Educação Financeira

Aprenda com essas 4 séries sobre investimento

As produções trazem boas lições sobre o mercado financeiro de maneira simples e prática

Aprenda com essas 4 séries sobre investimento
Cena da série Girlboss. Foto: Karen Ballard/Netflix
  • Séries servem como ferramenta para impulsionar educação financeira aos filhos
  • Os títulos estão disponíveis em diferentes plataforma de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video

Aprofundar os conhecimentos em educação financeira é essencial para quem está começando a mergulhar no universo dos investimentos.

Para aproveitar melhor o tempo de lazer e de quebra aprender mais sobre o assunto, o E-Investidor elenca, com contribuição da Simplic, 4 séries que podem te ajudar.

Segundo o Ibope, apenas 21% dos brasileiros foram educados financeiramente na infância e 45% não compartilham ou passam poucas informações sobre o tema para seus filhos. Neste contexto, as produções cinematográficas podem ser uma boa forma de começar a introduzir o assunto no dia a dia.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

João Figueira, head de operações da Simplic, explica que as séries abordam o tema de maneira mais leve, o que torna o estudo menos difícil e mais prazeroso. “Atualmente, existem diversas opções de seriados focados em finanças pessoais que demonstram a importância do controle financeiro”, diz Figueira. Confira as opções, a seguir.

1. Girlboss

Baseada na história de Sophia Amaruso, uma das mulheres mais conhecidas no mundo da moda, a série mostra que após falir, a personagem encontra em um negócio de vendas de roupa on-line a oportunidade para se tornar uma empreendedora de sucesso.

Produzida pela Netflix, a série foi cancelada após uma temporada, mas ela mostra como ter o controle de suas finanças e aplicar o dinheiro de forma estratégica pode trazer resultados expressivos.

2. Billions

Disponível na Netflix, a produção de cinco temporadas gira em torna de uma batalha jurídica entre dois personagens: Chuck Rhoades, promotor público, e Bobby Axelrod, líder de um fundo multimercado bilionário.

A cada episódio são evidenciados elementos do cotidianos dos grandes negócios, que retratam de forma simples e verdadeira sobre o mercado financeiro. Além disso, a série explora o conhecimento em finanças e traz ensinamentos sobre poder e política.

3. American Greed

O seriado da CNBC retrata em cada episódio um caso verídico de fraude ou golpe no mercado financeiro. A produção reforça como é necessário tomar cuidado e agir de acordo com as regras, pois as punições são severas.

A série está disponível no Amazon Prime Video e conta com conta com um total de 176 episódios, divididos em 13 temporadas, mais três sessões especiais.

Na produção, as histórias exibidas variam desde ocorrências “desconhecidas”, até casos famosos, como o de Jordan Belfort, do filme o Lobo de Wall Street.

4. Traders

Disponível no Amazon Prime Video, o seriado é de 1996 e foi cancelado após cinco temporadas, em 2000. A produção permite ao espectador  conferir os bastidores de um banco de investimentos fictício. A trama conta a história de todo a equipe, desde gerentes até traders, que trabalham diretamente com os clientes.

Publicidade

Um dos principais pontos positivos da série é o fato de desmistificar as falsas premissas sobre o mundo dos investimentos. Os episódios também mostram que o mercado financeiro não é um universo louco e de sete cabeças, como retratado em diversos filmes.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos