Publicidade

Criptomoedas

Criptomoedas: as estrelas que dispararam e os micos de maio

Levantamento do Mercado Bitcoin mostra os ativos digitais que foram destaque durante o mês

Criptomoedas: as estrelas que dispararam e os micos de maio
Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
  • A criptomoeda Tron (TRX) liderou as altas do setor no mês, subindo 10,65% no período
  • Na sequência vieram XRP e Lido DAO (LDO), com ganhos de 9,45% e 6,61%, respectivamente

As criptomoedas tiveram ganhos mais contidos em maio, após o bom momento observado nos primeiros meses de 2023.

A criptomoeda Tron (TRX) liderou as altas do setor no mês, subindo 10,65% no período. Na sequência vieram XRP e Lido DAO (LDO), com ganhos de 9,45% e 6,61%, respectivamente.

Os dados são de um levantamento realizado por Lucca Benedetti, analista de Research do MB (antigo Mercado Bitcoin). Segundo o especialista, o bom desempenho da Tron (TRX) está relacionado à forte utilização da rede para transferência de stablecoins – as criptos que são lastreadas a um ativo de reserva. Isso ocorre pelas taxas mais baixas cobradas pela Tron e é visto com bons olhos pelos investidores.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A XRP, que atingiu a cotação de US$ 0,51 no final do mês, sofreu um movimento de alta por conta de comentários de Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, empresa por trás da cripto. A companhia está envolvida em um processo da Securities and Exchange Commission (SEC) – espécie de Comissão de Valores Mobiliários (CVM) dos EUA – por suposta venda não registrada de tokens da XRP.

O executivo sinalizou que o processo pode acabar em semanas, não em anos, conforme era o previsto, o que trouxe maior confiança ao mercado. “A criptomoeda XRP normalmente sofre com manipulações de preço baseadas em notícias sobre o processo que a SEC move contra a empresa. Qualquer rumor de desfecho positivo para a Ripple resulta em bons ganhos para o token”, indica Felipe Medeiros, analista de criptomoedas e sócio da Quantzed Criptos.

Já a Lido DAO (LDO) subiu com a forte demanda pelo staking de ethereum nos últimos dias após a Shangai Fork, uma espécie de atualização da rede. O processo de staking consiste no bloqueio de uma dada quantidade de criptomoeda por um período de tempo específico, com o objetivo de contribuir para a segurança da rede e ganhar recompensas.

Quem faz esse processo é chamado de validador. “Muita gente tem optado pela solução de Liquid Staking, que é o serviço que a Lido oferece, por isso o token acabou tendo performance positiva neste mês de maio”, explica Benedetti, do MB.

O ethereum ficou na nona posição entre as criptos com o melhor desempenho em maio, após subir 1,90% no período e atingir a cotação de US$ 1863,89. Já o bitcoin fechou o mês no terreno negativo, com desvalorização de 3,65%. Foi a primeira vez em 2023 que a cripto de maior valor de mercado do mundo teve um acumulado mensal negativo. Veja aqui o que esperar da moeda em junho, segundo especialistas.

Publicidade

Confira abaixo o desempenho das 10 criptomoedas que mais se valorizaram em maio:

Moeda Ticker Retorno
Tron TRX 10,65%
XRP XRP 9,45%
Lido DAO LDO 6,61%
Quant Network QNT 3,78%
Litecoin LTC 3,14%
The Graph GRT 2,25%
Lido Staked Ether STETH 2,23%
Ethereum ETH 1,90%
FRAX FRAX 1,26%
Pax Dollar USDP 0,14%

Fonte: Mercado Bitcoin

Destaques negativos

Na outra ponta, Internet Computer, The Open Network (projeto de blockchain do Telegram) e Algorand lideraram as perdas do setor em maio, com desvalorizações de 18,95%, 17,85% e 17,27%, respectivamente. Na visão de Benedetti, o mau desempnho das criptos não ocorre por motivos específicos, apenas por falta de narrativas e de interesse pelos projetos.

“Muita gente também chama o bear market (mercado de baixa) de bored (‘tédio’ em inglês) market, porque não tem muita coisa. E os ativos menores sofrem muito mais com esse bored market do que os ativos maiores”, destaca.

Veja as 10 criptomoedas com o pior desempenho em maio:

Moeda Ticker Retorno
Arbitrum ARB -12,40%
Hedera Hashgraph HBAR -13,34%
NEAR Protocol NEAR -14,68%
Avalanche AVAX -15,37%
Shiba Inu SHIB -15,48%
Cronos CRO -15,60%
Aptos APT -16,53%
Algorand ALGO -17,27%
The Open Network TONCOIN -17,85%
Internet Computer ICP -18,95%

Fonte: Mercado Bitcoin

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos