• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Focus: projeção do mercado para IPCA sobe pela 8ªa semana seguida; veja o que esperar da Selic

Meta do Banco Central é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto porcentual para mais ou para menos; preços do petróleo impõe pressão sobre preços

Por Marianna Gualter

04/05/2026 | 9:13 Atualização: 04/05/2026 | 9:48

Boletim Focus: projeção suavizada de IPCA. (Foto: Adobe Stock)
Boletim Focus: projeção suavizada de IPCA. (Foto: Adobe Stock)

A mediana do relatório Focus para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)  de 2026 aumentou pela oitava semana consecutiva, desta vez de 4,86% para 4,89%, distanciando-se ainda mais do teto da meta perseguida pelo Banco Central (BC), de 4,50%. O movimento reflete a escalada das incertezas com a guerra no Oriente Médio, que provocou uma disparada nos preços do petróleo.

Leia mais:
  • Calendário econômico da semana: ata do Copom e dados de serviços nos EUA movimentam a agenda
  • Viu RMC no extrato do INSS? Entenda o risco do consignado que pode prender aposentados a uma dívida infinita
  • BTG ainda vê risco nos FIIs e mantém preferência por fundos mais seguros, apesar da queda da Selic
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Considerando apenas as 107 estimativas atualizadas nos últimos cinco dias úteis, mais sensíveis a novidades, a mediana subiu de 4,89% para 4,91%, conforme o boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (4).

A estimativa intermediária do mercado para o IPCA de 2027 ficou estável em 4,00% nesta leitura, após cinco semanas de elevação. Há um mês, era de 3,85%. Considerando apenas as 104 projeções atualizadas nos últimos cinco dias úteis, também permaneceu em 4,00%.

A trajetória prevista pelo mercado segue acima da esperada pelo Banco Central, mesmo depois da revisão das estimativas do Comitê de Política Monetária (Copom) na última quarta-feira (29). No comunicado da reunião de abril, o colegiado subiu a projeção de 2026, de 3,9% para 4,6%, e para o IPCA de 2027, atual horizonte relevante da política monetária, de 3,3% para 3,5%.

  • Saiba amis: Onde investir com segurança com a Selic a 14,50%

Na ocasião, o Copom observou que as projeções de inflação apresentam um distanciamento adicional em relação à meta no horizonte relevante para a política monetária e ponderou que a incerteza sobre elas foi elevada consideravelmente, em função da falta de clareza sobre a duração dos conflitos no Oriente Médio e seus efeitos.

“O Comitê considera os impactos dos conflitos no Oriente Médio de forma prospectiva, em particular seus efeitos sobre a cadeia de suprimentos global e os preços de commodities que afetam direta e indiretamente a inflação no Brasil”, disse.

No Focus desta segunda-feira, a mediana para o IPCA de 2028 subiu pela segunda semana consecutiva, aumentou de 3,61% para 3,64%. Um mês antes, era de 3,60%. A estimativa intermediária para a inflação de 2029 permaneceu em 3,50% pela 35ª semana consecutiva.

Já a inflação suavizada recua

A mediana do relatório Focus para a inflação suavizada nos próximos 12 meses caiu pela segunda leitura seguida, desta vez de 4,09% para 4,05%. Um mês antes, a mediana era de 4,09%. Considerando apenas as estimativas atualizadas nos últimos cinco dias úteis, recuou de 4,10% para 4,07%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A medida ganhou importância nas análises do mercado financeiro após a regulamentação da meta de inflação contínua, válida a partir do ano passado. O novo alvo foi descumprido pela primeira vez em julho de 2025, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o IPCA fechou junho com alta de 5,35% em 12 meses – acima do teto da meta, de 4,50%, pelo sexto mês consecutivo.

No mesmo dia, o BC publicou uma carta aberta ao então ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informando que esperava que a inflação acumulada em 12 meses caísse abaixo do teto da meta no fim do primeiro trimestre de 2026.

O novo regime prevê que o cumprimento da meta seja apurado com base na inflação acumulada em 12 meses. Se a taxa ficar acima ou abaixo do intervalo de tolerância por seis meses consecutivos, considera-se que o BC perdeu o alvo.

A meta é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto porcentual para mais ou para menos. O ministro da Fazenda pode propor uma alteração ao Conselho Monetário Nacional (CMN), mas é necessário esperar 36 meses para que qualquer mudança tenha efeito.

Publicidade

A expectativa de inflação suavizada para os próximos 12 meses é calculada com base nas projeções das instituições para a inflação total nesse período. A cada nova divulgação do IPCA, a projeção para o mês mais antigo é substituída pelo novo dado.

Para evitar saltos bruscos nas expectativas devido à diferença entre o valor projetado e o realizado, o BC dilui esse desvio de forma gradual, do dia da divulgação até a próxima. O resultado é a inflação suavizada.

Projeção para Taxa Selic

A mediana do relatório para a taxa Selic no fim de 2026 permaneceu em 13,00% pela segunda leitura consecutiva, depois do Copom ter cortado os juros de 14,75% para 14,50% na última quarta-feira. Há um mês, a estimativa intermediária do mercado era que os juros fechariam o ano em 12,50%. A mediana vem sendo calibrada em meio à pressão inflacionária causada pela disparada dos preços do petróleo.

Considerando só as 98 estimativas atualizadas nos últimos cinco dias úteis, mais sensíveis a novidades, a mediana para a Selic no fim de 2026 também permaneceu em 13,00%.

A projeção do relatório no fim de 2027 se estabilizou em 11,00% também pela segunda leitura seguida. Um mês atrás, era de 10,50%. Considerando apenas as 98 estimativas atualizadas nos últimos cinco dias úteis, a mediana seguiu em 11,00%. A projeção para a Selic no fim de 2028 permaneceu em 10,00% pela 15ª leitura seguida. A estimativa para 2029 caiu de 9,75% para 10,00%. Um mês antes, também era de 9,75%.

Publicidade

No comunicado da decisão de quarta-feira, o Copom reafirmou serenidade e cautela na condução da política monetária. Também enfatizou que os passos futuros do processo de calibração da Selic poderão incorporar novas informações que aumentem a clareza sobre a profundidade e a extensão dos conflitos no Oriente Médio, assim como seus efeitos diretos e indiretos sobre o nível de preços ao longo do tempo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Boletim Focus
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
Cotações
04/05/2026 12h12 (delay 15min)
Câmbio
04/05/2026 12h12 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    “Não guarde dinheiro”: por que Elon Musk diz que poupar para a aposentadoria será inútil

  • 2

    “Mercado virou cassino”, diz Buffett; Berkshire mantém US$ 380 bi em caixa à espera de oportunidades

  • 3

    Banco do Brasil entra na disputa pela alta renda no aeroporto de Guarulhos e inaugura sala vip própria

  • 4

    Berkshire Hathaway lucra US$ 10 bi antes de conferência histórica sem Warren Buffett

  • 5

    Berkshire sem Buffett: 60 anos de lições do Oráculo de Omaha para investir melhor

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos com 60 anos ou mais conseguem desconto na conta de luz? Veja se você tem direito
Logo E-Investidor
Idosos com 60 anos ou mais conseguem desconto na conta de luz? Veja se você tem direito
Imagem principal sobre o Idosos precisam solicitar desconto na conta de luz presencialmente? Entenda
Logo E-Investidor
Idosos precisam solicitar desconto na conta de luz presencialmente? Entenda
Imagem principal sobre o Idosos conseguem descontos em casas de repouso; veja quanto e como afeta as finanças
Logo E-Investidor
Idosos conseguem descontos em casas de repouso; veja quanto e como afeta as finanças
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: beneficiários da Renda Mensal Vitalícia recebem o dinheiro?
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: beneficiários da Renda Mensal Vitalícia recebem o dinheiro?
Imagem principal sobre o FGTS: pacientes que precisam de órtese podem sacar o dinheiro; entenda como
Logo E-Investidor
FGTS: pacientes que precisam de órtese podem sacar o dinheiro; entenda como
Imagem principal sobre o Bolsa Família: passo a passo para consultar se o benefício já pode ser sacado
Logo E-Investidor
Bolsa Família: passo a passo para consultar se o benefício já pode ser sacado
Imagem principal sobre o Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Logo E-Investidor
Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Imagem principal sobre o BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Logo E-Investidor
BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Últimas: Tempo Real
Berkshire pós-Buffett: diversificação e longo prazo são as lições da conferência, segundo a Avenue
Tempo Real
Berkshire pós-Buffett: diversificação e longo prazo são as lições da conferência, segundo a Avenue

Especialista que esteve no evento diz que se surpreendeu com perfil dos executivos da companhia; sucessão planejada por anos deve assegurar a cultura da organização

04/05/2026 | 10h27 | Por Isabela Ortiz
Dólar hoje sobe com tensão no Oriente Médio e com política tarifária de Trump
Tempo Real
Dólar hoje sobe com tensão no Oriente Médio e com política tarifária de Trump

Declarações do Irã e ameaças tarifárias dos EUA elevam cautela global; no Brasil, juros altos ainda sustentam o real

04/05/2026 | 09h23 | Por Daniel Rocha e Silvana Rocha, do Broadcast
Suzano (SUZB3): XP avalia resultados do 1T26 como abaixo do esperado, com destaque negativo para Ebitda
Tempo Real
Suzano (SUZB3): XP avalia resultados do 1T26 como abaixo do esperado, com destaque negativo para Ebitda

Indicador recuou 9%, abaixo do esperado pela corretora; desempenho de embalagens nos Estados Unidos pressionou balanço

04/05/2026 | 08h41 | Por Vinícius Novais
Dow Jones hoje: petróleo salta mais de 5% com crise em Ormuz e aumenta cautela nas bolsas de NY
Tempo Real
Dow Jones hoje: petróleo salta mais de 5% com crise em Ormuz e aumenta cautela nas bolsas de NY

Donald Trump afirmou que as Forças Armadas vão escoltar navios presos na região, mas Irã considera a medida uma violação do cessar-fogo; veja os destaques dos mercados nos EUA

04/05/2026 | 07h38 | Por Giovana Pintan

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador