- A chegada do Pix em novembro do ano passado revolucionou a forma como os brasileiros enviam e recebem recursos
- Segundo o levantamento feito pela Bain & Company, o Pix aumentou a satisfação dos clientes com os bancos
- A pesquisa ouviu 250 mil participantes para comparar a percepção dos usuários entre o último trimestre de 2020 com o primeiro trimestre de 2021
A chegada do Pix em novembro do ano passado revolucionou a forma como os brasileiros enviam e recebem recursos. Em poucos cliques, os usuários pessoas físicas podem fazer transferências gratuitas e instantâneas – o dinheiro cai na conta destino em segundos, não importa o horário ou dia da semana. É importante lembrar que opções mais antigas, como o TED e DOC, não são gratuitas e só funcionam em dias úteis e em horário comercial.
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As facilidades da nova tecnologia do Banco Central atingiram até mesmo como as pessoas enxergam suas respectivas instituições financeiras. Segundo o levantamento feito pela Bain & Company, por meio do NPS Prism (ferramenta usada para medir a experiência do cliente), a adoção do Pix resultou no aumento da satisfação dos clientes com os bancos.
A pesquisa ouviu 250 mil participantes para comparar a percepção dos usuários entre o último trimestre de 2020 com o primeiro trimestre de 2021. Também foram coletadas informações de mais de 50 bancos tradicionais, digitais e corretoras.
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“Isso corrobora o impacto do Pix na experiência do cliente, em especial na transferência de dinheiro“, destaca Silvio Marote, sócio da Bain & Company. “As inovações trazidas pelo serviço podem servir de referência para melhorias em outras jornadas dos clientes. Será interessante seguir acompanhando como estas evoluções irão impactar os clientes nos próximos meses”, completa.
Ainda de acordo com o estudo, os clientes que já usam a ferramenta indicaram uma satisfação maior com as suas instituições financeiras (63%) em relação aos que ainda não utilizam o Pix, que mantiveram praticamente o mesmo patamar de NPS® do trimestre anterior (50%).
Além disso, quando questionados sobre as diferentes experiências relacionadas ao uso de sua conta bancária, os entrevistados indicaram que “transferir dinheiro” foi a jornada com a maior percepção de melhoria no primeiro trimestre de 2021 em relação ao período anterior.
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