Investir em moedas estrangeiras é uma forma de proteção, sobretudo em períodos de incerteza econômica, como o que aconteceu no auge da pandemia de covid-19 no primeiro semestre do ano. Com o real desvalorizado frente a outras moedas, como o dólar e o euro, os fundos cambiais ganharam destaque como opção de “hedge”, com retornos robustos no acumulado do ano.
Com rentabilidade de 42,21% entre 2 de janeiro e 30 de setembro, o BB EURO FIC CAMBIAL LP apresenta o melhor desempenho entre os fundos cambiais. Considerando apenas o mês de setembro, o fundo emplacou um retorno de 1,01%
Na sequência, encerram o top 3 dos melhores fundos cambiais do ano o BB TOP DÓLAR FI CAMBIAL LP, com rentabilidade de 41,27% entre janeiro e setembro e o BRAM DÓLAR FI CAMBIAL, com retorno de 41,09% no mesmo período.
Os dados são de um levantamento exclusivo da Magnetis Investimentos, feito a pedido do E-Investidor.
Apesar de ser importante para dar dimensão de como os fundos se comportaram no período, os investidores precisam ter em mente que ganhos passados não garantem rentabilidade futura. O importante é ficar de olho na situação macroeconômica dos países, pois isso pode provocar alta ou baixa das suas moedas e influenciar o resultado dos fundos.
Top 25 fundos cambiais com melhor desempenho em 2020