, por isso é bom ficar de olho em como funciona o Pix parcelado. (Cris Faga/ Pagos)
  • A chegada do Pix em novembro do ano passado revolucionou a forma como os brasileiros enviam e recebem recursos
  • Segundo o levantamento feito pela Bain & Company, o Pix aumentou a satisfação dos clientes com os bancos
  • A pesquisa ouviu 250 mil participantes para comparar a percepção dos usuários entre o último trimestre de 2020 com o primeiro trimestre de 2021

A chegada do Pix em novembro do ano passado revolucionou a forma como os brasileiros enviam e recebem recursos. Em poucos cliques, os usuários pessoas físicas podem fazer transferências gratuitas e instantâneas – o dinheiro cai na conta destino em segundos, não importa o horário ou dia da semana. É importante lembrar que opções mais antigas, como o TED e DOC, não são gratuitas e só funcionam em dias úteis e em horário comercial.

As facilidades da nova tecnologia do Banco Central atingiram até mesmo como as pessoas enxergam suas respectivas instituições financeiras. Segundo o levantamento feito pela Bain & Company, por meio do NPS Prism (ferramenta usada para medir a experiência do cliente), a adoção do Pix resultou no aumento da satisfação dos clientes com os bancos.

A pesquisa ouviu 250 mil participantes para comparar a percepção dos usuários entre o último trimestre de 2020 com o primeiro trimestre de 2021. Também foram coletadas informações de mais de 50 bancos tradicionais, digitais e corretoras.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Isso corrobora o impacto do Pix na experiência do cliente, em especial na transferência de dinheiro“, destaca Silvio Marote, sócio da Bain & Company. “As inovações trazidas pelo serviço podem servir de referência para melhorias em outras jornadas dos clientes. Será interessante seguir acompanhando como estas evoluções irão impactar os clientes nos próximos meses”, completa.

Ainda de acordo com o estudo, os clientes que já usam a ferramenta indicaram uma satisfação maior com as suas instituições financeiras (63%) em relação aos que ainda não utilizam o Pix, que mantiveram praticamente o mesmo patamar de NPS® do trimestre anterior (50%).

Além disso, quando questionados sobre as diferentes experiências relacionadas ao uso de sua conta bancária, os entrevistados indicaram que “transferir dinheiro” foi a jornada com a maior percepção de melhoria no primeiro trimestre de 2021 em relação ao período anterior.

 

Publicidade

 

Web Stories

Ver tudo
<
Cursos, passagens aéreas e cashback: confira as promoções da Black Friday do mercado financeiro
Como usar o Tesouro IPCA + 7% para aumentar a sua aposentadoria
Antecipação do 13º salário vale a pena?
Até 100% de desconto: carro elétrico tem isenção de IPVA no DF e em mais 5 Estados; saiba como pedir
Salário baixou? Conheça 5 países que reduziram jornada de trabalho
O retorno de Trump pode afetar as suas futuras viagens e investimentos?
Quanto você pode receber de cashback das contas de água, internet e luz?
A rua mais cara do mundo fica no Brasil? Descubra
13º salário: quem não tem direito ao pagamento?
Estas moedas de 50 centavos podem valer R$ 5 mil; veja se você tem em casa
Como Warren Buffett ganhou US$ 282 milhões com o Nubank?
Nem aquecedor, nem ar-condicionado: estes truques vão aquecer a casa sem pesar a conta de luz
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos