Comportamento

Pesquisa da Serasa identifica perfil dos brasileiros endividados

É o maior índice registrado desde março de 2020, no início da pandemia

Pesquisa da Serasa identifica perfil dos brasileiros endividados
Gastos com o cartão de crédito estão entre as principais dívidas dos inadimplentes. Foto: Pixabay
  • O número de brasileiros inadimplentes chegou a 63,4 milhões em outubro, segundo o ‘Mapa da inadimplência e renegociação de dívidas no Brasil’, levantamento mensal feito pelo Serasa
  • O montante é o maior registrado desde março de 2020, início da pandemia no Brasil, quando o índice chegou a 63,5 milhões

O número de brasileiros inadimplentes chegou a 63,4 milhões em outubro, segundo o ‘Mapa da inadimplência e renegociação de dívidas no Brasil’, levantamento mensal feito pelo Serasa. O montante é o maior registrado desde março de 2020, início da pandemia no Brasil, quando o índice chegou a 63,5 milhões.

O valor total das dívidas no Brasil também cresceu 3,37% em relação a setembro e chegou a R$ 253,65 bilhões. Em média, cada inadimplente deve R$ 4.000,60 aos credores e, no total, o número de dívidas no país chega a 213.268 milhões – um salto de 2,31% em relação ao mês anterior.

De acordo com a pesquisa, as dívidas com cartões de crédito e com bancos são os principais focos de inadimplência (28,5%). Esse segmento fica até mesmo na frente das dívidas relacionadas a contas básicas, como água, luz e gás, que respondem por 23,3% dos débitos pendentes. Gastos com varejo são 12,8% das dívidas e ficam em terceiro lugar entre os principais ‘vilões’.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre todas as faixas etárias, os jovens de 26 a 40 anos são os mais endividados (35,8%). Na outra ponta, eles são o terceiro grupo (18,37%) que mais negocia no Serasa Limpa Nome.

Quando o assunto são regiões mais inadimplentes, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são considerados os três estados com o maior número de endividados no Brasil. Juntos, somam 27,3 milhões de pessoas.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos