Criptomoedas

Governo federal oficializa uso de blockchain em documentos

Sistema será usado para certificar a existência de um determinado documento em uma data e hora específica

Governo federal oficializa uso de blockchain em documentos
Fonte: Mapichai/Shutterstock/reprodução)
  • O uso de blockchain no novo sistema não será responsável pela validação de documentos, mas apenas como um "HD digital" para armazenar logs

O governo brasileiro oficializou na última sexta-feira (12) o uso do sistema blockchain para certificado em documentos. Uma instrução normativa emitida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) assumiu o uso do sistema em carimbo de tempo (selo que atesta a data e a hora exata em que um arquivo foi criado) em documentos da União.

Como informado pelo site Cointelegraph, usufruindo de uma solução desenvolvida pela empresa Kryptus, em Hyperledger, a tecnologia blockchain será usada para certificar a existência de um determinado documento em uma data e horário específico.

O uso de blockchain no novo sistema não será responsável pela validação de documentos, mas apenas como um “HD digital” para armazenar logs. Portanto, o uso de DLT é um componente da nova arquitetura de carimbo de tempo especificada pelo ITI.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A fonte de tempo do sistema continuará sendo o sistema de auditoria de sincronismo mantido pelo ITI, com o qual todos os sistemas de carimbo de tempo são sincronizados. No entanto, cada autoridade de carimbo de tempo terá que manter um log contendo carimbos de tempo, registros de sincronização de relógio e de auditoria.

“Indiscutivelmente, essa nova arquitetura do sistema vai democratizar e ajudar a acelerar a adoção das tecnologias relacionadas aos certificados digitais no Brasil, facilitando a rastreabilidade e a segurança dos dados”, disse Roberto Gallo, CEO da Kryptus, ao site.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos