• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Por que Lula e Bolsonaro só fazem os fanáticos perderem dinheiro?

De fato, os candidatos mudarão sim a vida de uma pessoa. A vida deles próprios

Por Fabrizio Gueratto

06/01/2022 | 7:51 Atualização: 06/01/2022 | 7:51

Receba esta Coluna no seu e-mail
Lula e Bolsonaro devem ser candidatos ao cargo de presidente em 2022. Foto de Lula: Werther Santana/Estadão. Foto de Bolsonaro: Dida Sampaio/Estadão
Lula e Bolsonaro devem ser candidatos ao cargo de presidente em 2022. Foto de Lula: Werther Santana/Estadão. Foto de Bolsonaro: Dida Sampaio/Estadão

O ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) são os políticos mais populares da história recente do País. Isso é um fato. Não é achismo. É um fato. E negar este fato já mostra que você tem um viés de confirmação, ou seja, quer acreditar em algo que você quer que aconteça.

Leia mais:
  • "O mercado vai preferir Lula a Bolsonaro", diz Maílson da Nóbrega
  • Lula de volta ao jogo político? Analistas comentam
  • Franco: Guedes e Bolsonaro perderam credibilidade
  • Bolsonaro sanciona novo marco cambial. Veja o que muda
Cotações
10/05/2026 1h44 (delay 15min)
Câmbio
10/05/2026 1h44 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É exatamente assim que funciona nos investimentos quando estudamos as finanças comportamentais. Por exemplo, você acredita tanto em uma determinada ação de uma empresa que acaba buscando apenas informações que confirmem aquilo em que você quer acreditar.

Negar que Lula, hoje, tem a maior chance de ser eleito é simplesmente negar um fato. E digo isso mesmo nunca tendo votado em um partido de esquerda, simplesmente por sempre acreditar que a filosofia populista vai totalmente contra a matemática, mas isso é outra história.

Publicidade

E eu, sinceramente, não espero nada de um presidente para mudar a minha vida. Eu simplesmente corro atrás. Eu ganhei dinheiro no governo Fernando Henrique Cardoso, ganhei dinheiro no governo Lula e também no governo Dilma (PT) e Bolsonaro. Se não atrapalhar muito o país, já está bom.

O nosso maior ativo é o tempo. Não é filosofia barata, não. É a realidade. Temos 24 horas por dia para ganhar dinheiro, empreender, estar com nossos amigos, se divertir. E não importa quanto dinheiro você tenha. Ninguém compra tempo.

Se você está usando grande parte do seu tempo para ficar nas redes sociais atacando ou defendendo Lula ou Bolsonaro, significa que ou você está com tempo sobrando ou você não sabe o valor deste recurso. Acredite. Se Lula ganhar, o Brasil não vai virar a Venezuela, assim como se Bolsonaro for reeleito nosso PIB não vai crescer 7% ao ano. E mesmo que crescesse, isso não quer dizer que a sua vida mudaria.

Ficar defendendo um político como um fanático faz você perder três coisas essenciais. A primeira são os amigos e eles fazem parte do seu network, que é essencial na vida para ganharmos dinheiro. A segunda é o seu tempo, ativo de maior valor que temos. A terceira coisa que você vai perder é dinheiro, pois a sua análise de risco e consequentemente rebalanceamento da sua carteira de investimentos de acordo com o cenário econômico, estarão comprometidos.

Publicidade

Lula e Bolsonaro mudarão sim a vida de uma pessoa: a deles próprios.

Leia mais sobre o impacto de Lula e Bolsonaro para o mercado financeiro e assista ao vídeo exclusivo para saber se Lula e Bolsonaro podem beneficiar ou não a B3 (B3SA3):

Esta coluna não reflete necessariamente a opinião editorial do Estadão Investidor.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Jair Bolsonaro
  • Lula [Luiz Inácio Lula da Silva]

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa sobe com payroll forte, apesar de tensão no Oriente Médio; dólar cai a R$ 4,89

  • 2

    IPO da Compass vai reabrir janela na B3? Entenda por que retomada ainda pode demorar

  • 3

    Tesouro Reserva estreia com toque de campainha na B3; novo título terá liquidez 24 horas e aplicação a partir de R$ 1

  • 4

    Bancos intensificam guerra por clientes com pontos no cartão; compare benefícios e veja qual vale mais

  • 5

    Os 7 hábitos das famílias mais ricas do mundo para ter sucesso, segundo o JPMorgan

Publicidade

Quer ler as Colunas de Fabrizio Gueratto em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o FGTS: quem vai se aposentar pode sacar todas as contas com saldo? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
FGTS: quem vai se aposentar pode sacar todas as contas com saldo? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Idosos com mais de 70 anos têm direito ao transporte gratuito? Saiba como funciona para esta faixa etária
Logo E-Investidor
Idosos com mais de 70 anos têm direito ao transporte gratuito? Saiba como funciona para esta faixa etária
Imagem principal sobre o Idosos podem economizar na conta de luz: como funciona o desconto de 100% na fatura?
Logo E-Investidor
Idosos podem economizar na conta de luz: como funciona o desconto de 100% na fatura?
Imagem principal sobre o Idosos com 60 anos e com 80 anos não têm a mesma prioridade no atendimento preferencial; veja como funciona
Logo E-Investidor
Idosos com 60 anos e com 80 anos não têm a mesma prioridade no atendimento preferencial; veja como funciona
Imagem principal sobre o 3 estratégias para você acumular riqueza e mudar a vida financeira
Logo E-Investidor
3 estratégias para você acumular riqueza e mudar a vida financeira
Imagem principal sobre o Quem mora com idosos pode ter desconto na conta de água; entenda como funciona
Logo E-Investidor
Quem mora com idosos pode ter desconto na conta de água; entenda como funciona
Imagem principal sobre o Bilhete para gratuidade no Metrô: onde idosos podem solicitar o cartão?
Logo E-Investidor
Bilhete para gratuidade no Metrô: onde idosos podem solicitar o cartão?
Imagem principal sobre o 13º salário do INSS antecipado: saiba qual é o novo valor das parcelas
Logo E-Investidor
13º salário do INSS antecipado: saiba qual é o novo valor das parcelas
Últimas: Colunas
Você trabalha e o Leão morde. Como aprender a se defender?
Evandro Mello
Você trabalha e o Leão morde. Como aprender a se defender?

O Leão sempre vai estar ali. Mas quem se informa aprende a domá-lo. Entenda como reduzir a mordida e ficar com mais do seu dinheiro

09/05/2026 | 06h30 | Por Evandro Mello
Tesouro Reserva: o que muda para o investidor com o novo título do Tesouro Direto
Eduardo Mira
Tesouro Reserva: o que muda para o investidor com o novo título do Tesouro Direto

Tesouro Nacional lança título com liquidez instantânea via Pix, sem ideal para reserva de emergência

08/05/2026 | 14h23 | Por Eduardo Mira
A sofisticação em investimentos não está nos ativos, mas nos processos
William Eid
A sofisticação em investimentos não está nos ativos, mas nos processos

Investir em ouro ou criptoativos não é sinal de maturidade financeira; a verdadeira sofisticação está em investir com base em objetivos

07/05/2026 | 17h18 | Por William Eid
OPINIÃO: Os endividados de hoje são os ostentadores de ontem e serão os sustentados pelos filhos de amanhã
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO: Os endividados de hoje são os ostentadores de ontem e serão os sustentados pelos filhos de amanhã

É a síndrome do 'venci na vida' parcelada em 60 vezes

07/05/2026 | 14h50 | Por Fabrizio Gueratto

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador