Educação Financeira

Como organizar as finanças após o Carnaval

Com o fim das festas é preciso reajustar o orçamento para o resto do ano

Como organizar as finanças após o Carnaval
Fazer um controle financeiro é essencial para terminar o ano no azul. Foto: Pixabay
  • Muitas pessoas acabam se descontrolando durante as comemorações de Carnaval, mas sempre é tempo de iniciar um planejamento financeiro
  • O primeiro passo é mapear gastos e receitas em um caderno, planilha ou aplicativo. Só assim você conseguirá dimensionar as despesas em excesso
  • Projetar os gastos financeiros futuros também é importante para quem quer terminar 2022 no azul

‘Todo Carnaval tem seu fim’, mas os boletos não param de chegar. Sejam gastos com festas, fantasias, almoços em família ou viagens, o fato é que a data mais aguardada pelos brasileiros sempre acarreta em algumas despesas não planejadas.

Para ajudar a curar essa ‘ressaca financeira’ pós feriado, o E-Investidor conversou com três especialistas em finanças. Carol Stange, educadora em finanças pessoais, Rejane Tamoto e Patricia Palomo, planejadoras financeiras CFP pela Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro), ressaltam que é importante se organizar com antecedência para os dispêndios de início de ano. Porém, para quem caiu na folia antes de fazer os cálculos, nem tudo está perdido.

“Sabemos que para muitas pessoas o ano só começa depois do Carnaval. Portanto, agora não existem mais desculpas para não fazer um controle financeiro eficiente de uma vez por todas”, afirma Stange.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O começo de ano é um período de muitas despesas. Tem o pagamento de impostos veiculares e de residência, matrícula de escolas, viagem de férias. O ideal é planejar e deixar tudo preparado no ano anterior, mas nunca é tarde para começar o planejamento financeiro”, ensina Tamoto.

“As épocas de festas e comemorações costumam ser situações em que nos descontrolamos nas finanças. Temos uma tendência comportamental de priorizar o ‘hoje’. Essa tendência de aproveitar a ocasião ao máximo, nos leva a gastar mais do que o previsto e até mais do que nós poderíamos”, explica Palomo.

Veja as dicas das três especialistas para colocar novamente as finanças nos ‘eixos’:

1-Mapeie seus gastos e recebimentos

Anote todos os gastos em um caderno, planilha simples ou aplicativo. Aqui, não são inclusos apenas as despesas de Carnaval, mas todas as dívidas que você teve que arcar ao longo dos últimos meses.

“Quanto mais tempo para trás tivermos de mapeamento de despesas, melhor”, afirma Stange. “Não se deve esquecer nada, para que tenhamos uma fotografia muito real do quanto a pessoa gastou nos últimos dias.”

Faça um mapeamento também de seus recebimentos. A ideia é montar um ‘fluxo de caixa’. “Anotar tudo que está entrando no mês, as receitas, e também todas as despesas. Só que na hora de anotar as despesas, deve-se separar por categorias, como moradia, transporte, alimentação, saúde, lazer etc.”, afirma Tamoto. “É importante fazer isso para identificar o grupo de despesas mais críticos e quais são as despesas fixas e variáveis.”

2-Falta ou sobra dinheiro?

Em seguida, analise se falta ou sobra dinheiro para cobrir esses gastos. “Se sobra dinheiro, de quanto estamos falando, e para onde essa sobra tem ido. Idealmente, direcionamos a sobra para investimentos. Agora, se falta, é preciso identificar o motivo pelo qual está faltando dinheiro: será que são compras por impulso? Gastos não planejados? Imprevistos?”, afirma Stange.

3-Faça um detox financeiro

Após analisar, é hora de entender se é possível reduzir gastos. Essa etapa é chamada de ‘detox financeiro’ pela planejadora Tamoto e pode ser uma grande dica para quem percebeu que o orçamento está apertado.

Publicidade

“Olhar linha a linha o que está sendo gasto. Analisar planos de celular, tarifas, anuidades de cartões, e observar se é possível substituir esses serviços e produtos por outros de menor valor e que sejam da mesma qualidade”, afirma. “É um tipo de redução de despesas que é mais fácil de fazer, porque não é necessário abrir mão de algo que gosta e, sim, fazer uma substituição.”

Também é necessário identificar aqueles gastos que não fazem mais sentido. Por exemplo, a assinatura de um streaming que você não usa mais, aquela mensalidade de academia que você pagou e só foi uma vez. “Já é um ajuste do orçamento para os próximos meses. O objetivo aqui é buscar o equilíbrio entre recebimentos e gastos”, garante Tamoto.

4-Trace uma estratégia para cobrir dívidas

Outro passo importante é dimensionar os seus gastos e dívidas para, assim, conseguir traçar estratégias para pagar esses débitos.

“Saber qual é esse montante e como vamos acomodá-lo no orçamento. Se ao acomodar os gastos, percebemos que dá para usar a reserva de emergência para cobrir essas despesas, faça isso. O rendimento da reserva (na renda fixa) não chega perto dos juros cobrados por um cheque especial ou rotativo, por exemplo”, afirma Palomo.

Caso não tenha reservas ou não seja suficiente para cobrir os gastos financeiros, considere pesquisar alternativas de financiamento. “Uma das formas é parcelando os gastos com a empresa de cartão de crédito. Ainda que os juros sejam altos, eles são menores do que decidir não parcelar e entrar no crédito rotativo”, explica Palomo. “Agora, se tiver acesso a crédito pessoal aprovado ou consignado, essas opções costumam ter juros menores e podem ser utilizados como forma de organizar os gastos e cobrir os excessos.”

É importante lembrar que o percentual para pagamento de dívidas não deve ultrapassar 30% do orçamento. Por último, analise se não existem formas de conseguir uma renda extra. “Algo que é possível fazer nas horas vagas para gerar mais caixa. Nesse processo, é possível também vender objetos que não se usa mais”, diz Tamoto.

5-Projete o futuro

Depois de feito todo esse processo de controle financeiro, comece a projetar o futuro. Isto é, olhe para o resto do ano e antecipe despesas e recebimentos. Lembre-se que outras datas importantes estão se aproximando, como a Páscoa e as festas juninas.

Publicidade

“Temos que entender qual é o cenário em que queremos ver a nossa vida financeira lá em dezembro (2022). Fazendo todas as análises, conseguimos projetar o nosso cenário financeiro ideal”, afirma Stange. “Lembrando que colocar a nossa vida financeira em ordem não é um tiro curto, é uma maratona. É necessário ter direção e comprometimento para chegarmos aos nossos objetivos.”

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos