Mercado

Abertura de Mercado: Inflação em alta segue no radar dos investidores

Abertura de Mercado: Inflação em alta segue no radar dos investidores
Fachada da B3. Ribeiro/Shutterstock

Nesta manhã de sexta-feira (10), as bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada, reagindo à notícia de que os presidentes dos EUA e da China conversaram por telefone, após passarem meses sem fazer contato direto. Com isso, o apetite por
risco se estende para as europeias, para os índices futuros de Nova York e para o petróleo.

Na Europa, os investidores avaliam também indicadores alemães e britânicos publicados durante a madrugada e o anúncio de política monetária de ontem do BCE. Nos EUA, dados de inflação e comentários de dirigente do Fed ficam no centro
das atenções. Aqui no Brasil, o destaque da agenda local fica por conta da divulgação das vendas no varejo.

A melhora de humor do mercado doméstico já na reta final dos negócios ontem, somado a um exterior mais positivo podem amparar uma sexta-feira um pouco mais favorável nos mercados depois de dias difíceis. Ainda assim, a inflação beirando dois dígitos, continua no radar dos investidores.

Agenda econômica 10/09

Brasil: O IBGE informa as vendas do varejo em julho. Mais cedo, saiu o IPC-Fipe, que mede a inflação na cidade de São Paulo, que subiu 1,34% na primeira quadrissemana de setembro, desacelerando em relação à alta de 1,44% observada no fechamento de agosto.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

EUA: Às 9h30, sai o índice de preços ao produtor (PPI), cuja projeção é de alta de 0,60% em agosto, após 1,0% em julho. O presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester (não vota), participa de evento do Banco da Finlândia (10h).

Europa: Na Alemanha, dados de inflação de agosto vieram dentro do esperado, enquanto no Reino Unido a alta de 1,2% na produção industrial superou as expectativas (0,3%).