Criptomoedas

Binance lança app de alerta sobre possíveis fraudes e golpes criptos

Lançamento é feito após o Banco Central cobrar a Binance sobre prevenção de lavagem de dinheiro nas operações

Binance lança app de alerta sobre possíveis fraudes e golpes criptos
Banco Central cobrou a Binance sobre segurança em suas transações. Foto: REUTERS/Dado Ruvic
  • O DappBay apresenta o Red Alarm, uma ferramenta de verificação de risco de contrato que identifica possíveis projetos de alto risco para ajudar os usuários a proteger seus investimentos de possíveis fraudes e golpes
  • a BNB Chain explica que a ferramenta Red Alarm usa os recursos avançados de controle de risco do blockchain para permitir que os usuários avaliem os projetos
  • Outro recurso do DappBay é analisar e compilar uma lista de futuros projetos antes de seu lançamento, para agilizar a pesquisa de usuários que buscam novidades

Por Bruna Camargo e Thaís Barcellos – A BNB Chain, blockchain de contrato inteligente da corretora Binance, anunciou hoje o lançamento do DappBay, um hub dApp (aplicativo descentralizado) em seu ecossistema. O DappBay apresenta o Red Alarm, uma ferramenta de verificação de risco de contrato que identifica possíveis projetos de alto risco para ajudar os usuários a proteger seus investimentos de possíveis fraudes e golpes.

O lançamento é feito um dia depois de fontes revelarem ao Broadcast que o Banco Central do Brasil (BC) cobrou a Binance sobre prevenção de lavagem de dinheiro em suas operações. Conforme apurado pelo Broadcast, o BC exigiu à Acesso Soluções de Pagamento, que era responsável pelas transações financeiras da corretora de criptomoedas, que apresente informações detalhadas sobre os clientes e comprove a adoção de procedimentos contra lavagem de dinheiro.

“Alerta vermelho”

Em nota, a BNB Chain explica que a ferramenta Red Alarm usa os recursos avançados de controle de risco do blockchain para permitir que os usuários avaliem os projetos. Digitando o endereço do contrato, o usuário consegue descobrir se há falhas lógicas ou riscos de fraude.

“Usando dados de mercado, o DappBay permite que a comunidade BNB Chain liste e classifique os melhores projetos lançados recentemente, como Gamefi, Defi, NFT e outros”, afirma Gwendolyn Regina, diretora de Investimentos da BNB Chain em comunicado à imprensa. “O sistema avisa em tempo real sobre os riscos potenciais associados aos projetos, permitindo que a comunidade tome decisões de investimento conscientes. Este é um avanço, não apenas para a comunidade BNB Chain, mas para toda a comunidade blockchain”, escreve.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo a BNB Chain, o DappBay também possui recursos que ajudam os desenvolvedores a listar seus próprios dApps e utilizar a influência e as ferramentas do blockchain para marketing. As classificações “Maior crescimento de usuários”, “Tokens com melhor desempenho” e “Tendências”, por exemplo, ajudam a identificar os projetos mais recentes e populares.

Outro recurso do DappBay é analisar e compilar uma lista de futuros projetos antes de seu lançamento, para agilizar a pesquisa de usuários que buscam novidades.

Banco Central

Sobre a cobrança do BC brasileiro à Binance, a reportagem do Broadcast mostrou que a exchange destacou que não é cliente da Acesso e que “nunca foi informada sobre qualquer solicitação do Banco Central para individualização de contas”. Além disso, afirma que possui ferramentas e processos robustos para garantir que o ecossistema cripto seja seguro para todos os usuários.

“Sobre a Capitual, a Binance reforça que a empresa não é mais sua provedora de pagamentos por ações da Capitual que conflitam com os seus valores, e que tomou todas as medidas necessárias e cabíveis em relação à empresa para proteger os usuários e seus recursos e assegurar que eles não sejam afetados negativamente pela mudança”, completou.

A Capitual (instituição de pagamento não regulada pelo BC) era a empresa que fazia a ponte entre a Binance e a Acesso e titular da conta “bolsão” na Acesso que agregava os recursos de todos os clientes da Binance.

Em 17 de junho, a Binance – que não tem sede no Brasil, mas lidera o mercado doméstico e mundial – anunciou a troca de seu parceiro no Brasil e as operações de saques e pagamentos só foram retomados com outro parceiro, a Latam Gateway, no dia 7 deste mês.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos