Investimentos

Sinais de frenesi do mercado pela prata diminuem. É o fim do WallStreetBets?

Participantes do fórum do Reddit tentaram reproduzir a mesma estratégia de GameStop e AMC no metal

Sinais de frenesi do mercado pela prata diminuem. É o fim do WallStreetBets?
Moeda de prata de 25 centavos de dólar (Foto: Evanto Elements)
  • Os mercados globais se acalmaram após um movimento de compras que levou os preços da prata à maior alta em oito anos
  • Postagens no fórum WallStreetBets, do Reddit, pediam inicialmente um short squeeze da prata, o que puxou os preços e as negociações de opções
  • Mas usuários estão especulando que os posts de apoio podem ser parte de um esquema de fraude chamado de pump and dump

(Ranjeetha Pakiam e Eddie Spence/WP Bloomberg) – Os mercados globais se acalmaram após um movimento de compras que levou os preços da prata à maior alta em oito anos. Essa subida acontece depois da grande perda que o metal registrou em agosto de 2020.

Os preços no mercado futuro subiram 3,3% nesta quarta-feira, 3, antes de reduzir os ganhos, após dois dias turbulentos em que o mercado foi revirado quando uma debandada de investidores para o metal deu lugar a saídas rápidas. A prata apareceu como foco de um fórum online que direciona seu interesse em ativos supostamente vendidos, o que fez os preços subirem acima de US$ 30 a onça na segunda-feira, 1º de fevereiro, antes de uma queda de 10% na terça-feira, quando o CME Group aumentou os requisitos de margem de garantia.

Postagens no fórum WallStreetBets, do Reddit, pediam inicialmente um short squeeze da prata, o que puxou os preços e as negociações de opções. Mas, agora, o sentimento mudou com os usuários especulando que os posts de apoio podem ser parte de um esquema de fraude chamado de pump and dump (inflar artificialmente os preços espalhando fake news) – ou que os Fundos Hedge estão infiltrados entre os moderadores do fórum. A queda no preço da prata na terça-feira acompanhou a queda nas ações da GameStop Corp. e AMC Entertainment Holdings Inc., duas outras transações populares dos participantes do fórum.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O fato de que o movimento contrário veio rapidamente apoia nossa avaliação de um mercado que não está muito vendido, ou seja, que não poderia ser muito pressionado em contraste com as declarações de alguns Redditors”, disse Carsten Menke, analista do Julius Baer Group Ltd. “A forte reação da prata ao aumento da margem sugere que a recuperação do Reddit foi impulsionada principalmente por especuladores de curto prazo que saíram do mercado novamente, ao invés de investidores de longo prazo.”

As oscilações violentas estão sob escrutínio. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, convocou os reguladores dos EUA, incluindo a Commodity Futures Trading Commission (CFTC), para discutir a volatilidade recente. Esse é o primeiro esforço público de Yellen para lidar com o tumulto envolvendo as ações da GameStop e a corretora Robinhood Markets Inc. A CFTC disse anteriormente que está monitorando de perto a atividade envolvendo a prata.

O ETF (fundo negociado em bolsa), que está no centro da recente alta, registrou mais uma entrada recorde de investidores na terça-feira, 2. O IShares Silver Trust adicionou mais de US$ 3 bilhões desde que se tornou um alvo para os pequenos investidores.

Mesmo com a diminuição da intensidade dos movimentos do mercado, o interesse de compra pela prata permanece. A Casa da Moeda dos EUA disse que ainda está racionando as vendas de moedas de prata por causa da “demanda excepcional do mercado”, bem como dos suprimentos e capacidade de fabricação limitados. Na Austrália, a Casa da Moeda de Perth também viu uma forte demanda, com alguns clientes vendendo ouro para comprar prata, de acordo com o CEO Richard Hayes.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos