• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

BTG, Warren e XP: casas divergem sobre AAI, consultores e gestores

Entenda o que as instituições apontam como o futuro da indústria de investimentos

Por Estadão Conteúdo

01/11/2021 | 17:27 Atualização: 01/11/2021 | 17:27

Quando uma empresa não paga suas dívidas, quais são as medidas a serem tomadas? Saiba mais sobre calote em empresa (Fonte: Pexels)
Quando uma empresa não paga suas dívidas, quais são as medidas a serem tomadas? Saiba mais sobre calote em empresa (Fonte: Pexels)

(Aramis Merki II) – Representantes do BTG Pactual Digital, da Warren e da XP Inc foram reunidos para falar dos modelos de aconselhamento para investidores. Que a indústria tem muito espaço para crescer, todos concordaram. Mas ao apontar vantagens e desvantagens entre a figura de agentes autônomos (AAI), consultor e gestor, cada um enveredou por um lado.

Leia mais:
  • Ibov em queda: As 5 ações que mais subiram e caíram em outubro
  • Até quando teremos inflação e juros em alta?
  • Investidor tem opções na bolsa para ganhar dividendos acima da Selic
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em painel promovido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Bruno Ballista, head de assessoria XP, Marcelo Flora, head do BTG Pactual Digital, e Tito Gusmão, CEO e fundador da Warren, citaram que o movimento de expansão das profissões ligadas aos investimentos que ocorre no Brasil segue a trilha do que já ocorreu nos Estados Unidos.

A conjuntura estimulou esse crescimento: baixa da taxa de juros e necessidade de maior diversificação nos investimentos. “É natural que o investidor, quando vai precisar tomar decisões sobre risco, procure um especialista”, diz Ballista. No caso dos AAIs, o total de habilitados era de 5 mil em dezembro de 2017, número que hoje passa de 12 mil.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Flora aponta que o motor para o aumento da atividade de AAIs são os profissionais bancários. São cerca de 500 mil pessoas com algum tipo de certificação trabalhando em bancos. “Um próximo passo das carreiras bancárias é se tornar um assessor independente”, diz Flora.

A visão de Gusmão indica a divergência com os outros dois colegas. “A indústria vai crescer muito no Brasil, mas não vai ser em cima dos agentes autônomos”, diz. Fazendo a comparação com os EUA, ele indica que lá cerca de 75% deste mercado é dominado pelos consultores de investimentos.

A diferença que Gusmão aponta como determinante para sua preferência é que enquanto os AAIs recebem por comissões dos produtos que vendem, os consultores e gestores são remunerados pelo próprio cliente.

Flora, do BTG, bateu na tecla de que não tem preferência entre um modelo ou outro. “Não sabemos como este mercado vai caminhar no futuro. Temos nos dedicado a preparar nossa plataforma para os mais diversos tipos de correspondentes financeiros”.

Publicidade

A contraposição mais enfática é a de Ballista, representante da empresa que catapultou a atividade de AAI e hoje tem cerca de 80% dos profissionais credenciados conectados em sua rede. “O AAI é um preposto da plataforma, então a corretora se responsabiliza pelo que ocorre. Os consultores e gestores têm responsabilidade direta”.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • BTG Pactual (BPAC11)
  • Conteúdo E-Investidor
  • Investidores
  • Investimentos
  • XP Investimentos
Cotações
29/04/2026 22h32 (delay 15min)
Câmbio
29/04/2026 22h32 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom

  • 2

    Ibovespa hoje tem 6ª queda seguida após Federal Reserve manter juros nos EUA; dólar sobe

  • 3

    Pedidos e entregas da Embraer (EMBJ3) no 1º trimestre agradam analistas, que enxergam “robustez” da companhia

  • 4

    Superquarta: mercado vê risco no recado dos bancos centrais; veja o pior cenário para o investidor

  • 5

    Ibovespa hoje fecha abaixo de 190 mil pontos com tensão EUA-Irã, Focus e Superquarta no radar; dólar cai

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Imagem principal sobre o Você pode ter dinheiro esquecido do PIS/Pasep: passo a passo para consultar e como receber
Logo E-Investidor
Você pode ter dinheiro esquecido do PIS/Pasep: passo a passo para consultar e como receber
Imagem principal sobre o Gás do Povo: além do Caixa Tem, é possível verificar se o vale está disponível nestes outros canais
Logo E-Investidor
Gás do Povo: além do Caixa Tem, é possível verificar se o vale está disponível nestes outros canais
Imagem principal sobre o Starlink: saiba qual é o plano residencial mais barato e o que está incluso no pacote
Logo E-Investidor
Starlink: saiba qual é o plano residencial mais barato e o que está incluso no pacote
Imagem principal sobre o Microaposentadoria: 4 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Logo E-Investidor
Microaposentadoria: 4 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Imagem principal sobre o IR 2026: idosos com 60 anos e 80 anos não estão na mesma ordem de prioridade da restituição
Logo E-Investidor
IR 2026: idosos com 60 anos e 80 anos não estão na mesma ordem de prioridade da restituição
Imagem principal sobre o IR 2026: idosos com 60 e 80 anos estão na mesma ordem de prioridade para receber a restituição?
Logo E-Investidor
IR 2026: idosos com 60 e 80 anos estão na mesma ordem de prioridade para receber a restituição?
Imagem principal sobre o O salário não caiu 5° dia útil? Veja como resolver o atraso
Logo E-Investidor
O salário não caiu 5° dia útil? Veja como resolver o atraso
Últimas: Investimentos
Copom confirma Selic a 14,5%: onde investir com segurança agora
Investimentos
Copom confirma Selic a 14,5%: onde investir com segurança agora

Com inflação pressionando e cenário externo turbulento, especialistas reforçam renda fixa e indicam onde buscar retorno sem correr riscos desnecessários

29/04/2026 | 18h37 | Por Murilo Melo
Superquarta: mercado vê risco no recado dos bancos centrais; veja o pior cenário para o investidor
Investimentos
Superquarta: mercado vê risco no recado dos bancos centrais; veja o pior cenário para o investidor

Consenso aponta corte de 0,25 ponto porcentual na Selic hoje, enquanto Fed deve manter os juros dos EUA; piora da inflação e guerra no Oriente Médio exigem cautela

29/04/2026 | 05h30 | Por Beatriz Rocha
Balanços de bancos no 1T26 começam com crédito pressionado e foco em inadimplência
Investimentos
Balanços de bancos no 1T26 começam com crédito pressionado e foco em inadimplência

Com juros altos e desaceleração, temporada de resultados de Santander, Itaú, Bradesco, BB e BTG deve testar qualidade do crédito e diferenciar os bancos mais resilientes

28/04/2026 | 14h18 | Por Isabela Ortiz
IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom
Investimentos
IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom

Com inflação pressionada e petróleo no radar, expectativa é de redução de 0,25 ponto; juros devem seguir altos por mais tempo

28/04/2026 | 05h30 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador