Comportamento

E-Investidor: projeto de finanças e investimentos do Estadão completa 2 anos

Projeto multiplataforma ampliou a cobertura do Estadão nos momentos mais desafiadores para o investidor pessoa física

E-Investidor: projeto de finanças e investimentos do Estadão completa 2 anos
O E-Investidor completa 2 anos nesta quarta-feira, dia 23 de março de 2022

O E-Investidor comemora o seu segundo ano de existência nesta quarta-feira, dia 23 de março. O projeto multiplataforma do Estadão, com patrocínio da Ágora Investimentos, foi ao ar no auge da crise provocada pela covid-19.

Lá em 2020, o mercado financeiro global estava recheado de incertezas. Naquele dia, o Ibovespa encerrou o pregão de 23 de março em queda 5,2%, aos 63.570 pontos – só para se ter ideia, a baixa do principal índice da B3 estava acumulada em 45% no ano.

Dois anos depois, o Ibov recuperou o patamar pré-pandemia e já mira novamente os 120 mil pontos, aos 118.076 mil pontos nesta quarta-feira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nessa toada, o E-Investidor reforçou sua autoridade como referência para os leitores navegarem no conturbado universo dos investimentos. Com a volta da inflação e dos juros mais altos, por exemplo, nosso time mostrou os reflexos para a economia do País e como o investidor poderia minimizar o risco das aplicações para aumentar seus rendimentos.

Em janeiro deste ano, o presidente e CEO da BlackRock, Larry Fink, também deu um poderoso ultimato aos executivos do mundo ao pedir que as empresas apresentassem modelos de negócios compatíveis com uma economia neutra em carbono. A tradicional carta de Fink foi divulgada em primeira mão pelo E-Investidor com um recado claro: risco climático é um risco de investimento. Ali deixamos orientações para o leitor como uma realocação de capitais poderia impulsionar retornos duradouros.

Mais recentemente, com o agravamento da guerra entre Rússia e Ucrânia, alertamos sobre o desequilíbrio entre a oferta e demanda das commodities no mercado. O ouro se tornou um porto seguro para proteger o patrimônio contra a volatilidade.

Mas nem tudo tem sido sobre renda variável e bolsa de valores por aqui. Nossas reportagens também têm guiado os brasileiros na sua relação com o dinheiro, como mostram essas dicas para fugir de dívidas, começar o ano no azul e o motivo de evitar aplicações na poupança para não sofrer com baixa rentabilidade.

As newsletters gratuitas também têm ajudado nesse processo de aprendizado. Todos os dias, enviamos um e-mail na caixa de entrada dos assinantes com um resumo das notícias que movimentaram o dia com comentários irônicos e bem-humorados do E-Investidor. Já a news Start to Invest, voltada para quem está começando a investir, é publicada às quintas-feiras; as ‘Mais lidas da semana’, aos sábados; e o melhor dos nossos Colunistas, aos domingos.

Publicidade

E falando sobre os colunistas, não posso deixar de destacar a relevância que eles entregam nos artigos sobre os assuntos que cercam o mercado. Seja sobre a bolsa de valores, com Fabrizio Gueratto e Rafael Paschoarelli, passando pela renda fixa, com Marília Fontes (a primeira colunista do site), fundos de investimentos com Luciana Seabra, day trade, com Carol Paiffer, mercado internacional, com Thiago de Aragão, criptomoedas, com Fabricio Tota e finanças comportamentais, com Ana Paula Hornos.

Vale destacar que o projeto vai além dos textos publicados diariamente no site. O E-Investidor nasceu multiplataforma: Para os ouvintes, o Minuto E-Investidor é reproduzido seis vezes por semana na programação da rádio Eldorado. No canal do YouTube, vocês acompanham nossas webséries, como o Papo, Café & Lucros e Me Convença.  Além disso, os leitores do jornal impresso recebem, aos sábados e segundas-feiras, páginas exclusivas com reportagens de destaque.

Não poderia deixar de citar os seguidores das nossas demais redes sociais – Instagram, Twitter, Facebook e Flipboard – que acompanham tudo o que acontece por aqui!

Celebramos neste dia a cobertura de dois anos históricos. No total, foram mais de 17,8 mil conteúdos publicados neste período para ajudar os investidores na missão de tomar melhores decisões financeiras! O nosso papel é continuar gerando conhecimento por meio de informação confiável.

Agradecemos pela participação e leitura de todos vocês. Contem com o nosso time para investir melhor.

Publicidade

Valéria Bretas
Editora–chefe do Estadão Investidor