Comportamento

O que o ChatGPT diz sobre a ata da última reunião do Copom?

O Bradesco desenvolveu um indicador que analisa atas com Inteligência Artificial

O que o ChatGPT diz sobre a ata da última reunião do Copom?
O ChatGPT tem se popularizado rapidamente. Foto: Peter Morgan/AP
  • Interpretar atas e comunicados do Comitê de Política Monetária (Copom) representa uma tarefa fundamental para economistas e agentes do mercado financeiro
  • Fica então a pergunta: será que o ChatGPT pode ler com precisão as mensagens do Copom?
  • Em artigo do Bradesco, os analistas Myriã Bast, Marcelo Gazzano e Hoechst Cornélio da Silva dizem que o desempenho da inteligência artificial (IA) pode ser sim satisfatório

Interpretar atas e comunicados do Comitê de Política Monetária (Copom) representa uma tarefa fundamental para economistas e agentes do mercado financeiro. Por meio da análise desses textos é possível ter indicativos das próximas movimentações de juros no Brasil ao interpretar como o Banco Central compreende o cenário econômico do País. Mas, e se um robô pudesse fazer sua própria interpretação do documento?

Em artigo do Bradesco, os analistas Myriã Bast, Marcelo Gazzano e Hoechst Cornélio da Silva destacam ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial generativa que produz conteúdos novos e é capaz de desenvolver um diálogo, para interpretar o comunicado do Copom. O resultado, contaram, foi “satisfatório”.

A instituição financeira desenvolveu uma metodologia para pontuar as comunicações escritas do Banco Central, indicando quais textos são mais duros (tom Hawkish) e quais estão menos preocupados com a inflação (tom Dovish).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Funciona da seguinte forma: a IA recebe cada parágrafo da ata ou comunicado do Copom, juntamente com um contexto da situação econômica brasileira e um comando, descrevendo o que ela deve realizar. Uma nota próxima de -100 sinaliza um posicionamento mais Hawkish da autoridade monetária, enquanto valores próximos a +100 indicam uma visão mais Dovish. Pontuações perto de 0 representam um posicionamento neutro.

Esse processo foi feito em todas as 55 atas e 55 comunicados do Copom desde julho de 2016, o que permitiu ao Bradesco construir uma série histórica do indicador. Na comparação entre as análises da IA com a variação efetiva da taxa Selic, há uma compatibilidade de 82% durante o período, considerando apenas os comunicados da autoridade monetária.

Quando a IA analisou apenas as atas, a compatibilidade foi menor, de 58%. A diferença de resultados pode ser explicada pela natureza dos textos. Enquanto o comunicado é mais direto quanto aos fatores que conduziram à decisão do Copom, a ata tem um tamanho maior e aponta para outros riscos no cenário do Banco Central.

No entanto, em todo o período analisado, a IA não errou o sinal para a taxa de juros, classificando os textos como Hawkish nos momentos de alta e como Dovish em momentos de cortes. A única exceção se aplica ao período do começo da pandemia de Covid-19, quando a autoridade monetária expressou preocupação com o cenário global em suas comunicações, mas iniciou um ciclo de corte de juros.

O que o ChatGPT diz sobre a ata da última reunião do Copom?

Em relação à última ata do Copom, publicada na semana passada, o ChatGPT notou um posicionamento mais Hawkish. No documento, o Banco Central reforçou diversas vezes que a simples apresentação do arcabouço fiscal ao Congresso Nacional não traria uma mudança direta na política monetária. Ou seja, não há até agora uma “relação mecânica” entre os dois fatores.

Como próximos passos, o Bradesco deseja testar se o indicador com base na IA é capaz de antecipar movimentos de mercado, principalmente na precificação de juros de curto prazo após a divulgação dos comunicados. Mesmo com o desempenho satisfatório do ChatGPT, a instituição considera que os resultados ainda podem ser melhores. Ela agora pretende fornecer um conjunto de parágrafos rotulados por especialistas para servir de exemplo para a IA, além de refinar os comandos oferecidos.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos