• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

A Disney faz o que pode para atrair receita

Mesmo com o aumento da audiência nos seus canais de TV durante a pandemia, orçamento de comerciais caiu mais de 40%

Por E-Investidor

12/06/2020 | 19:37 Atualização: 08/12/2023 | 17:36

Painel da NYSE com a marca da Disney (Foto: Brendan McDermid/Reuters)
Painel da NYSE com a marca da Disney (Foto: Brendan McDermid/Reuters)

(Tiffany Hsu/ NYT News Service) – Do palco do Lincoln Center, o comediante americano Jimmy Kimmel observou quase 3.000 assentos vazios que, em qualquer outro ano, teriam sido preenchidos para a apresentação anual da Walt Disney Co. aos anunciantes. “Esqueci de excluir isso do meu iCal”, disse ele em vídeo apresentado aos clientes da gigante de mídia. Na realidade, o apresentador do “Jimmy Kimmel Live!” na rede ABC da Disney não estava nem perto do marco de Nova York, depois de filmar em frente a um croma key, ou seja, uma tela verde que permite aplicar efeitos visuais no fundo.

Leia mais:
  • O CEO que tenta salvar a Disney da crise
  • Arábia Saudita gasta bilhões em ações de Uber, Facebook e Disney
  • Parques, filmes, streaming, ESPN… O impacto da crise na Disney
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O conjunto gerado por computador foi uma das muitas concessões que as redes de TV fizeram quando a pandemia do coronavírus adiou a série de eventos em que os anunciantes participam de festas com canapés e coquetéis e circulam em meio à celebridades, destinadas a animar a próxima temporada da TV americana. “Você quer camarão? No próximo ano, daremos camarão ”, disse Kimmel aos anunciantes que o observavam de casa este ano. “Mas, enquanto isso, precisamos de dinheiro.”

As agências de publicidade ainda estão pensando em como fazer negócios na pandemia. Os maiores anunciantes, como Anheuser-Busch e L’Oreal, reduziram o aporte em campanhas de marketing. Muitos outros estão se esquivando das promessas comerciais de longo prazo e optando por acordos feitos por um curto período.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A flexibilidade nunca foi tão importante. As empresas passaram a se esforçar para ajustar suas reações às notícias: primeiro optando por cautela durante a pandemia e depois, nos últimos dias, interrompendo algumas campanhas publicitárias por sensibilidade aos protestos nacionais contra o racismo e a brutalidade policial no caso George Floyd. Com os cinemas fechados em Nova York, as empresas de mídia recorreram a apresentações menos elaboradas para manter os anunciantes interessados.

Após os eventos da NBC Universal, Viacom CBS e outras empresas de média, a Disney apresentou o que chamou de “roadshow virtual” composto por sete apresentações, exibidas a agências de publicidade nas últimas duas semanas. Os executivos destacaram os próximos shows de vários canais da Disney: dramas de FX estrelando Jeff Bridges e Matthew McConaughey; um thriller policial de David E. Kelley na ABC; um documentário da ESPN sobre Tom Brady.

Houve aparições de Alex Rodriguez, Gordon Ramsay, David Muir, Robin Roberts e Bear Grylls. Em uma apresentação para os repórteres, Jeff Meacham, ator do “Black-ish” da ABC, conversou com uma boneca Barbie. Ryan Seacrest, que hospeda o “American Idol”, chamou a Disney de “máquina de longo alcance” por sua popularidade em várias gerações. Kerry Washington, que estrela “Little Fires Everywhere” em Hulu, falou sobre as oportunidades para os produtos.

O tópico “atrasos na produção” revelou o efeito da pandemia. A nova temporada do programa da National Geographic “Genius”, com Cynthia Erivo como Aretha Franklin, interrompeu as filmagens com dois episódios em aberto. “Supermarket Sweep”, um game show da ABC apresentado por Leslie Jones, foi paralisado pouco antes do início das filmagens. Após a morte de George Floyd, a Disney adicionou uma nota às apresentações expressando apoio à comunidade negra, dizendo que a empresa estava “lutando para entender todas as tragédias recentes” e que estava “indignada com a morte de George Floyd entre muitos outros.”

Publicidade

A audiência na TV aumentou durante a pandemia, mas as empresas reduziram o orçamento de comerciais em mais de 40%, segundo a empresa de pesquisa Kantar. Os anúncios, que ficaram cada vez mais caros nos últimos anos, foram negociados por 20% ou por valores mais baixos, disseram os anunciantes. A receita de publicidade da Disney deve cair US$ 1,4 bilhão este ano e não se recuperará totalmente por mais dois anos, de acordo com uma previsão da empresa de pesquisa Moffett Nathanson. “Muitos anunciantes não conseguem se comprometer com os orçamentos e muitas redes de TV não terminaram o produto para vender”, afirma Tim Nollen, analista da Macquarie Capital, em nota aos investidores.

As empresas cancelaram entre 15% e 20% das verbas do terceiro trimestre com a ABC, disse Rita Ferro, chefe da área comercial da Disney, em entrevista. As redes esperam que as vendas se recuperem com o retorno do golfe e de outros esportes. Para atrair verbas publicitárias, as redes estão sujeitas a condições flexíveis de pagamento. “As pessoas e as marcas estão começando a se sentir um pouco mais… não vou dizer ‘confortável’ com o novo normal, mas entendendo que elas precisam voltar ao mercado”, diz Ferro.

A Disney tem um novo executivo-chefe, Bob Chapek, que substituiu Bob Iger em fevereiro. Ele teve de anunciar que o lucro da Disney caiu mais de 90% em seu trimestre mais recente. O chefe da transmissão, Kevin Mayer, deixou a Disney no mês passado para se tornar o executivo-chefe da TikTok. O monólogo virtual de Kimmel foi pontilhado com aplausos falsos. “Estamos uma bagunça”, disse o comediante. “Não sabemos quem é nosso chefe.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Disney
Cotações
03/12/2025 19h06 (delay 15min)
Câmbio
03/12/2025 19h06 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Novo imposto sobre renda na Bolsa atrai investidor para ETFs de dividendos; veja o que gestoras e analistas projetam para 2026

  • 2

    Tecnologia cripto vai salvar o dólar do ataque dos BRICs – e Trump sabe disso, diz CEO da Hashdex

  • 3

    Dividendos em dezembro: bancos e analistas ajustam carteiras em meio a recordes do Ibovespa e expectativa de corte de juros

  • 4

    Ibovespa 2026: Morgan Stanley projeta 200 mil pontos; veja o que dizem Bradesco Asset e UBS BB

  • 5

    Vale Day 2025: os pontos-chave para decidir se investir na mineradora faz sentido

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como consultar o número do PIS/PASEP pela Carteira de Trabalho Digital
Logo E-Investidor
Como consultar o número do PIS/PASEP pela Carteira de Trabalho Digital
Imagem principal sobre o Quem deve pagar o IPVA: comprador ou vendedor?
Logo E-Investidor
Quem deve pagar o IPVA: comprador ou vendedor?
Imagem principal sobre o 13º salário do INSS: qual número final do cartão previdenciário recebe hoje (03)?
Logo E-Investidor
13º salário do INSS: qual número final do cartão previdenciário recebe hoje (03)?
Imagem principal sobre o Como solicitar o parcelamento da conta de luz?
Logo E-Investidor
Como solicitar o parcelamento da conta de luz?
Imagem principal sobre o Resultado da Lotofácil: NOVO HORÁRIO; veja quando saem números dos R$ 5 milhões hoje (02)
Logo E-Investidor
Resultado da Lotofácil: NOVO HORÁRIO; veja quando saem números dos R$ 5 milhões hoje (02)
Imagem principal sobre o Financiamento de carro particular: como funciona?
Logo E-Investidor
Financiamento de carro particular: como funciona?
Imagem principal sobre o BTV caiu? Veja as melhores alternativas legais em 2025 – seguras, baratas e aprovadas pela Anatel
Logo E-Investidor
BTV caiu? Veja as melhores alternativas legais em 2025 – seguras, baratas e aprovadas pela Anatel
Imagem principal sobre o Ficou milionário? Aprenda a proteger o seu patrimônio
Logo E-Investidor
Ficou milionário? Aprenda a proteger o seu patrimônio
Últimas:
Loteria Federal 6023-2: NOVO HORÁRIO! Veja quando bilhetes serão sorteados
Loterias
Loteria Federal 6023-2: NOVO HORÁRIO! Veja quando bilhetes serão sorteados

A extração irá acontecer no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP), com alteração do horário divulgada pela Caixa

03/12/2025 | 19h00 | Por Jéssica Anjos
China e Brasil devem impulsionar mercados emergentes em 2026, diz JPMorgan ao elevar recomendações dos países
Tempo Real
China e Brasil devem impulsionar mercados emergentes em 2026, diz JPMorgan ao elevar recomendações dos países

Lucros em alta, juros mais baixos e reformas estruturais em destaque devem sustentar o desempenho de ativos

03/12/2025 | 18h53 | Por Luís Eduardo Leal
O número que pode virar o mês: PIB do 3º tri testa a força do rali na B3
Mercado
O número que pode virar o mês: PIB do 3º tri testa a força do rali na B3

Mercado inicia mês atento ao PIB do terceiro trimestre, que pode definir se o rali histórico do Ibovespa ganha fôlego ou abre espaço para realização de lucros

03/12/2025 | 18h17 | Por Isabela Ortiz
Unipar (UNIP5) dispara 15% com anúncio de dividendos de R$ 6 por ação
Tempo Real
Unipar (UNIP5) dispara 15% com anúncio de dividendos de R$ 6 por ação

Conselho de administração da empresa aprovou a distribuição de dividendos de R$ 700 milhões

03/12/2025 | 17h56 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador