• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

A Disney faz o que pode para atrair receita

Mesmo com o aumento da audiência nos seus canais de TV durante a pandemia, orçamento de comerciais caiu mais de 40%

Por E-Investidor

12/06/2020 | 19:37 Atualização: 08/12/2023 | 17:36

Painel da NYSE com a marca da Disney (Foto: Brendan McDermid/Reuters)
Painel da NYSE com a marca da Disney (Foto: Brendan McDermid/Reuters)

(Tiffany Hsu/ NYT News Service) – Do palco do Lincoln Center, o comediante americano Jimmy Kimmel observou quase 3.000 assentos vazios que, em qualquer outro ano, teriam sido preenchidos para a apresentação anual da Walt Disney Co. aos anunciantes. “Esqueci de excluir isso do meu iCal”, disse ele em vídeo apresentado aos clientes da gigante de mídia. Na realidade, o apresentador do “Jimmy Kimmel Live!” na rede ABC da Disney não estava nem perto do marco de Nova York, depois de filmar em frente a um croma key, ou seja, uma tela verde que permite aplicar efeitos visuais no fundo.

Leia mais:
  • O CEO que tenta salvar a Disney da crise
  • Arábia Saudita gasta bilhões em ações de Uber, Facebook e Disney
  • Parques, filmes, streaming, ESPN… O impacto da crise na Disney
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O conjunto gerado por computador foi uma das muitas concessões que as redes de TV fizeram quando a pandemia do coronavírus adiou a série de eventos em que os anunciantes participam de festas com canapés e coquetéis e circulam em meio à celebridades, destinadas a animar a próxima temporada da TV americana. “Você quer camarão? No próximo ano, daremos camarão ”, disse Kimmel aos anunciantes que o observavam de casa este ano. “Mas, enquanto isso, precisamos de dinheiro.”

As agências de publicidade ainda estão pensando em como fazer negócios na pandemia. Os maiores anunciantes, como Anheuser-Busch e L’Oreal, reduziram o aporte em campanhas de marketing. Muitos outros estão se esquivando das promessas comerciais de longo prazo e optando por acordos feitos por um curto período.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A flexibilidade nunca foi tão importante. As empresas passaram a se esforçar para ajustar suas reações às notícias: primeiro optando por cautela durante a pandemia e depois, nos últimos dias, interrompendo algumas campanhas publicitárias por sensibilidade aos protestos nacionais contra o racismo e a brutalidade policial no caso George Floyd. Com os cinemas fechados em Nova York, as empresas de mídia recorreram a apresentações menos elaboradas para manter os anunciantes interessados.

Após os eventos da NBC Universal, Viacom CBS e outras empresas de média, a Disney apresentou o que chamou de “roadshow virtual” composto por sete apresentações, exibidas a agências de publicidade nas últimas duas semanas. Os executivos destacaram os próximos shows de vários canais da Disney: dramas de FX estrelando Jeff Bridges e Matthew McConaughey; um thriller policial de David E. Kelley na ABC; um documentário da ESPN sobre Tom Brady.

Houve aparições de Alex Rodriguez, Gordon Ramsay, David Muir, Robin Roberts e Bear Grylls. Em uma apresentação para os repórteres, Jeff Meacham, ator do “Black-ish” da ABC, conversou com uma boneca Barbie. Ryan Seacrest, que hospeda o “American Idol”, chamou a Disney de “máquina de longo alcance” por sua popularidade em várias gerações. Kerry Washington, que estrela “Little Fires Everywhere” em Hulu, falou sobre as oportunidades para os produtos.

O tópico “atrasos na produção” revelou o efeito da pandemia. A nova temporada do programa da National Geographic “Genius”, com Cynthia Erivo como Aretha Franklin, interrompeu as filmagens com dois episódios em aberto. “Supermarket Sweep”, um game show da ABC apresentado por Leslie Jones, foi paralisado pouco antes do início das filmagens. Após a morte de George Floyd, a Disney adicionou uma nota às apresentações expressando apoio à comunidade negra, dizendo que a empresa estava “lutando para entender todas as tragédias recentes” e que estava “indignada com a morte de George Floyd entre muitos outros.”

Publicidade

A audiência na TV aumentou durante a pandemia, mas as empresas reduziram o orçamento de comerciais em mais de 40%, segundo a empresa de pesquisa Kantar. Os anúncios, que ficaram cada vez mais caros nos últimos anos, foram negociados por 20% ou por valores mais baixos, disseram os anunciantes. A receita de publicidade da Disney deve cair US$ 1,4 bilhão este ano e não se recuperará totalmente por mais dois anos, de acordo com uma previsão da empresa de pesquisa Moffett Nathanson. “Muitos anunciantes não conseguem se comprometer com os orçamentos e muitas redes de TV não terminaram o produto para vender”, afirma Tim Nollen, analista da Macquarie Capital, em nota aos investidores.

As empresas cancelaram entre 15% e 20% das verbas do terceiro trimestre com a ABC, disse Rita Ferro, chefe da área comercial da Disney, em entrevista. As redes esperam que as vendas se recuperem com o retorno do golfe e de outros esportes. Para atrair verbas publicitárias, as redes estão sujeitas a condições flexíveis de pagamento. “As pessoas e as marcas estão começando a se sentir um pouco mais… não vou dizer ‘confortável’ com o novo normal, mas entendendo que elas precisam voltar ao mercado”, diz Ferro.

A Disney tem um novo executivo-chefe, Bob Chapek, que substituiu Bob Iger em fevereiro. Ele teve de anunciar que o lucro da Disney caiu mais de 90% em seu trimestre mais recente. O chefe da transmissão, Kevin Mayer, deixou a Disney no mês passado para se tornar o executivo-chefe da TikTok. O monólogo virtual de Kimmel foi pontilhado com aplausos falsos. “Estamos uma bagunça”, disse o comediante. “Não sabemos quem é nosso chefe.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Disney
Cotações
12/12/2025 13h14 (delay 15min)
Câmbio
12/12/2025 13h14 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Gerdau: como tarifas dos EUA e o aço chinês estão afetando a siderúrgica brasileira

  • 2

    14 instituições de previdência aplicaram em fundo imobiliário do Master que já perdeu 70% de valor de mercado

  • 3

    Copom segura Selic a 15%: onde investir agora e como se preparar para o possível corte de juros em 2026

  • 4

    13º salário 2025: segunda parcela cai até dia 19; veja quanto você vai receber na calculadora do E-Investidor

  • 5

    Ibovespa hoje fecha acima de 159 mil pontos após Fed cortar juros nos EUA em decisão dividida

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: o que é um bolão?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: o que é um bolão?
Imagem principal sobre o Cidades de Minas Gerais recebem mutirões do INSS neste final de semana; entenda
Logo E-Investidor
Cidades de Minas Gerais recebem mutirões do INSS neste final de semana; entenda
Imagem principal sobre o Aposentadoria por incapacidade permanente: como funciona a avaliação médica?
Logo E-Investidor
Aposentadoria por incapacidade permanente: como funciona a avaliação médica?
Imagem principal sobre o Quem não pode voltar à sua função no trabalho é aposentado automaticamente?
Logo E-Investidor
Quem não pode voltar à sua função no trabalho é aposentado automaticamente?
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: veja os estados que tiveram mais ganhadores
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: veja os estados que tiveram mais ganhadores
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (12/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (12/12)
Imagem principal sobre o FGTS: uso do saldo em imóveis até R$ 2,25 milhões deve beneficiar quem tem qual renda?
Logo E-Investidor
FGTS: uso do saldo em imóveis até R$ 2,25 milhões deve beneficiar quem tem qual renda?
Imagem principal sobre o Mega Sena 2950: MAIS DE R$ 30 MILHÕES HOJE (11); veja novo horário
Logo E-Investidor
Mega Sena 2950: MAIS DE R$ 30 MILHÕES HOJE (11); veja novo horário
Últimas:
Resultado da Dia de Sorte 1151: CONTINUA ACUMULADO! Prêmio vai para R$ 950 mil
Loterias
Resultado da Dia de Sorte 1151: CONTINUA ACUMULADO! Prêmio vai para R$ 950 mil

A extração de quinta-feira (11) ocorreu às 21h do horário de Brasília, no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP)

12/12/2025 | 12h52 | Por Jéssica Anjos
Timemania de ontem (11): AINDA NÃO SAIU! Prêmio acumulado sobe para R$ 65 milhões
Loterias
Timemania de ontem (11): AINDA NÃO SAIU! Prêmio acumulado sobe para R$ 65 milhões

A modalidade que contava com o maior prêmio da noite foi acompanhada por diversos espectadores no canal da Caixa no YouTube

12/12/2025 | 12h41 | Por Jéssica Anjos
Neoenergia (NEOE3) paga R$ 1 bilhão em dividendos e JCP; veja quem recebe e o valor por ação
Tempo Real
Neoenergia (NEOE3) paga R$ 1 bilhão em dividendos e JCP; veja quem recebe e o valor por ação

O pagamento de dividendos será realizado até fevereiro de 2026, enquanto os JCP até dezembro do ano que vem

12/12/2025 | 12h40 | Por Camila Vech
Petrobras (PETR3) sólida no pré-sal, mas ‘dividend yield’ fraco pesa no humor do mercado, diz Itaú BBA
Tempo Real
Petrobras (PETR3) sólida no pré-sal, mas ‘dividend yield’ fraco pesa no humor do mercado, diz Itaú BBA

Diagnóstico do Itaú BBA mostra uma Petrobras altamente eficiente no pré-sal, porém menos atraente ao mercado devido ao dividend yield menor e à rigidez do Capex

12/12/2025 | 12h33 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador