O que este conteúdo fez por você?
- Em levantamento digital feito com 16.119 brasileiros de 15 a 65 anos de idade com representantes de todos os estados, 53,58% têm como meta em 2022 guardar dinheiro
- Entre as principais metas de consumo estão comprar a casa própria e comprar um carro, sendo apontado por 9,59% e 7,42% dos entrevistados, respectivamente
- Olhando para a carreira, 14,35% buscam aprimorar ou começar a aprender inglês e 10,58% dos ouvidos desejam ser promovidos ao longo do ano
O ano de 2022 começou oficialmente com o primeiro dia útil na segunda-feira (3). Com ele, os projetos e sonhos devem começar a sair do papel. Além de planos sociais, profissionais, o planejamento financeiro também é uma das principais metas para o novo ano.
Leia também
Em levantamento digital feito com 16.119 brasileiros, com idades entre 15 a 65 anos e representantes de todos os estados, 53,58% responderam que têm como meta guardar dinheiro em 2022, seja para quitar dívidas (23,05%), reduzir despesas (16,19%), aplicar na poupança (9,92%) ou fazer um plano de previdência (4,45%).
Os dados foram levantados pela 7waves, aplicativo e startup voltada para estratégias de planejamento financeiro.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
De acordo com Rodolfo Ribeiro, CEO da 7waves, com a recessão técnica da economia, o aumento do desemprego e a insegurança devido à pandemia, as pessoas estão muito mais preocupadas em economizar para que consigam ter um planejamento financeiro mais flexível em 2022.
Além dos planos voltados para finanças, a empresa identificou que o maior nível de tecnologia na rotina e nos ambientes de trabalho faz com que as pessoas procurem mais capacitação. “Para alcançar novos objetivos ou crescer profissionalmente é importante que os estudos estejam sempre nas primeiras posições da lista de desejos. Isso faz diferença na hora de realizar os sonhos”, aponta Ribeiro.
Olhando para a carreira, 14,35% buscam aprimorar ou começar a aprender inglês e 10,58% dos ouvidos desejam ser promovidos ao longo do ano.
Em relação a hábitos de consumo, o CEO indica que a necessidade de planejar e ter gastos sob controle é essencial para alcançar o sonho sem ter o orçamento impactado. Entre as principais metas de consumo estão comprar a casa própria e comprar um carro, sendo apontado por 9,59% e 7,42% dos entrevistados, respectivamente.
Plano | Porcentagem |
Quitar dívidas | 23,02% |
Reduzir despesas | 16,19% |
Aprender inglês | 14,35% |
Praticar atividades físicas | 12,22% |
Ser promovido | 10,58% |
Guardar dinheiro na poupança | 9,92% |
Começar a graduação | 9,71% |
Ter a casa própria | 9,59% |
Conseguir um emprego | 8,13% |
Comprar um carro | 7,42% |
Viajar | 6,99% |
Emagrecer | 6,04% |
Ter uma alimentação saudável | 5,91% |
Abrir o próprio negócio | 5,81% |
Fazer previdência | 4,45% |
Cuidar da saúde mental | 3,64% |
Realizar uma pós-graduação | 2,41% |
Fazer intercâmbio em um país de língua inglesa | 2,23% |
Prestar concurso público | 2,18% |
Adquirir um celular | 1,94% |
Comprar um moto | 1,84% |
Tirar a carteira de habilitação | 1,74% |
Fonte: 7waves |
Publicidade