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Educação Financeira

Imposto de Renda 2023: Como descobrir se caí na malha fina?

O contribuinte que identificar dados divergentes antes de ser notificado pode enviar uma retificação à Receita

Imposto de Renda 2023: Como descobrir se caí na malha fina?
(Foto: Werther Santana/Estadão)
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  • Para tomar conhecimento do status, é preciso ter em mãos números do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e as respectivas senhas

Já é possível para o contribuinte consultar lotes de restituição e pendências relativos à declaração do Imposto de Renda 2023. Entre as consultas, a que mais interessa a muita gente é saber se caiu na temida malha fina da Receita Federal.

Para tomar conhecimento do status, é preciso ter em mãos números do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e as respectivas senhas.

Imposto de Renda 2023: Caí na malha fina? Siga o passo a passo para saber

Acesso pela página eCAC

1. Ao acessar a página do eCAC, é possível fazer login com o código de acesso ou com informações do gov.br.

Acesso pela página gov.br

2. Feito o login, será apresentada ao usuário uma lista com diversas opções de serviços, no canto esquerdo da tela do computador. A opção que interessa a quem quer saber sobre pendências e malha fina é “Meu Imposto de Renda”.

Aba lateral da página, à esquerda.

3. Após carregar, serão apresentados os últimos anos de declarações, à esquerda da página. Certifique-se de que o ano selecionado corresponde ao IRPF 2023. À direita, outras opções aparecerão ao usuário. Selecione “Pendências de Malha” para consultar seu status na Receita Federal.

É possível verificar se o contribuinte caiu ou não na malha fina acessando essa página

Caí na malha fina. E agora?

Isso ocorre quando a Receita Federal identifica dados divergentes, inconsistentes ou suspeitos na declaração do imposto de renda, ao cruzar informações de outros declarantes. Se o contribuinte identificá-los antes de ser notificado, é possível enviar uma retificação ou enviar documentos pelo Dossiê Digital de Atendimento (DDA). Tudo que for enviado passará pela apreciação de um auditor da Receita Federal.

Havendo tributação extra a ser paga, o valor será descontado da restituição que o contribuinte receberá. Caso não haja previsão de restituição, será gerado débito a ser quitado por meio da emissão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

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