Investimentos

Como montar uma carteira de títulos públicos, segundo a Ágora

Tesouro IPCA+ é um dos destaques, na esteira do quadro inflacionário

(Fonte: Chotthanin Thitikarakiat/Shutterstock)
  • A carteira recomendada da Ágora Investimentos para maio é composta por 75% de Tesouro IPCA+ e 25% de Tesouro Selic

A carteira recomendada de títulos públicos da Ágora Investimentos para maio traz como principal indicação o Tesouro IPCA+ com vencimento para 2026 (o mais curto disponível para compra). O papel é ‘híbrido’, ou seja, paga a variação da inflação no período mais uma taxa prefixada.

“Nossa Carteira Recomendada do Tesouro Direto para os próximos 30 dias considera que o quadro inflacionário deverá continuar pressionado não somente no Brasil como no mundo”, explica a casa. “Temos que as chances de recessão nos EUA estão subindo para o médio prazo, apesar dos fortes dados correntes de atividade e emprego. Também é esperado menor crescimento para a China.”

O novo arranjo da carteira é de 75% em Tesouro IPCA+ 2026 e 25% em Tesouro Selic, um papel mais líquido que pode ser vendido a qualquer hora sem ter o risco de marcação a mercado. “Assim o investidor se protege da inflação no médio prazo e ainda obtém um juro real próximo de 5,5%”, afirma a corretora, em relatório.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entretanto, essa estratégia deve ser utilizada para quem pode levar o Tesouro IPCA+ até o vencimento. Isto porque, ao contrário do Tesouro Selic, o título híbrido pode perder valor conforme as expectativas para os juros e inflação vão mudando.

Se vendido antes do prazo combinado, o investidor está sujeito a perdas. Caso contrário, a rentabilidade contratada é mantida.

Migração para o Tesouro

Entre março de 2021 e março de 2022, o número de investidores do Tesouro Direto chegou a 17,9 milhões, um aumento de 73,9% no período.

Nesse intervalo, os juros subiram de 2% para 10,75%, elevando substancialmente os rendimentos na renda fixa. Hoje, a taxa já está em 12,75% e deve terminar o ano em 13,25%.

O volume total de recursos aplicados no Tesouro Direto alcançou um montante de R$ 86,41 bilhões, o que significa um aumento de 37,5% sobre março de 2021. “O Tesouro Direto continua a ganhar relevância com a alta da Selic e inflação”, diz a Ágora.