O bitcoin (BTC) sobe nas primeiras horas desta sexta-feira (19) em dia marcado pelo acontecimento do halving. Por volta das 8h30, o bitcoin subia 4,8%, a US$ 64.821,20.
Leia também
O halving reduz pela metade a recompensa aos mineradores de criptomoedas – os responsáveis pelos registros das transações. Na prática, a medida limita ainda mais a criação de novos de bitcoin, o que pressiona os preços do ativo diante da queda da oferta no mercado.
- Halving do bitcoin acontece hoje; veja o que esperar da cripto após o evento
Na visão de Beto Fernandes, analista da Foxbit, por conta do halving levar a uma redução nas vendas dos mineradores, os investidores têm um pouco mais de espaço para comprar bitcoin com desconto. “Esse sentimento de bom humor também não parece ter sido revertido após as falas de representantes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), confirmando que não há pressa para cortar os juros nos Estados Unidos. Isso, de certa forma, já estava precificado por parte do mercado, que simplesmente não esboçou reação”, afirma o analista.
No entanto, ele alerta que os investidores podem ver uma alta dose de especulação sobre o bitcoin por conta do halving e de possíveis oscilações bruscas de preços. “Por isso, é importante ficar atento, já que, falando tecnicamente, o tão esperado choque entre oferta e demanda por conta do halving não acontece de forma imediata, mas, sim, construída a partir de uma possível demanda crescente, contra uma oferta cada vez menor no médio prazo”, explica Fernandes.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Puxado pelo tom positivo do bitcoin, o ethereum (ETH) sobe 2,89%, a US$ 3.101,34.