• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Veja 5 fundos imobiliários para investir em 2023, segundo a Empiricus

Seleção feita pela Empiricus considera que os juros devem permanecer em 13,75% ao ano até a metade de 2023

Por Artur Nicoceli

28/12/2022 | 4:15 Atualização: 28/12/2022 | 7:47

Os fundos de papel são mais resilientes à elevação dos juros (Foto: Envato Elements)
Os fundos de papel são mais resilientes à elevação dos juros (Foto: Envato Elements)

Nas últimas semanas, os fundos imobiliários apresentaram fortes quedas por conta da Selic elevada. Somente em novembro, o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX, índice da B3  que aponta o desempenho médio de fundos do segmento), cedeu 4,15%. Até 27 de dezembro de 2022, a queda é de 1,14%.

Leia mais:
  • Por que o mercado de FIIs derreteu na reta final do ano?
  • Por que FIIs são a melhor forma de gerar renda recorrente ao investidor
  • Novembro penaliza FIIs e só 17% dão retorno; veja os melhores
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isso porque os juros mais altos afetam o setor de duas formas: reduzindo a atratividade da renda variável, fazendo os investidores migrarem para a renda fixa; e diminuindo a demanda por imóveis, uma vez que comprometem o poder de compra do consumidor.

A menor demanda por imóveis prejudica especialmente os fundos de tijolos. Já os fundos de papel são mais resilientes à elevação dos juros, pois a carteira deles pode ser composta por títulos atrelados a índices que acompanham a Selic, como o CDI.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entretanto, no caso dos fundos que têm papéis atrelados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), sofreram com a deflação do índice em julho, agosto e setembro, em especial os fundos de CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários). Veja nesta matéria porque os fundos imobiliários derreteram no final deste ano.

A pedido do E-Investidor, a Empiricus apontou cinco fundos imobiliários que os investidores devem ter no radar em 2023 e listou os motivos.

As sugestões de Caio Araújo, analista da companhia, são os fundos KNCR11, RBRR11, BRCO11, BCFF11 e TEPP11.

O KNCR11, fundo de crédito da Kinea, é uma boa opção para os investidores conservadores, já que há uma baixa vacância dos imóveis. O fundo oferece retornos de CDI + 2%. “A grande atratividade seguirá por conta das operações de crédito atreladas ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário)”, aponta Araújo.

Publicidade

Com a perspectiva de que os juros devem permanecer em 13,75% ao ano até metade de 2023, ele deve continuar entregando rendimentos aos cotistas. Vale lembrar que o Certificado de Depósito Interbancário anda em paralelo com a Selic. Ou seja, enquanto um está a 13,75%, o outro está a 13,65%.

A segunda escolha, o RBRR11, foi feita pelo fato de este ser um fundo com uma estratégia de alocação mais flexível, tanto em operações de crédito ou indexações. A carteira do fundo é composta por quase 40 ativos, e grande parte deles é considerado high grade (alto nível de confiabilidade).

Cerca de 80% dos ativos são indexados à inflação, a uma taxa média de IPCA + 6,5%. O restante é indexado ao CDI + 2,5%. “Minha visão hoje é que o fundo negocia com desconto patrimonial em torno de 15%, chamando a atenção por estar em um patamar interessante”, disse Araújo.

O desconto patrimonial consiste na medida que representa o valor justo de um fundo. Ou seja, ele está 15% mais barato do que o mercado enxerga como preço ideal.

Publicidade

No caso do BRCO11, o fundo tem uma “gestão de qualidade tradicional no mercado logístico”, afirma o analista da Empiricus, já que os 11 empreendimentos que compõem o fundo estão localizados em capitais, facilitando a entrega de produtos de empresas de e-commerce para os clientes, analisa Araújo.

Outro fator que também deixa o investimento interessante para o próximo ano é o desconto patrimonial do fundo, que está na casa dos 20%.

A quarta escolha é o BCFF11, fundo que historicamente demonstrou mais resiliência que a média de FOFs (fundos que, em vez de investir diretamente em ativos finais, aplicam nas cotas de outros fundos) durante a pandemia. Isso porque à época, por conta do isolamento social, locais como os shoppings deixaram de funcionar, o que prejudicou em grande escala os fundos de tijolo.

Outro setor que também caiu foi as lajes corporativas, já que os profissionais foram obrigados a ficar em home office e muitos escritórios foram desativados.

Publicidade

Ou seja, os fundos alocados em um único investimento foram mais prejudicados que as opções focadas em diversificação. O fundo tem posições diversificadas tem em lajes corporativas, crédito imobiliário e logístico, além de ativos de tijolo.

Já o TEPP11 tem a característica de adquirir imóveis por um valor baixo, fazer melhorias e vendê-lo a preços superiores. Hoje, o investimento tem cinco ativos na carteira, sendo que um deles “deve estar prestes a ser alienado”, afirmou o especialista da Empiricus.

Como a maioria dos imóveis está localizados em São Paulo, e em regiões nobres, como Faria Lima e Paulista, “o fundo tem um potencial de valorização na casa dos 25% [em 2023]”.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • BCFF11
  • BRCO11
  • Conteúdo E-Investidor
  • CRIs
  • Fundos de papel
  • Fundos de tijolo
  • Fundos imobiliários
  • Ifix
  • Investimentos
  • Juros
  • KNCR11
  • mercado
  • RBRR11
  • TEPP11
Cotações
25/04/2026 15h56 (delay 15min)
Câmbio
25/04/2026 15h56 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Dólar abaixo de R$ 5 pela primeira vez em dois anos: viajar agora ou esperar? Veja se vale a pena comprar

  • 2

    O novo luxo: como itens raros, de guitarras a vinhos, viraram símbolo de status entre bilionários

  • 3

    FIIs com dívida 3 vezes acima da média acendem alerta — veja os 7 mais alavancados

  • 4

    Ibovespa nas máximas: investir agora ou esperar queda? Veja a estratégia usada pelos especialistas

  • 5

    Renda fixa digital tem rentabilidade média de 19%: entenda como funciona e quais são os riscos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Tem mais de 60 anos? Veja 3 benefícios que idosos podem aproveitar
Logo E-Investidor
Tem mais de 60 anos? Veja 3 benefícios que idosos podem aproveitar
Imagem principal sobre o Trabalho de meio período na aposentadoria? Como idosos podem se beneficiar com essa estratégia
Logo E-Investidor
Trabalho de meio período na aposentadoria? Como idosos podem se beneficiar com essa estratégia
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Imagem principal sobre o Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Logo E-Investidor
Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Imagem principal sobre o Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: veja qual gratuidade os idosos conseguem com o documento
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: veja qual gratuidade os idosos conseguem com o documento
Imagem principal sobre o Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Logo E-Investidor
Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Últimas: Investimentos
Robôs dominam mais da metade das negociações na B3; o que isso muda para quem investe?
Investimentos
Robôs dominam mais da metade das negociações na B3; o que isso muda para quem investe?

Algoritmos já respondem por mais de 35% do volume negociado na B3 e por mais da metade dos contratos futuros. Especialistas explicam o que esse domínio significa para os preços, para a volatilidade e para o investidor individual

25/04/2026 | 08h30 | Por Murilo Melo
Ibovespa tem segunda queda semanal consecutiva; varejistas estão entre maiores perdas
Investimentos
Ibovespa tem segunda queda semanal consecutiva; varejistas estão entre maiores perdas

O Ibovespa caiu 2,55% em semana mais curta, influenciado pela volatilidade dos mercados e recuo do petróleo

24/04/2026 | 18h56 | Por Marília Almeida
Renda fixa digital tem rentabilidade média de 19%: entenda como funciona e quais são os riscos
Investimentos
Renda fixa digital tem rentabilidade média de 19%: entenda como funciona e quais são os riscos

Tokenização, crédito privado e plataformas online impulsionam o crescimento do segmento, que combina maior retorno potencial com novos desafios

24/04/2026 | 09h29 | Por Isabela Ortiz
Onda de recuperação judicial já atinge CRIs e ameaça fundos imobiliários; ainda vale a pena investir?
Investimentos
Onda de recuperação judicial já atinge CRIs e ameaça fundos imobiliários; ainda vale a pena investir?

Crescem repactuações de dívida relacionadas a CRIs de alto rendimento. Ambiente não inviabiliza estratégia, mas exige cuidado

24/04/2026 | 05h30 | Por Marília Almeida

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador