Investimentos

Carteiras das casas de análise chegam a superar o Ibovespa em três vezes

Oportunidades diversificadas das casas independentes ultrapassam o benchmark atual de 7% em 2021

Carteiras das casas de análise chegam a superar o Ibovespa em três vezes
Os títulos de renda variável costumam compor a carteira de investimentos em conjunto com os de renda fixa, sendo estes sempre uma boa opção para garantir um rendimento estável e sem riscos. (Foto: Pexels)
  • No Ibovespa, as empresas com maior participação são: Vale (VALE3), Itaú Unibanco (ITUB4), Petrobras (PETR4) e Bradesco (BBDC4) 
  • Casas de análise projetam carteiras de ações que buscam ultrapassar o valor do Ibovespa, que serve de benchmark para as indicações
  • O rendimento de carteiras recomendadas já ultrapassa de duas a três vezes o rendimento do Ibov. Veja os detalhes

O Índice Bovespa funciona como uma referência do desempenho médio das ações para o investidor. O indicador reúne as principais empresas listadas na Bolsa de Valores e pode receber investimentos indiretamente, por meio de fundos ou contratos. Com o objetivo de superar esse valor-base, casas de análises independentes projetam carteiras de ações próprias que buscam ultrapassar esse benchmark.

Desde o início de junho, o Ibov voltou a quebrar recordes e superou marcas do período anterior à pandemia do coronavírus, na casa dos 130 mil pontos. Apesar da volatilidade recente nos últimos pregões, até o fechamento em baixa nesta segunda-feira (28), aos 127.429 mil pontos, o índice marca valorização 7,07% no acumulado ano

Mesmo com o resultado positivo, outras opções de investimentos chegam a ultrapassar esse crescimento. O fundo Oportunidades de Uma Vida, da Vítreo, que replica a carteira recomendada pela Empiricus com ações em diferentes setores, é um exemplo. O ativo registra valorização de 25,3% no acumulado do ano – o retorno é 3,5 vezes maior do que o principal índice de ações do País.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus e autor do relatório que deu origem ao fundo, mesmo que as recomendações sejam apenas de ações, elas são diversificadas em setores e tamanho das empresas. “Isso dá para o investidor a possibilidade de aproveitar a alta generalizada que o mercado deve registrar no cenário pós-pandemia”, destaca. O fundo da Vítreo está no mercado há um ano e meio e soma mais de R$ 150 milhões sob gestão. O ticker de entrada na aplicação é de R$ 100.

Outras casas também sugerem carteiras que superam o valor do Ibovespa. A Nord Research possui a carteira Investidor de Valor, que acumula rentabilidade de 15,4% no ano, 2,1 vezes mais que o Ibov. No acumulado, desde o início da carteira, em 2015, o retorno é calculado em 389,7%.

A Nord não divulga a composição completa da sua carteira, mas reforça que a diversificação é um ponto chave, com a presença de papéis como Unidas (LCAM3), PetroRio (PRIO3), Instituto Hermes Pardini SA (PARD).

Já a carteira O Melhor da Bolsa, de 31 de dezembro a 31 de maio, elaborada pela Spiti, alcançou uma rentabilidade acumulada de 15,3% em 2021, contra 6% do Ibov. Para a analista de ações Aline Tavares, o objetivo é encontrar empresas com boas teses de investimentos a preços interessantes.

“A carteira da Spiti não se restringe a um tipo específico de estratégia. Gostamos de misturar as empresas das estratégias de valor e crescimento. Além disso, temos o foco na estratégia de ‘buy and hold’ com horizonte de investimento de médio/longo prazo”, explica. As maiores componentes da carteira são empresas líderes de segmento (37,5%) e ações ligadas ao setor de commodities (25%).

Publicidade

Procuradas, a Suno Research, a Eleven Financial e a Levante ideias não compartilharam a informação das carteiras.

No Ibovespa, as empresas com maior participação são Vale (VALE3), Itaú Unibanco (ITUB4), Petrobras (PETR4) e Bradesco (BBDC4), com 11,6%, 6,47%, 5,7%, 4,9%, respectivamente.

10 maiores empresas em participação no Ibovespa
Ticker Empresa Participação
VALE3 VALE 11,64%
ITUB4 ITAUUNIBANCO 6,47%
PETR4 PETROBRAS 5,78%
BBDC4 BRADESCO 4,95%
PETR3 PETROBRAS 4,62%
B3SA3 B3 4,43%
ABEV3 AMBEV S/A 3,34%
MGLU3 MAGAZ LUIZA 2,46%
ITSA4 ITAUSA 2,27%
GNDI3 INTERMEDICA 2,21%
Fonte: B3. Acesso em 25 de junho.

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos