• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Onde os brasileiros buscam informações antes de fazer um investimento?

Estudo do Banco Central com o Fungo Garantidor de Créditos ouviu 2 mil cidadãos de 16 a 79 anos em todo o País

Por Beatriz Rocha

24/11/2023 | 20:30 Atualização: 24/11/2023 | 20:30

(Foto: Envato Elements)
(Foto: Envato Elements)

Grande parte dos brasileiros buscam informações com amigos ou familiares na hora de investir. É o que revela o Relatório de Letramento Financeiro, realizado pelo Banco Central em parceria com o Fungo Garantidor de Créditos (FGC). O estudo ouviu 2 mil cidadãos de 16 a 79 anos em todo o território nacional entre os dias 13 de março e 12 de abril de 2023.

Leia mais:
  • Qual é o aplicativo de banco digital mais baixado do Brasil? Confira
  • Qual ação pode ser um bom negócio após a emissão do novo RG?
  • VÍDEO EXCLUSIVO: Eduardo Mira: “Ganho até R$ 60 mil mensais com dividendos”
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entre os entrevistados, 58,3% disseram procurar a recomendação de pessoas de seu círculo social antes de investir. Sites de comparação são usados por 54,8% dos participantes, enquanto 45,7% usam as informações fornecidas pela própria instituição financeira, conversando com gerentes ou atendentes do banco.

Informações de anúncios ou folhetos de publicidade sobre um produto específico também são levados em consideração por brasileiros, sendo que 40,8% disseram que consultam esse tipo de fonte antes de realizar uma aplicação.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em contrapartida, a recomendação de desconhecidos têm menor peso na decisão dos investidores. Apenas 24,3% afirmaram ouvir o conselho de influenciadores ao escolher um produto para investir.

Recentemente, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) estabeleceu novas regras para a contratação de “finfluencers” (influencers de finanças). O objetivo é deixar mais claro ao público quando o conteúdo gerado nas redes sociais se trata de publicidade de produtos de investimento.

O que é uma decisão bem-informada?

O relatório do BC e do FGC se baseou no Toolkit, metodologia desenvolvida pela Rede Internacional de Educação Financeira (International Network on Financial Education – Infe). Ele funciona como um manual que contém um questionário e orientações para entrevistas, coleta de informações e construção da base de dados, sendo utilizado para estudos de letramento financeiro das populações.

De acordo com as instruções de análise do Toolkit, um indivíduo toma uma decisão bem-informada quando analisa produtos especializados em sites de comparação de preços ou quando utiliza a recomendação de um consultor financeiro independente.

Nesse sentido, 32,1% dos entrevistados usaram ao menos uma dessas fontes de informação, estando esse comportamento menos associado a investidores com idades de 45 a 59 anos, renda familiar mensal de até dois salários-mínimos e residentes de cidades de porte pequeno.

Publicidade

Do total de participantes, 39,9% afirmaram ainda que consideraram várias opções de investimentos de diferentes instituições antes de tomarem a decisão pelo produto ou serviço. Vale ressaltar que os investidores com idades entre 25 e 34 anos estão mais associadas a essa prática de buscar diversas alternativas antes de tomar uma decisão.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Banco Central
  • Conteúdo E-Investidor
  • Educação Financeira
  • FGC
  • influenciadores
  • Investimentos
Cotações
02/03/2026 9h08 (delay 15min)
Câmbio
02/03/2026 9h08 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Geração Z impulsiona volta do vinil e dos livros físicos, e isso pesa no bolso dos pais

  • 2

    Como a guerra entre os EUA, Israel e o Irã pode afetar bolsa, dólar e petróleo; ouro e prata sobem quase 3%

  • 3

    Pix em 2026: aproximação, pagamentos automáticos e novas regras moldam o futuro

  • 4

    IR 2026: nova lógica tributária coloca imóveis e sucessão no centro do debate; o que muda?

  • 5

    Dólar perde status de refúgio e muda a lógica da diversificação global: ‘Não é apostar na moeda, é investir em ativos’

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o IPVA de São Paulo 2026: datas de vencimentos da terceira parcela já estão liberadas
Logo E-Investidor
IPVA de São Paulo 2026: datas de vencimentos da terceira parcela já estão liberadas
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como consultar a situação do vale de recarga pelo App Meu Social
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como consultar a situação do vale de recarga pelo App Meu Social
Imagem principal sobre o Bolsa Família libera calendário de março de 2026; veja as datas
Logo E-Investidor
Bolsa Família libera calendário de março de 2026; veja as datas
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de rendimentos dos dependentes?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de rendimentos dos dependentes?
Imagem principal sobre o Moradores de Juiz de Fora (MG) podem solicitar o saque calamidade do FGTS, após fortes chuvas
Logo E-Investidor
Moradores de Juiz de Fora (MG) podem solicitar o saque calamidade do FGTS, após fortes chuvas
Imagem principal sobre o Chuvas intensas: saque calamidade do FGTS é liberado para moradores de Minas Gerais
Logo E-Investidor
Chuvas intensas: saque calamidade do FGTS é liberado para moradores de Minas Gerais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como saber quais são os locais de revenda credenciados?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como saber quais são os locais de revenda credenciados?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual grupo recebe o auxílio hoje (27)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual grupo recebe o auxílio hoje (27)?
Últimas: Comportamento
Feito para homens, ocupado por elas: como o mercado financeiro tenta se adaptar ao público que sempre ignorou
Comportamento
Feito para homens, ocupado por elas: como o mercado financeiro tenta se adaptar ao público que sempre ignorou

Especialistas avaliam que produtos, comunicação e assessoria foram historicamente estruturados para um perfil que, durante décadas, tinha nome e gênero definidos

02/03/2026 | 08h00 | Por Murilo Melo
O bunker dos bilionários: a ilha de Miami onde Bezos e Zuckerberg buscam privacidade total
Comportamento
O bunker dos bilionários: a ilha de Miami onde Bezos e Zuckerberg buscam privacidade total

Exclusividade, segurança 24 horas e imóveis que chegam a US$ 200 milhões transformam Indian Creek Island em um dos endereços mais fechados e disputados dos Estados Unidos

01/03/2026 | 08h00 | Por Marco Quiroz-Gutierrez, da Fortune
Geração Z impulsiona volta do vinil e dos livros físicos, e isso pesa no bolso dos pais
Comportamento
Geração Z impulsiona volta do vinil e dos livros físicos, e isso pesa no bolso dos pais

Jovens impulsionam crescimento de discos, CDs e livros físicos ao buscar identidade e experiências fora das telas

28/02/2026 | 07h30 | Por Luba Kassova, da Fortune
Pokémon Winds e Waves: quanto custa jogar a nova geração no Brasil versus em 1996
Comportamento
Pokémon Winds e Waves: quanto custa jogar a nova geração no Brasil versus em 1996

Três décadas depois da primeira versão, custo de entrada na franquia segue próximo de três salários mínimos apesar da alta dos preços

27/02/2026 | 20h22 | Por Igor Markevich

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador